LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung anuncia queda de 64% nos lucros com dispositivos móveis

29 de janeiro de 2015 35

A Samsung publicou seus resultados fiscais do quatro trimestre de 2014, anunciando uma queda de 36% nos seus lucros em relação ao ano anterior e uma queda de 64% nos lucros de sua divisão móvel.

O declínio foi registrado com base nos últimos nove meses, e mostra mais uma vez que a companhia está perdendo território em um dos setores dos quais ela sempre esteve entre as melhores. O lucro do trimestre foi de 4,84 bilhões de dólares. Os lucros da divisão móvel diminuíram pelo quinto trimestre consecutivo devido ao aumento da concorrência da Apple e outras fabricantes chinesas, como a Xiaomi.

Na China, a sul-coreana vem perdendo mercado para diversas outras fabricantes e a Apple vem o abocanhando o mais rápido que consegue. Com os novos modelos de iPhone fazendo sucesso no país, as outras fabricantes acabam perdendo sua quota de mercado para a Maçã, o que inclui a Samsung na lista. As vendas da Samsung caíram 17% na China no período de 1 ano.

Ainda sofrendo a grande queda, a unidade móvel da Samsung manteve uma margem de lucro de 7,5% sobre as vendas de 95 milhões de aparelhos, sendo cerca de 75-80% smartphones. Os números continuam respeitáveis, mas é provável que as incríveis margens de lucro de 20% estejam longe de voltar.

A Samsung diz que vai olhar para frente em 2015 e que seus ganhos em componentes deverão ser estatística, devido à lenta sazonalidade de toda indústria de TI. Durante o ano, a Samsung deve se concentrar para incrementar o volume de chips no processo de 14 nanômetros, ao mesmo tempo que em mantém o seu foco na melhoria da oferta de produtos premium no segmento de displays.

A Samsung diz que vai "concentrar-se na recuperação, diferenciando seus dispositivos móveis utilizando novos materiais e design, além de gerir de forma mais eficiente os custos através de, entre outros, a racionalização nas linhas de produtos". Os novos dispositivos da linha "Edge" com display flexível podem trazer essa tal diferença, e é uma tecnologia difícil para seus concorrentes replicarem.

Uma nova estratégia para voltar ao topo


Definitivamente, a Samsung precisa se fixar em uma nova estratégia para voltar aos seus dias de glória. Com a Apple em ascensão e crescendo rapidamente, e também outras fabricantes chinesas, a Sammy terá que correr contra o tempo para recuperar sua participação global na venda de smartphones.

Ainda que seus lucros não venham inteiramente da venda de celulares, a companhia ainda precisa se reestruturar para continuar investindo em novas tecnologias. Uma das grandes apostas é que, de acordo com informações do jornal Maeil Business, a sul-coreana será responsável por 75% da fabricação dos chips A9, da Apple.

Com os smartphones da Maçã sendo vendidos em grande escala, esta é uma boa oportunidade para a Samsung lucrar mais um pouco com a venda de componentes.

Outro rumor que vem sendo bastante comentado é que a Samsung também poderá abandonar o uso de processadores da Qualcomm em seus smartphones, lançando-os apenas com os modelos Exynos, que são próprios da fabricante. Isto poderia poupar dinheiro, pois o componente seria feito "em casa".

Galaxy S6

Imagem divulgada por fabricante de cases do suposto Gaalxy S6.

Se em 2014 o lançamento do Galaxy S5 foi "frio", a Samsung parece estar reinventando a sua linha de flagships com um novo aparelho completamente diferente.

O Galaxy S6, como vem sendo supostamente chamado pela mídia, deverá trazer para os corredores da companhia um pouco de trabalho extra. Novo design, novos recursos e, é claro, a tentativa desesperada de recuperar a confiança dos seus consumidores.

Recentemente, inclusive, novos detalhes do aparelho foram divulgados por uma fabricante de cases. Em seguida, imagens de um suposto protótipo do smartphone também foram divulgadas, "confirmando" algumas possíveis mudanças no design externo que a fabricante tomou.


35

Comentários

Samsung anuncia queda de 64% nos lucros com dispositivos móveis

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas