LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Evernote

2Comentários
O iPhone havia sido lançado há menos de um ano quando a primeira versão do Evernote foi criada. O aplicativo utilizava os recursos do smartphone da Apple para transformar o celular em um bloco de notas virtual e logo fez muito sucesso. Desde então, surgiram vários outros programas concorrentes que oferecem as mesmas funções, feitos até mesmo por grandes empresas como a Microsoft e mais recentemente também o Google. Mas o Evernote tinha a seu favor a dianteira conquistada em relação a sua competição, que foi mantida com o lançamento de sua versão para Android em 2009. Não só conquistou muitos usuários e fãs fiéis, mas também colecionou prêmios importantes, como o Crunchies, do blog de tecnologia TechCrunch, o Webby, um dos mais relevantes da internet, e o Apple Design Award. O programa melhorou a cada nova versão (hoje está na quinta, descontados os pequenos ajustes e atualizações entre uma e outra) e foi ganhando mais recursos e conectividade. Com isso, o Evernote vem se mantendo em alta durante todos esses anos. Mesmo com os 65 milhões de usuários já conquistados nesse tempo, ainda figura constantemente nas listas dos programas para celular mais úteis para o nosso dia a dia.

O QUE É?

tela 1: Uma das possibilidades que o programa oferece é fazer listas de tarefas ou compras.
O Evernote é um aplicativo bastante versátil. Pode ser um arquivo digital ou um bloco de notas. Funciona como diário online ou uma forma prática de gerenciar tarefas ou projetos individuais ou em grupo. Na prática, é em sua essência uma ferramenta de organização de informações pessoais. Com ele, você pode criar notas para consultá-las mais tarde, como num caderno de papel convencional. Mas o Evernote tem a vantagem de com ele as notas podem vir com recursos multimídia, como fotos, clipes de áudio, links para sites interessantes ou até mesmo arquivos. Outra vantagem do programa é funcionar em praticamente qualquer aparelho, porque ele tem versões para computador, smartphone e tablet e também para os principais sistemas operacionais do mercado. Ao se registrar no aplicativo, cada usuário cria uma conta onde ficam armazenadas suas anotações. Toda nota criada é automaticamente atualizada para essa mesma conta. Independentemente do aparelho ou sistema que se esteja usando, basta uma conexão de internet para que o Evernote exiba tudo que já foi atualizado nela. Inclusive, é possível compartilhar suas notas com amigos e colegas de trabalho por meio de mensagem, email e redes sociais. A versão básica do programa é gratuita. Essa opção oferece 60 MB de dados por mês nas atualizações de notas. Para muitas pessoas, esse espaço pode ser mais do que suficiente. Mas, se depois de instalá-lo, você se descobrir um fã incondicional do programa e fizer dele uma extensão virtual da sua vida, é possível fazer um upgrade de sua conta gratuita para uma conta premium por meio do menu do próprio programa. Mas, na versão paga, o usuário tem direito a atualizações de até 1 GB por mês, além de funções extras como senha para acesso ao programa, poder consultar notas mesmo quando não se está conectado à internet, visualização do histórico de edições de uma mesma nota, atendimento prioritário pela área de suporte técnico do aplicativo dentre outras funcionalidades exclusivas. Há dois tipos de plano para a versão em português do aplicativo: R$ 10 por mês ou R$ 90 por ano. Em qualquer uma das duas versões, há um limite de 100.000 notas e 250 pastas de notas, que são chamadas de cadernos no Evernote.
tela 2: A tela principal do aplicativo exibe todas as notas já armazenadas na conta do usuário. tela 3: Ao deslizar a tela principal para a direita, surge o menu com os botões para criar notas multimídia ou filtrar as anotações por cadernos onde elas estão guardadas ou etiquetas associadas às anotações. tela 4: Ao deslizar a tela principal para a esquerda, surge um menu de atalhos para as notas mais frequentemente usadas pelo usuário.

DESIGN

O Evernote é um programa simples de usar mesmo com vários recursos. Isso se deve em grande parte graças ao design de sua interface, que foi premiado pela Apple em 2013. O aplicativo basicamente se resume a três telas. A principal delas reúne todas as notas já feitas. Elas surgem listadas pela ordem de edição, começando pelas que foram modificadas por último. Mas, ao clicar na barra verde no topo da tela, é possível reclassificá-las por outros critérios, como a data de criação, o título, o caderno no qual estão guardadas ou pela cidade ou país onde foram criadas. Também dá para fazer com que as notas apareçam com uma pré-visualização do seu conteúdo alternando entra o modo “exibir em lista” para “fragmento”, também pela barra superior. Por fim, a tela principal traz a barra de busca do programa. Ao deslizar a tela para a direita, surge o menu principal. Nele, estão quatro botões para fazer notas em texto, foto, com clipe de áudio ou com arquivos anexados e usar a transcrição de voz para texto. Por esse mesmo menu, é possível consultar cada caderno, ver um mapa com os locais onde as anotações foram feitas ou ver as notas dividas por etiquetas de assuntos adicionadas a elas antes de salvá-las. Deslizar a tela para a esquerda abre o menu de atalhos para as notas mais frequentemente consultadas pelo usuário. Para adicionar uma nota, é preciso clicar sobre ela e mantê-la pressionado para abrir um novo menu e clicar em “adicionar a atalhos”.

CRIANDO NOTAS

tela 5: A tela da nota de texto padrão traz uma barra de formatação com alguns recursos básicos. tela 6: O Evernote permite criar uma anotação com imagens captadas dentro do próprio programa. tela 7: Clicar no botão com o símbolo de mais na barra superior abre um menu para fazer notas com arquivos anexos, clipes de áudio, dentre outras opções. tela 8: O aplicativo permite anexar a uma nota arquivos de fotos, clipes de áudio, vídeo e de outros tipos já armazenados na memória do celular.
Há duas formas de criar notas no Evernote. A mais prática é clicar diretamente no campo “nova nota” na tela principal. Isso abre uma anotação padrão de texto. Se você quiser incluir na nota algum recurso multimídia, como foto ou áudio, ainda é possível. No caso de uma foto, basta pressionar o símbolo de uma câmera para abrir a câmera do aplicativo e clicar a imagem desejada. O Evernote é capaz de reconhecer os textos que aparecem na imagem e sugere etiquetas relacionadas ao assunto. Ainda há um sinal de adição no topo da tela que dá acesso a outros recursos bastante úteis: Câmera de página: transforma o celular em um scanner. Por meio da câmera do celular, é possível criar uma versão digital de um documento em papel; Anexo: para inserir um arquivo na nota, como por exemplo, uma foto ou vídeo que já foram feitos com o celular, um documento de texto ou uma planilha; Skitch: para incluir imagens com anotações feitas sobre elas. Essa não é uma função nativa do próprio Evernote, mas outro aplicativo com o qual o programa troca informações. Por isso, só funciona se o próprio aplicativo Skitch, que também é gratuito, estiver instalado no smartphone; Gravar áudio: para anexar à nota um clipe de som gravado na mesma hora; Ditar: o programa reconhece o que foi dito pelo usuário e transforma seu conteúdo em texto. Funciona bem, mas ao ditar mais rápido, fez algumas confusões; Outra possibilidade que o Evernote oferece é arquivar endereços de páginas da internet. Isso também pode ser feito diretamente do navegador quando se está usando o computador. Basta instalar a versão do Evernote para seu navegador – há versões para Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Opera. Isso fará com que surja um atalho no navegador. Basta clicar nele para que o endereço seja transformado em uma nota e atualizado na conta do usuário. O aplicativo também cria um endereço de email para cada conta. Esse endereço funciona como uma alternativa para guardar links de sites da internet. Ao enviar a URL de uma página para esse email, ela também será arquivada como uma nota.
tela 9 e 10: O usuário pode associar etiquetas temáticas às notas para facilitar encontrá-las mais tarde. figura 11: No Evernote, dá para arquivar a notas em diferentes cadernos, como são chamadas as pastas no aplicativo.
É possível fazer alguns ajustes antes de salvar uma nota. Você pode escolher em qual caderno elas serão armazenadas. É possível ter, por exemplo, um caderno de notas para o trabalho, outro para as contas da casa, um terceiro para os amigos ou a família e daí por diante. Você também pode atribuir etiquetas a uma nota. Essas etiquetas podem ser temáticas, como “festa de aniversário” ou “tarefas”, ou ter uma etiqueta com o local onde as notas foram criadas, com base nos dados do GPS do celular. Esses dois tipos de etiquetas ajudam não só organizar todo o conteúdo armazenado no programa, mas também a ser mais fácil encontrá-lo e filtrá-lo mais tarde com a ajuda da ferramenta de busca. Para fazer essas alterações, é preciso clicar no botão de configurações localizado no alto da tela à direita.
figura 12 e 13: O usuário pode atribuir alarmes a uma nota, o que na prática a transforma em um lembrete, um recurso útil para compromissos.
O Evernote ainda permite programar um alarme para cada nota. Na prática, as anotações são transformadas em lembretes, uma função que pode ser especialmente útil para reuniões, data de pagamento de contas e outros tipos de compromissos. Com todos os ajustes feitos, basta salvar a nota ao clicar no canto superior esquerdo. Isso faz com que ela seja automaticamente incluída na tela principal junto com as outras anotações e atualizada pela internet para a conta do usuário e, assim, pode ser consultada por meio de outros aparelhos. Se você quiser apagar uma nota, basta pressioná-la para abrir um menu e clicar em “excluir”. Caso contrário, ela sempre aparecerá na sua lista, daí o “ever” (para sempre em inglês) no nome do aplicativo.

COMPARTILHANDO NOTAS

Para enviar uma nota para outra pessoa, é preciso abri-la a partir da tela principal e clicar no botão de compartilhamento, indicado por um símbolo com três círculos interligados por traços, localizado na barra inferior. O Evernote oferece diversas opções de compartilhamento. É possível criar um link para a nota, para que ela possa ser vista por quem não usa o programa. Enviar a nota por conexão bluetooth, mensagem de texto ou email (mas neste caso a outra pessoa deve ter o aplicativo para ser capaz de abrir a nota). O Evernote também é compatível com redes sociais, como Facebook e Twitter, e programas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o WeChat. Tanto nas contas gratuitas quanto nas pagas, o usuário pode compartilhar notas com outras pessoas. Mas, na versão gratuita, quem recebe a nota só pode visualizá-la, mas não editá-la. Somente na versão premium do Evernote o usuário pode permitir que a pessoa com quem compartilhou uma nota a edite também.

CONCLUSÃO


Prós e contras

É útil, simples de aprender usar e, em sua maior parte, gratuito.Permite compartilhar as notas por email, mensagens e redes sociais.Funciona com versões mais antigas do Android.
A versão premium é cara demais.Só na versão paga há uma senha especial para abrir o programa, uma opção mais segura que deveria ser padrão para um programa com tantas informações pessoais.Não tem widget um atalho inteligente.


2

Comentários

Evernote
  • Preciso saber para onde vai, no android, um anexo do evernote quando clico em "Salvar anexos"
    A questão é que a foto está no evernote mas preciso recortar uma parte para compatilhar e como não consigo fazer este procedimento dentro do evernote, cliquei para salvar...porém não encontro o local usado para salvar.

      • Tenho uma dúvida: Criei um link público no Evernote para compartilhar um caderno que contém várias notas. O link abre, todavia na parte inferior da tela em "Opções de exibição", na opção "Exibir por:" ele assume o padrão de exibição "Fragmentos", porém essa forma de visualização é ruim e prefiro a outra opção chamada "Lista". Escolho essa opção, mas após atualizar a página ele volta para a opção "Fragmentos". Desejo saber onde no Evernote posso definir a opção "Lista" como default (ou seja, padrão) para que ao acessar o link as notas sejam sempre exibidas em lista e não como fragmentos.

          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas