LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 845 e outras novidades da Qualcomm | Vídeo do TudoCelular

13 de dezembro de 2017 43

Semana passada, entre os dias 4 e 8 de dezembro, aconteceu no Havaí (mais precisamente em Maui), o Snapdragon Summit, evento onde a Qualcomm apresentou para o mundo suas novas tecnologias e produtos para mercado de dispositivos móveis.

A convite da empresa, o TudoCelular foi conferir de perto todas as novidades, e no vídeo publicado nesse artigo, discorremos um pouco sobre as principais.

Snapdragon 845: o novo chip super-poderoso

Na ocasião, a empresa anunciou o tão esperado Snapdragon 845, chip top de linha que chegou como sucessor do 835, anunciado em 2016, e que marcou presença em varios tops de linha lançados nesse ano como, por exemplo, o Galaxy S8 e Note 8 (modelos norte-americanos), OnePlus 5 e 5T, Xiaomi Mi 6, LG G6 e muitos outros.

Câmeras melhores e experiência AR, VR e MR 'turbinada'

Confirmando rumores prévios, o processador trouxe melhorias muito bem-vindas, em relação às câmeras, introduzindo suporte para sensores com ainda mais resolução e um processamento pós-captura mais robusto, além de ter aprimorado a experiência com realidade aumentada, virtual e mista.

As novidades chegam não só graças à GPU Adreno 630, mas também são possíveis por conta da nova tecnologia foveation, que basicamente, usa recursos de rastreamento ocular para melhorar a qualidade do ponto de foco, ou seja, pra onde estamos olhando quando utilizando ar ou vr, balanceando a qualidade do resto do conteúdo para consumir menos recursos e até mesmo menos bateria, rendendo mais algumas horas no mundo virtual, sem forçar muito o processador.

Gerenciamento de energia reforçado e carregamento mais rápido

Por falar em bateria, o novo chip é capaz até mesmo de bater o Snapdragon 660 no quesito gerenciamento de energia, chegando a consumir menos carga média do que ele e também do que o Snapdragon 835.

Além disso, graças à tecnologia QuickCharge 4+, os dispositivos poderão recarregar até 50% da carga em apenas 15 minutos.

Abraçando a Inteligência Artificial


Com o novo motor de processamento neural (NPE), o chip também traz novidades interessantes em relação à inteligência artificial, possibilitando que nossa voz seja escutada e compreendida até mesmo em ambientes bastante barulhentos, algo que nas demos pôde ser conferido em um alto-falante inteligente e que também poderá melhorar consideravelmente a experiência de uso em assistentes de voz e IoT.

Conectividade de cair o queixo

No âmbito da conectividade, o novo modem Snapdragon X20 garante que os portáteis possam alcançar até 1,2Mbps na rede 4G LTE.

A velocidade de transmissão de dados via Wi-Fi também melhorou bastante, com a inclusão do novo padrão 802.11ad, batendo a marca dos 4,6 Gbps quando utilizando roteadores com esse padrão.

A inclusão do Bluetooth 5.0 também garante não só um maior alcance e melhor qualidade de reprodução, como também promete reduzir o consumo de energia, pois confia-se em uma nova forma de pareamento que, inclusive, suporta múltiplos dispositivos.

Primeiros modelos com o novo chip

Com um desempenho até 30% maior em processamento e GPU, e gastando até 30% a menos de bateria que seu antecessor, o Snapdragon 845 tem tudo para ser o novo queridinho de muitas fabricantes, incluindo a Xiaomi, que durante o evento, anunciou que o seu próximo flagship, o Mi 7, virá com ele integrado.

Always on PCs: laptops 2-em-1 com recursos mobile

No Summit também tivemos o prazer de conhecer um novo nicho de produtos, chamados pela Qualcomm de Always on PCs.

Tratam-se de laptops 2-em-1 (conversíveis) baseados no Windows 10, que trazem o chip Snapdragon 835 como unidade de processamento, bem como abraçam diversas características encontradas no mundo dos smartphones e tablets.

Longe das tomadas

As que mais se destacam são a habilidade de boot instantâneo, levando o usuário ao conteúdo de interesse de maneira ainda mais rápida, bem como um ótimo gerenciamento de energia, que garante 20 horas (ou mais) de uso longe das tomadas, e pasmem, até 30 dias (1 mês inteiro) em stand-by.

Os portáteis trazem o Windows 10S pré-instalado de fábrica, mas há a possibilidade de atualização gratuita (por tempo limitado) para o Windows 10 Pro (sim, o mesmo que roda em muitos PCs mais robustos) que, segundo o Vice-Presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, é capaz de rodar apps legacy (formato '.exe'), sem qualquer tipo de comprometimento.

Primeiros modelos


No evento conhecemos duas soluções, uma por parte da HP, com o Envy X2 e outra por parte da ASUS com o NovaGo, este segundo com preços já divulgados, que iniciam em US$599 e vão até US$799.

Ambos suportam canetas stylus ativas para anotações (ou desenhos, com limitações nos níveis de pressão) na tela, o que aliado à longa vida útil de bateria e versatilidade do sistema, podem acabar sendo uma bela opção para estudantes ou profissionais que precisam de uma produtividade on-the-go.

Parceria com a AMD


Ao final do anúncio dos Always On PCs, a Qualcomm surpreendeu a todos revelando uma parceria com a AMD.

A conhecida fabricante de placas gráficas e processadores, querida pelo público gamer, deu a entender que modelos futuros dos Always On PCs deverão chegar ao mercado com GPUs dedicadas (da linha Ryzen).

Em outras palavras, além de uma ótima duração de bateria, boot instantâneo, conectividade 4G LTE, versatilidade quanto ao sistema operacional e preços abaixo do que estamos acostumados, usuários (principalmente os gamers) terão, em breve, mais um motivo para considerar o investimento nesse novo nicho de produtos.

Texto por Paulo Montenegro


43

Comentários

Snapdragon 845 e outras novidades da Qualcomm | Vídeo do TudoCelular
  • Só quero mesmo poder ter um notebook windows 10 com snapdragon, que dure um dia e ainda tenha performance aceitável para vídeos, e quem sabe até alguns softwares 3D

      • Parece que a Qualcomm vai continuar liderando o mercado de Processadores móveis por um bom tempo.

          • LG G6 tem SoC Snapdragon 821 e não 835.

              • Mais um ano que a Qualcomm vai ficar atrás da Apple nos processadores.

                  • O A11 é mais potente q o SD835, mas com pouca memória RAM, o iPhone n segura os apps abertos, oq acaba o tornando mais lento do q poderia, e perdendo pro OP5/5T velocidade de uso diário

                      • "Uso diario" abrir e fechar apps correndo? Ou editando videos, renderizando, editando fotos, abrindo planilhas, carregando jogos, fazendo downloads e instalando apps? Nisso qualquer android perde com folga, falam tanto de youtube, tem testes de atividades humanas cronometradas, ainda nao ganham do iPhone 7 com A10. Usaram boost na abertura de apps e ficou legal, mas processam tudo mais lento, desde graficos a calculos em apps.

                          • Pra editar vídeos, o A11 é mais rápido, se a pessoa faz muito isso no iPhone, ponto pra Apple, mas a maioria das pessoas quase n edita vídeo no celular, e os q editam muitos vídeos fazem isso no PC/Mac. Sobre jogos, na primeira abertura o A11 abre mais rápido, mas n mantém aberto, enquanto que no SD835 a partir da segunda abertura, é quase instantâneo. E por último o SD835 foi mais rápido na abertura dos apps comuns do dia a dia, e a grande maioria das pessoas só usam esses apps, não jogam nem editam vídeos. E mesmo os que jogam (como é meu caso) se eu contar quantas vezes eu abro um jogo, e quantas vezes uso WhatsApp, Instagram, Facebook, Chrome, câmera, Deezer etc.. eu uso esses apps muito mais vezes

                              • Cara, essa sua informação não condiz com a realidade. O iPhone simplesmente atropela os Androids na reabertura de aplicativos.

                                • Entao tu ta dizendo que a performance nao é necessaria porque as pessoas nao usam ou tu acha que elas nao usam. Mesmo no navegador o iPhone se mostra superior e estavel, um exemplo sao comparaticos no daylimail aquele site extenso. Se alguem nao faz uso dessas capcidades ela compraria um flagship para exibir apenas. Sobre memoria RAM, ate o iPhone 7 Plus segura mais apps que o X e 8P, algo que deve melhorar ou nao fururamente, mas para quem usa 7P nao ver esse carregamento de apps.

                                    • na maioria dos comparativos que vi com Smarts com SD835, eles abriam mais rápido os sites do que o IphoneX... vc disse que o Iphone faz download mais rápido... eu discordo tbm, acho bem empatado nos testes que vi, e instalação de apps, os Androids evoluiram muito nesse quesito (graças ao próprio sistema) e se tem diferença... é bem pouca, além de não ser referente ao processador e sim velocidade de gravação

                                        • E não falei q performance n é necessário, o caso é que o iPhone é mais rápido em tarefas pesadas que poucos usam, o OP5 é mais rápido em tarefas leves, que todo mundo usa o tempo todo

                                            • Tá aí no vídeo que o OP5T é mais rápido pra abrir os apps leves que eu citei acima, o público comum n é gerador de conteúdo ou qlq coisa assim, e poucos são os que jogam, essas pessoas compram um flagship pela câmera, pra abrir esses apps simples mais rápido, pra nunca apresentar lentidão, etc... e tem tbm os q compram por status, mas ai fica mais restrito ao iPhone

                                              • Fica aí teste do PhoneBuff https://m.youtube.com/watch?t=2s&v=qARozmOb9PY

                                            • Pelo menos agora o S845 tem enclave para armazenamento de dados biometricos, algo estreado no A7 em 2013. Antes tarde...

                                              • Em Benchmarks? É talvez kkkk

                                                  • No uso diário. Estou a duas gerações com flagships utilizando processadores da Qualcomm e já passei duas gerações utilizando flagships com processadores Apple, eu sei o que estou falando.

                                                      • LeCNeri uma coisa é um Android qlq, outra coisa é um OnePlus com uma quantidade mostro de RAM, por exemplo o Galaxy S8 que é um dos maiores Android atuais, tem 4gb de RAM, enquanto o OnePlus 5T tem 8gb. Então tlvz o iPhone 8/X com 3gb seja mesmo mais rápido e mantenha melhor apps abertos em relação ao S8 pelas suas otimizações de software, mas software n faz milagre, não dá pra compensar a distância de 3gb pra 8gb

                                                          • Esse Oneplus é um ponto fora da curva. E o que vc disse faz sentido.

                                                              • Nisso eu concordo, os apps estao gigantes no Android. Entao smartphone agora é 8GB RAM pra cima.

                                                                  • EstanDuarte tem o vídeo aí do PhoneBuff mostrando q o OnePlus é melhor em manter os programas aberto, e tbm é mais rápido em abrir os apps cotidianos, o iPhone ganhou na hora de abrir os jogos e editar vídeo. Para o usuário comum q provavelmente nunca editou um vídeo, o OnePlus se mostra uma opção melhor, pq até pra jogos, manter o jogo aberto é mais vantajoso do que abrir mais rápido

                                                          • É claro que é cedo para dizer qualquer coisa, mas a Qualcomm tem tudo pra nos próximos anos ser a maior ameaça da Intel. Tanto que nos SoCs móveis, a linha ATOM da Intel foi um fracasso. E com a Qualcomm agora entrando no ramo dos PC's, só mostra como a empresa está disposta a apostar alto.

                                                            • Não tem jeito de serem mais burros kkkkkkkkkkkkkkkk aquela porcaria do LG G6 tem snap 821 não 835 corrige isso aí

                                                                • é ASUS NovaGo

                                                                    • Bom video %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFB

                                                                        • Com um desempenho até 30% maior em processamento e GPU, e gastando até 30% a menos de bateria que seu sucessor, seria antecessor n sucessor arrumem pfv

                                                                          • Onde que o Wi-Fi melhorou? O padrão 802.11ad com os mesmos 4,6 Gbps já estava presente desde o Snapdragon 820. Tava esperando que chegasse a novo padrão 802.11ax, por esse já te vídeo no canal dá Qualcomm, já ter roteador anunciado e talz, aí o padrão novo n chega, e ficam tratando o padrão de 2 anos atrás como se fosse novidade. Bluetooth 5.0 tbm não é novidade, e já esta presente no Snapdragon 835. Teve várias melhorias, mas conectividade não foi uma delas.

                                                                              • Quero no Pixel 3

                                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas