LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Teste de bateria compara o Android Lollipop e KitKat no Galaxy S5, LG G3, HTC One e Nexus 5

16 de abril de 2015 50

A bateria continua sendo uma das maiores preocupações dos usuários de smartphones. Os saudosos featurephones conseguiam passar diversos dias sem chorar por uma tomada. Isso rapidamente se tornou coisa do passado com o advento dos smartphones e suas infinitas possibilidades, o que obviamente requer mais da bateria.

É natural que as empresas estejam investindo para avançar nesse aspecto. Aparelhos como o Moto Maxx estão sendo lançados justamente com o propósito de ter tempo de vida mais longo em comparação aos rivais. Mas não é só através de baterias mais poderosas que esse problema pode ser amenizado.

Uma das maiores promessas do Android Lollipop era um mecanismo melhorado para lidar com processos independentes do sistema. No meio disso, temos o chamado Project Volta, que é uma coleção de otimizações para diminuir o consumo da bateria.

O principal componente do Project Volta é o JobScheduler. Seu papel é organizar as tarefas que são executadas silencionamente, ou seja, no background. Dessa forma, ao invés do Facebook, Twitter, Intagram, WhatsApp e outros apps constantemente fazerem conexões individualmente, eles todos se conectam através de um pedido único.

Mas será que essas novidades do Android Lollipop realmente melhoraram o tempo de uso dos smartphones? Usando o Galaxy S5, LG G3, HTC One M8 e Nexus 5, o pessoal do GSMArena realizou alguns testes e os obtiveram resultados variados.

Stand-By


Neste teste, o Galaxy S5 recebeu uma melhora e tanto, 11 horas. O HTC One foi de 71 para 77 horas. Já o LG G3 e o Nexus 5 sofreram, aguentando diversas horas a menos com o Lollipop em relação ao KitKat.

Em ligação


Novamente, o Galaxy S5 recebeu uma grande melhoria, aguentando 6 horas a mais de ligação no Lollipop. O LG G3 não sentiu grandes diferenças enquanto o consumo aumentou no HTC One e Nexus 5.

Navegação na internet


Ao navegar na internet, diversos processos são executados de acordo com o uso. Assim, fica complicado otimizar essa tarefa, já que não estamos mais falando de processos no background. Como o esperado, quase todos os aparelhos não sentiram diferenças entre os dois sistemas operacionais, com excessão do HTC One que aguentou 3 horas a mais com o Lollipop.

Rodando vídeos


As diferenças aqui também não foram grandes, mas um pouco desanimadoras. O Galaxy S5 aguentou praticamente o mesmo tempo de vídeo enquanto todos os outros perderam cerca de uma hora.

Conclusão

Esse teste, é claro, não deve ser levado como conclusivo, mas como indício de que ainda há muito o que se trabalhar em otimizações de bateria no Android. O tempo de vida da bateria no Android 5.0 Lollipop melhorou em alguns aspectos e piorou em outros em comparação ao 4.4 KitKat.

O Galaxy S5 foi um dos que mais se beneficiaram, aguentando muito mais tempo em ligações ou enquanto não está sendo usado. O HTC One recebeu uma ótima melhoria em navegação na internet. O LG G3 ficou na mesma, não ganhando nem perdendo significantemente. Por outro lado, o Nexus 5 parece não ter se adaptado bem ao Lollipop. Fato curioso, sendo que é o aparelho representante da própria Google.

Vale salientar que a versão usada do Android Lollipop foi a 5.0 que supostamente ainda contem alguns dos problemas de bateria que causaram o atraso do sistema. Algumas atualizações já foram liberadas e esperamos que os resultados melhorem futuramente.

  • O LG G3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O HTC One M8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

50

Comentários

Teste de bateria compara o Android Lollipop e KitKat no Galaxy S5, LG G3, HTC One e Nexus 5
  • A bateria dele dele tá voando muito rápido.

      • Alguém sabe se saiu o lollipop para o galaxy y?

          • Infelizmente. Comprei o meu, e não me arrependo. : D

              • Sou usuária do galaxy S5 e estou decepcionada com o desempenho da bateria no android 5.0. Ele foi atualizado há uma semana mais ou menos e o desempenho da minha bateria caiu demais, fora o visual que não é lá muito agradável...

                  • oje 09:31 AM
                    Sou usuária do galaxy S5 e
                    estou decepcionada com o
                    desempenho da bateria no
                    android 5.0. Ele foi atualizado
                    há uma semana mais ou
                    menos e o desempenho da
                    minha bateria caiu demais,
                    fora o visual que não é lá
                    muito agradável...
                    .
                    .
                    .
                    Vish, é note 4 que perde 10.000 em benchmark (justamente o note 4 que iria voar com o Lollipop, já que a Samsung iria liberar o suporte à arquitetura 64bits no modelo, coitados), s5 que perde duração de bateria, Samsung demora 3,4,5 meses pra liberar atualizações no Brasil e quando libera ainda vem com bugs inaceitáveis, tsc tsc...
                    .
                    .
                    .
                    Sugiro que procure a ROM stock do Android 4.4.4 referente ao seu modelo de s5, e faça downgrade até a Samsung liberar uma atualização "melhor" pra seu smart.
                    Dica: faça backup de todos os seus dados, e faça Reset antes e depois do update, para evitar ainda mais problemas.

                      • Espero que não demorem demais pra liberar a 5.1 assim como demoraram pro 5.0. E que venha sem esses bugs né

                          • Espero que não demorem
                            demais pra liberar a 5.1 assim
                            como demoraram pro 5.0. E
                            que venha sem esses bugs né
                            .
                            .
                            .
                            Eu acho que sim, vai demorar um pouco, mas nem tanto quanto foi na transição do 4.4 pro 5.0, já que a Samsung não vai ter trabalho com as inúmeras modificações visuais que teve no upgrade passado. Mas aqui é Brasil, né... Enfim.

                        • Sou usuária do galaxy S5 que foi atualizado há uma semana mais ou menos e infelizmente o desempenho da minha bateria caiu demais... Fora o visual do android 5.0 que não é muito agradável... Até então não vi vantagens dessa atualização... Muito chateada com o desempenho da bateria que caiu muito.

                            • Acredite, ele dura mais que seus concorrêntes com bateria parecida.

                              • A Samsung tá preparando para atualizar ele para o Android Lollipop

                                • Pois é !

                                    • Não tem como ninguém além da própria Samsung precisar o consumo de sua tela Amoled, telas Amoled são feitas de fibras orgânicas, então varia muito de uma tela para outra, já que não necessariamente são usados os mesmos materiais e técnicas de produção. Caso fosse não faria sentido algum ela ter feito telas HD e FullHD podendo fazer 2K com a mesma tecnologia.

                                        • As telas Amoled possuem brilho independente de backlight, se o Note 4 possui melhor fidelidade de cores e mais brilho, pode ser que os pixels da tela Amoled do Note 4 precisem de menos energia para trazer o mesmo resultado da tela do S5.

                                          Só o fato de a precisão de cores ser diferente, significa que a produção é diferente.

                                          • A tela do Note 4 é mais econômica, 30% mais eficiente

                                              • A evolução tecnológica não é esplêndida?

                                                  • Sinto muito, Wagner! Mas isso não procede. A tela do Note 4, além de maior, tem uma resolução bem maior também. E ambos compartilham a mesma tecnologia de construção. Portanto, menos, tá! Mesmo se tiver algum lugar dizendo isso, só pode ser trapaça! Só para ajudar a vender mais.

                                                      • Uai, foi a própria Samsung que anunciou isso é sabemos que o Note 4 realmente faz milagre com sua bateria

                                                          • Olha... O Note 4 é um aparelho maravilhoso em inúmeros aspectos, mas eu possuo um e ele não faz esse milagre todo com a bateria, não. A autonomia dela é OK... Do tipo que chega até o final do dia com o meu tipo de uso. Nada demais.

                                                              • Tinha que ser Samsung mesmo! Mas isso é ilógico, vindo de telas que compartilham da mesma tecnologia de construção, sendo que uma é maior e tem mais resolução do que a outra! Portando, ilógico essa história! E vc sabe disso!

                                                            • G 3 melhorou bastante com o lollipop...teste falso

                                                                • Eita LG ahahahah

                                                                    • Meu galaxy s5 divando

                                                                        • Eu baixei o Lollipop no meu s5 meu nem parece mais Touch wiz está bem leve e mais fluído a bateria ja era boa e agora ficou melhor pelo menos no meu.

                                                                          • Pensar que eu já tinha pensado em adquirir um G3... kkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que já descartei a ideia...

                                                                            • Resumindo a Samsung adaptou muito bem o Lollipop mesmo com tais "problemas de bateria que causaram o atraso do sistema" imagine sem eles..

                                                                                • Valeu mano

                                                                                    • Boa tarde pessoal, meu Galaxy S5 SM-G900M, brasileiro, acabou de receber a atualização para o Android Lollipop via OTA. O arquivo possui 891,70 MB.

                                                                                        • O S5 tem uma tela que gasta mais bateria que a do Note 4 e um processador construído em 28nm... Imagina o desempenho do S6!

                                                                                          • O s5 foi o smart que se saiu melhor nesses testes

                                                                                              • A LG com o G3 conseguiu cagar nas duas principais características do G2: tela e bateria. tsc, tsc.

                                                                                                  • A HTC acabou com a concorrência no que tange tempo de acesso da Internet!

                                                                                                      • Tenho um S5 e posso confirmar que a Bateria não me deixa na mão de forma alguma, mas o que me assustou (como usuário de telas Amoled) é que o S5 melhorou a autonomia mesmo com essa interface toda branca (você também é usuário de telas Amoled e sabe do que estou falando.

                                                                                                          • Nossa o s5 surpreende mesmo sem ter uma bateria gigante, isso é ótimo!

                                                                                                              • Então realmente a Samsung otimizou muito a TW... Digo isso pois eu não acreditaria que a o S5 fosse durar mais com uma TW toda Branca (Sabemos que telas Amoled se dão muito melhor em interfaces escuras).

                                                                                                                  • Engraçado que alguns ainda critica a touchwiz, mas não tem como negar.. A interface é linda e bem fluida. Digo nos Tops e do kitkat acima.

                                                                                                                      • Se não fosse fluida nos tops ai tinha que se mata.
                                                                                                                        Eu acho ela linda no "KK acima".

                                                                                                                          • isso é relativo, para alguns ela é bonita e para outros é horrivel, e é claro que ela é fluida nos tops, se não fosse seria estranho, afinal todos os tops são fluidos, mas quando se trata de touchwiz, isso é feature...

                                                                                                                              • Concordo com você. Assim como existem aqueles que gostam e aqueles que não gostam do Android puro. Eu, por exemplo, sou um dos usuários que gostam da Touchwiz, não vejo graça alguma no Android puro. Tenho S5 e não imagino o sistema sem a interface da TW, que nunca travou ou apresentou lentidão. Mas, é uma questão de preferência.

                                                                                                                                  • Eu também não consigo ficar sem a TW. E uso num S4 Mini. Nunca tive problemas com ela. Lentidão, travamento. Isso na 4.4 KK. Para o S4 mini já instalei CM e algumas outras. Todas fluídas e perfeitamente prontas para o uso diário , mas não consigo acostumar com Android Puro . A ponto de trocar o Lolipop pelo kitkat . Para mim existe muito mito sobre a TW. Eu apenas troco o launcher e desativo alguns apps que não uso e pronto. Infelizmente a Samsung não disse se irá atualizar para 5.0. Vou acabar ficando no kk porque Android Puro não rola.

                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas