LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy S6 com Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

25 de setembro de 2017 50

Após conferirmos a autonomia do Galaxy S6 atualizado para o Android 7 Nougat, agora é o momento do teste de desempenho oficial do TudoCelular. Será que o dispositivo da Samsung com Exynos 7420, GPU ARM Mali-T760 e 3GB de RAM ficou mais rápido?

Recordamos que completam as principais características técnicas do smartphone uma tela de 5.1 polegadas, câmera traseira de 16MP e frontal de 5MP, além de uma bateria de 2550mAh. Tendo esses dados em mente, confira os resultados do nosso teste de desempenho mais abaixo, bem como no vídeo que acompanha esta pauta.

Teste de velocidade

Como você já sabe, no teste de desempenho do TudoCelular nós submetemos os smartphones a várias provas, incluindo uma simulação prática de abertura de aplicativos, ferramentas de benchmark e, claro, a performance em jogos.

Na velocidade de abertura de 12 aplicativos, que são reabertos na mesma ordem para vermos se o gerenciamento de RAM também melhorou para conseguir manter os apps em segundo plano, o Galaxy S6 não empolgou. Apesar de termos um dispositivo de 2015 em nossa bancada, ele era um top de linha com 3 GB de RAM, mas devido ao gerenciamento deficiente por parte da touchwiz, não conseguiu segurar os apps em segundo plano.

O tempo da primeira rodada ficou em 1 minuto e 17 segundos, subindo para 1 minuto e 20 segundos na segunda volta, ou seja, foi ainda pior. Esse tempo coloca o Galaxy S6 atrás de modelos intermediários para baixo custo como o LG K10 Power (aqui) e o Redmi 4A (aqui), que fizeram abaixo de 2 minutos e 10 segundos.

AnTuTu

Partindo para as ferramentas de benchmark temos primeiro o mais conhecido de todos, AnTuTu. O Galaxy S6 alcançou quase 85 mil pontos, ficando acima do Moto Z2 Play (aqui) com Snapdragon 626. Isso demonstra que o Exynos 7420 tem poder de fogo, mas o software da Samsung não colabora no uso prático.

GeekBench

Seguindo para o GeekBench, buscando avaliar o poder de processamento de forma mais profunda, medindo o desempenho dos núcleos do processador individual e também coletivamente, além da GPU, temos para o Galaxy S6 com 1370 pontos no teste single-core e 3912 pontos no multi-core. E para a GPU a pontuação alcançada foi de 3314 pontos. Resultados que estão um pouco acima do que vimos no Galaxy A5 2017 (aqui) com o Exynos 7880.

3D Mark

Outro benchmark utilizado foi o 3D Mark, voltado mais para o teste gráfico. E aqui o Galaxy S6 conseguiu marcar 546 pontos no teste Sling Shot Extreme, abaixo dos 723 pontos da GPU Mali-T830 MP2 do Galaxy A5 2017.

GFX Bench

Fechando os testes com apps de benchmark temos o GFX Bench, que foca ainda mais na parte gráfica com seus vários testes para a GPU Mali-T760 do S6. Aqui tomamos para referência e comparação os números dos testes Manhattan (com API gráfica Open GL 3.0) e o T-Rex (com API OpenGL 2.0). Os resultados foram de 12 e 17 fps na primeira prova e 31 e 46 fps na segunda.

GameBench

No teste prático com jogos, nós utilizamos a ferramenta Gamebench (link para download abaixo) para medir a taxa de frames por segundo. Os títulos utilizados foram Asphalt 8, Asphalt X, Modern Combat 5, Injustice 2, Subway Surfers e Clash Royale.

Nos jogos de corrida o Galaxy S6 precisou de quase 10% da CPU e entre 200MB e 500MB de RAM para segurar a taxa de 29 frames por segundo nos dois títulos, ou seja, a diversão está garantida nas pistas do Asphalt 8 ou nas trilhas de AsphaltX curtindo a velocidade e belos gráficos sem o incômodo de engasgos na imagem.

No Modern Combat 5 a CPU foi mais exigida, em 32%, com uso de 175MB de RAM, para garantir 31 fps de média e nada de travadas em fases com muito tiro e ação. E se você prefere jogos de luta, nós testamos o novo Injustice 2, que requereu 9% da CPU com pouco mais de 200MB de RAM para manter os 30fps sem dificuldade.

Fechando os testes com jogos temos o levíssimo Subway Surfers, que usou pouco mais de 200MB de RAM e 9% da CPU para ficar em folgados 59fps, além do Clash Royale, com números de consumo ainda menores, já que precisou de apenas 4% da CPU e pouco mais de 100MB de RAM para também manter a taxa de quadros por segundo em 59fps.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Galaxy S6 como um top de linha de 2015 está custando agora no final de 2017 quase o mesmo valor do sucessor Galaxy S7 que traz melhorias consideráveis. Também custa mais do que modelos como o Moto Z2 Play que oferece bom desempenho e bateria para esquecer a tomada durante todo o dia.

São considerações que não abonam a compra do S6 nos dias atuais, mesmo após a atualização para o Android Nougat, que não mostrou melhorias consideráveis. Mas, como foi possível conferir, o Exynos 7420 foi pouco requerido na maior parte do tempo no teste prático com jogos, com a RAM também sendo pouco exigida. Infelizmente o GameBench não apresentou os dados de uso da GPU, mas é possível afirmar que você não terá dificuldades em rodar até mesmo os títulos mais pesados presentes na Google Play.

Talvez seja interessante ver se existe alguma ROM alternativa que melhore via software o que a Samsung não conseguiu de forma oficial, sendo que dificilmente a marca volte suas atenções para um modelo com dois anos de idade, ainda que tenha sido um top de linha.

O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

50

Comentários

Desempenho do Galaxy S6 com Nougat | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas