LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Especificações vs Experiência: o que realmente importa?

25 de agosto de 2014 28

Naturalmente, quando algum usuário decide comprar um novo smartphone ele olha diretamente para as suas especificações e o compara com diversos outros smartphones disponíveis no mercado (que geralmente são concorrentes ao modelo selecionado). Essa é uma prática muito comum e que realmente deve ser feitas pelos usuários, afinal, você não vai querer comprar um aparelho e depois se arrepender com travamentos e lags, não é mesmo?

Mas além das especificações, um outro fator muito importante que os consumidores devem prestar atenção é na experiência que o conjunto proporciona. Hardware sem software não é nada. Por sorte, atualmente nós temos três sistemas operacionais móveis que dão conta do recado (Android, iOS e Windows Phone), e todos os três contam com aparelhos bem robustos. Mas e você, utiliza todos os recursos que a fabricante do seu smartphone adicionou a ele?

Se preparando para o futuro

Suposta imagem do Galaxy Note 4

No próximo mês nós teremos alguns eventos que anunciarão a chegada de novos modelos de smartphones que deverão atender o mercado mais exigente de todos, o de alto custo. Os usuários deverão levar em conta o conjunto geral da obra, que passa pelo hardware, estética, software e funcionalidade de cada recurso. Você não vai optar por escolher um smartphone por que ele abriu o app de câmera 1 segundo mais rápido que o outro, não é mesmo?

Do mesmo modo em que a fluidez do sistema é muito relativa, trocar de smartphone apenas por ter o modelo mais recente daquela linha não é algo com que todos os usuários devam se preocupar. Se a nova linha vem com praticamente o mesmo hardware do seu modelo atual e se diferencia por pontos que você julga não tão relativos, não há motivos para trocar.

Sim, especificações contam - e muito

Na imagem, LG G3, um dos smartphones mais robustos da atualidade

As especificações são muito relativas, como nós já dissemos. Atualmente nós temos no mercado alguns aparelhos com processadores cada vez mais potentes e com arquitetura 64 bit, 3GB de RAM e mais um monte de configurações "exageradas". No entanto, estes modelos (alto custo) são voltados para usuários mais hardcore e que procuram um desempenho superior até mesmo em atividades mais simples. Estes smartphones, em sua maioria, carregam consigo alguns recursos mais interessantes e pesados. Mas isso realmente importa?

Isso nos lembra e muito o caso do suposto Moto X+1, que vem sendo cotado para trazer um processador Snapdragon bem potente: 800, 801 ou 805. Muitos acreditam que a numeração existente nos processadores faça, de fato, uma diferença incrível na arte final por conta das atualizações impostas, mas não é bem assim que funciona na prática.

Uma pergunta simples: por que você compraria um smartphone que grava vídeos em 4K se você não tem uma TV com essa resolução, não tem amigos que possuem TVs nessa resolução e não pretende comprar uma nem tão cedo? Essa é somente uma questão simples, mas que pesa bastante na hora de trocar de aparelho ou comprar um novo. Se você não precisa de um recurso, por que pagar R$ 1.000 a mais num aparelho?

O design também fala alto

Conceitos do suposto iPhone 6

Definitivamente você não vai querer um smartphone com um hardware incrível por dentro mas, por fora, um visual não tão agradável. Se você é bastante vidrado em design, saiba que os próximos modelos (e os atuais, também) prometem designs mais bonitos e elegantes, o que para muitos é um grande diferencial. Mas se você não liga tanto assim para o design, não hesite em economizar uma grana com isso.

Bateria e câmera


A bateria dos smartphones são consumidas cada vez mais rápido por recursos que nem sempre são tão utilizados. A drenagem que as conexões 4G/LTE trazem surtem efeito rápido, e os jogos cada vez mais pesados também são um grande problema para os que vivem na rua. Optar por um smartphone com uma boa bateria também deve ser levado em consideração.

Falar de câmeras é sempre um pouco mais complicado. Nós temos, atualmente, dispositivos com recursos incríveis e lentes com qualidades cada vez melhores. Isso é muito bacana, embora também faça bastante efeito no preço final do aparelho. Se você é mais contido na hora de tirar fotos, um aparelho com tecnologia PureView pode não fazer tanta diferença. Se você for fanático por fotos, optar por um smartphone com câmera um pouco melhor é um ótimo investimento.

Conclusão


Você precisa levar em conta inúmeros aspectos na hora de comprar um smartphone novo ou fazer um upgrade. Não é todo dia que aparecem oportunidades de ouro com preços baixos, sabemos disso, mas não arrisque comprar aparelhos com hardware e software bons mas que, pela mesma faixa de preço, você consegue um aparelho um pouco melhor. Se isso não importa muito para você, pense um pouco melhor. Afinal você não vai querer fazer que nem o nosso amigo da imagem acima depois de passar um mês com um aparelho que não lhe traz tantos benefícios.

Pesquise sobre o desempenho de cada aparelho e não somente compare as suas especificações técnicas. Já vimos dispositivos que em testes de benchmarking desbancaram todos os seus rivais, mas que na prática acabou se mostrando inferior a aparelhos mais antigos. Isso é o que deve ser levado em consideração.

Uma ótima ferramenta para você comparar os aparelhos lado a lado você encontra aqui mesmo, no TudoCelular. A nossa ferramenta de comparação permite que você inclua vários dispositivos na comparação e, também, veja como eles ficam lado a lado em tamanho real. O nosso sistema de notas também é bastante avançado e leva em consideração diversos aspectos dos aparelhos, como por exemplo, quantos núcleos tem o seu processador ou quanto de memória RAM o mesmo possui.


28

Comentários

Especificações vs Experiência: o que realmente importa?
  • Sim Knox atua na mesma área também pq ela trabalha em monitoramento de serviços, você esta conseguindo enxergar onde ele atua, agora o Knock code não monitora ele é um serviço, Knock code é algo para se comparar com o Pin Code.
    A mim essa conversa é inútil pois até agora não absorvi algum conhecimento útil, estou vendo apenas dois cara defendendo seus pontos de vista e que não vai mudar de opinião o que torna isso inútil.
    E não disse nada em relação a estar discutindo em um site de tecnologia, ambos poderíamos esta fazendo algo mais produtivo da vida do que estar aqui expondo opiniões, discutindo e opinando, aliás perdi um bom tempo de estudo respondendo isso kkkkkkkk.
    Flw.

      • Claro que as alfinetada são algo comum. Aliás, caso queiram uma fatia do mercado consumidor, devem chamar atenção.

        Não está sendo discutido se empresa X ou Y é melhor.

        O Knox não é só isso. Dê uma olhada na Internet. Ele também engloba a área em que o Knock se situa.

        Não acho que essa conversa seja inutil.
        Aliás, não sabia que você está tratando isso como uma "discussão". Eu não estou '-'

        Você queria que estivéssemos falando sobre o que num site de tecnologia ligado à dispositivos móveis?

          • Alfinetadas todas empresas fazem a Samsung não faz isso com a Apple?
            Knock code vs Knox que absurdo, Knox é uma ferramenta de segurança bruta que isola os apps em uma box lhe dando mais segurança, agora Knock code não passa de uma simples feature apenas mais uma opção em tantas. Preciso detalhar em que nível de segurança se enquadram cada uma?
            São ferramentas com funcionamento diferente e fora de contexto de comparativos.
            Não estou defedendo a LG e nem rebaixando Samsung, nem LIGO para ambas, se vendem bem é pq ambas são boas.
            Nota: desbloqueio por digitais Apple, Motorola Atrix lembra.
            Agora se a LG esta copiando o design dos apps da Samsung esta demorando a Samsung tomar alguma providência judicial não acha?
            (Que discussão inútil)

              • Uma coisa é uma empresa fazer um app próprio de algum outro serviço existente. Outra coisa é ela copiar inclusive o design do app para implementar em seus aparelhos.
                E isso a LG faz constantemente com a Samsung.
                Quanto ao Knox vs Knock: ambos são aparelhos para elevar a segurança ao aceso do conteúdo do aparelho (Apesar de que o da LG se limita a um código gestual para desbloqueio de tela). Mas a LG só veio se importar com isso quando o Knox da Samsung e seu mais novo método de desbloqueio de smartphone que foi implementado no galaxy s5 (por digitais) foi anunciado. Inclusive nesse link, você vê as alfinetada que a LG dá na samsung nesse quesito:
                http://www.phonearena.com/news/These...t-only_id57687

                  • Você cometeu um baita erro, LG Knock code é a tecnologia de reconhecimento de toques na tela para executar algumas funções, por exemplo desbloqueio da tela.
                    Samsung Knox é um container de segurança, que já existia em Blackberrys.
                    No mundo atual quase não se cria, mas quase tudo se copia.
                    Cuidado com as gafes hein.
                    (Enquanto aos health existem versões de aparelhos fitness que usam isso a muitos anos e cada empresa o adaptou a seu bel prazer, ate a motorola com seus Android 2.3 já tinha)

                      • --------------
                        Quick Memo: copia da função de anotação rápida do S Memo, da Samsung.
                        LG Knock: inegável copia do Samsung Knox.
                        Isso sem falar no LG Health (cópia do S Health) e no LG Voice M. (copia do S Voice)

                          • Usuários são diferentes, tem aqueles que vão amar os features de um produto e existem os que vão odiar os features de outros produtos.

                            Quando não se gosta do produto os defeitos aparecem em todos ângulos para este usuário.

                              • Só se os aparelhos deles forem falsos. Até hoje não vi ninguém que comprou um S5 reclamar do desempenho dele.

                                  • Acho que depende muito do usuário Comanf, pois já tive um S3 e o único arrependimento que tive em relação ao aparelho foi de ter vendido ele pra comprar um L925.

                                    E não estou falando mau do L925, mas na época que comprei o 925 estava priorizando a fotografia, mesmo que signifique em sacrificar o resto como: bateria, loja, jogos e recursos.

                                      • Paguei 1.300,00 reais no meu Lumia 925 e só estou satisfeito com a câmera.

                                          • Estão copiando até artigos de sites gringos, putz, cade a originalidade deste site...

                                              • No meu trabalho tem uns 8 colegas com S5 que ficavam se gabando de seu "brinquedinho", seis meses depois os mesmos escondem os aparelhos que dão lags longos e travam muitas vezes..
                                                Outros três colegas compraram o Moto X, mais modesto em hardware e sempre estão mostrando como flui bem, não trava e não tem as frescuras cheias de mimimi do S5..
                                                Adiantou gastar uma puta grana só para dizer que tinha o smart mais "top" da hora e agora estão com uma jaca na mão...trava, lags, ficou lento..
                                                Foi na modinha da Lisung, agora paga o mico..

                                                  • Acabei de comprar meu Siemens A52 com toques polifônicos e estou muito satisfeito.rs

                                                      • experiÊncia. tenho um asha 305 com 64mb de ram que dá um desempenho (de sistema) maior um galaxy core!

                                                          • Ganhei o Moto X da Motorola Mobility, devido a problema que passei com o Razr I (o mesmo queimou a placa, estava no ultimo mês de garantia e acabei sendo ressarcido com um produto novo). Uso o Moto X há mais de 3 meses e estou satisfeito (so poderia ter o QuickMemo da LG rsrs)!!
                                                            .
                                                            .
                                                            Ao meu ver o que realmente importa é a fluidez do aparelho, duração da bateria e desing. Além é claro das funcionalidades exclusivas, tais como: tela inteligente e comando de voz da Motorola, QuickMemo e knock code da LG, Dois Toques na Tela e Mapa Off line da Nokia e Os Bugs e Legs da Samsung (kkkkkkk não resisti))!

                                                              • Comprei o S5 na Romênia. 960R$.
                                                                Melhor custo-benefício que esse... é difícil.

                                                                Já tinha comprado um S5 uma vez, mas eu revendi.
                                                                Esse é pra ficar. Só vou trocar pelo S6, ano que vem.

                                                                O celular apresenta boa fluidez, apesar de que dos 2GB de RAM, só restam 300MB usaveis ao usuário.

                                                                  • paguei 1200,00 xperia SP estou totalmente arrependido trava direto câmera horrível,antes eu tinha motorola razr i agora pretendo volta para motorola e sony nunca mas péssima experiencia,primeira e ultima fez que uso sony.

                                                                      • paguei R$1.009.00 por um moto x....e estou satisfeito até hoje

                                                                          • Também é importante, muito importante, ressaltar que algumas empresas, como a M$, por exemplo, que se aproveitam dessa "experiencia do usuário" para lançar no mercado produtos com hardware de gerações passadas, e cobrar praticamente o valor do que há de mais atual encontrado na concorrência. Não é justo com o consumidor desinformado, mas é uma ótima fonte de lucros para a empresa que compra seus componentes mais baratos que já sofrem com a depreciação de mercado, porém não repassam essa vantagem para o consumidor final.

                                                                              • Agora que li a matéria...

                                                                                4º parágrafo: LG G2 > G3.

                                                                                6º parágrafo: Snapdragon 805 > 801 = 800, mas se o valor final do aparelho fosse mais barato com o 800 em relação ao 805, levaria o 800, pois pra mim, creio que não há muita coisa que o 805 me ofereça que me faça querer pagar mais caro, mas claro, vai depender da diferença de valores.

                                                                                7º parágrafo: CONSUMISMO.

                                                                                Último parágrafo: Alfinetada Galaxy S5 vs Nexus 5 KKKKK.

                                                                                  • SAMSUNG_MAN, em alguns casos, não é só questão de abrir app's milésimos mais rápido, mas ao passar do tempo, mais app's vão sendo instalados, mais memória sendo consumida e o que no primeiro mês eram milésimos, em 6 + podem ser segundos ou até crash's. Ai você pensa, vale a pena investir em um hardware monstruoso se o software não gerencia bem? (Independente do SO)

                                                                                      • Acabei de comprar outro Nokia Lumia . . .

                                                                                          • Os dois são muito importantes para mim

                                                                                              • O que acontece é vc ler resenhas de usuários nos sites dizendo-se maravilhados com tal aparelho que foi dito em fóruns como lixo...

                                                                                                  • Ótima matéria tc meus parabéns!

                                                                                                    Eu acho que um bom smart é aquele que possui especificações técnicas de ponta, que tem uma bateria boa quanto a fluidez a própria matéria diz não adianta nada um smart que abra um aplicativo um segundo mais rápido (nem um segundo é são milésimos) em fim também vai muito de gosto e do bolso também e o chamado custo beneficio

                                                                                                      • No fim, tudo se resume á experiencia que o usuario tem com o aparelho. do que adianta um celular com especificações parrudas se ele trava constantemente e fica lento em pouco tempo? prefiro um celular com especificações modestas e um desempenho melhor, neste caso. obvio que, se um smartphone com ambas as caracteristicas aparecer, eu o comprarei sem pensar duas vezes.

                                                                                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas