LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo mostra a diferença entre imagens JPG e RAW capturadas pelo Galaxy S6

22 de junho de 2015 16

Poder capturar fotos em RAW é uma das grandes novidades trazidas pelo Android Lollipop. No entanto, as fabricantes não liberaram a novidade para os seus clientes ao atualizarem os seus dispositivos do KitKat para esta versão do sistema. Até alguns modelos lançados com Android 5.0 de fábrica não vieram com o recurso incorporado, como é o caso dos Galaxy S6 e S6 Edge. Posteriormente, tivemos a notícia de que Samsung iria liberar fotos em RAW apenas com atualização para o Lollipop 5.1.1, o que deixou os usuários do novo flagship da sul-coreana mais animados.

Agora que o Android 5.1.1 começa a ser liberado para alguns usuários do Galaxy S6, podemos finalmente ter uma noção do ganho na qualidade das imagens capturadas ao desabilitar a taxa de compressão de fotos quando os arquivos são armazenados na memória do aparelho. No entanto, a novidade está disponível apenas via aplicativos de terceiros. O aplicativo de câmera da Samsung, mesmo tendo sofrido um avanço notável no Galaxy S6 permitindo que sejam feitos vários ajustes manuais, ainda não permite que fotos em RAW sejam capturadas. Você poderá experimentar o app Manual Camera que salvará as suas fotos sem nenhuma compressão, reduzindo a quantidade de artefatos e perda de qualidade sofrida pelo padrão JPG.

Imagem JPG capturada pelo Galaxy S6 com Android 5.1.1 Lollipop possui 9MB de tamanho
Imagem RAW capturada pelo Galaxy S6 com Android 5.1.1 Lollipop possui 12MB de tamanho

Acima você confere um comparativo feito por um usuário que já recebeu o Android 5.1.1 Lollipop em seu Galaxy S6. Como pode ser visto, o nível de detalhamento é maior na segunda imagem, assim como a claridade, contraste e definição. Isso mostra que a redução na compressão realmente mostra um ganho de qualidade bem considerável. Essa novidade será ainda mais importante para aqueles que trabalham com Photoshop e curtem fazer edições mais avançadas em suas fotografias. Isso permitirá realizar trabalhos mais caprichados com a menor perda de qualidade possível.

Vamos torcer para que Samsung também atualize o seu aplicativo de câmera posteriormente e permita que seja possível capturar fotos em RAW sem a necessidade de usar aplicativos de terceiros. O modo Manual da câmera do S6 realmente oferece um controle bem interessante que poderia ser melhor explorado sem a taxa de compressão agressiva do JPG. Claro, temos que levar em conta que fotos em RAW irão ocupar um espaço maior em seu smartphone, sendo algo crítico especialmente em dispositivos que não contam com expansão de memória via cartões microSD, como é o caso do Galaxy S6. Já o S6 Edge vendido no Brasil veio com 64GB de espaço, não sendo um problema tão crítico neste caso.

  • O Samsung Galaxy S6 edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

16

Comentários

Comparativo mostra a diferença entre imagens JPG e RAW capturadas pelo Galaxy S6
  • O aplicativo salva as fotos em JPEG e em RAW, ele não precisa tirar duas fotos diferentes necessariamente

      • Samsung e seus baba ovo.
        Entrei pensando em, mesmo que meus olhos não conseguissem notar diferença, entender o porque as tecnologias proporcionam qualidades diferentes mas, só passei raiva e perdi tempo.

        • Humm sei...Me engana que eu gosto.

          • Só pra tirar algumas duvidas... pq tem muita gente que não sabe nada de fotografia.

            O JPG é o RAW já tratado e comprimido, no caso do modo de foto em JPG quem faz esse tratamento e compressão da imagem é a propria camera fotografica.Fazer a foto em "RAW" não vai servir pra nada se voce nao trata-lo depois... e com certeza a imagem que dizem ser em "RAW" acima foi tratada, com redução de exposição, de brancos e etc.

            Depois do tratamento o fotografo pega a foto em RAW e a transforma num JPG para enviar a grafica ou para entregar a foto. Nao se trata o JPG porque é um arquivo comprimido com muito menos informaçoes de detalhes que o RAW para fazer essas alteraçoes e para que estas alterações nao degradem a imagem.

            Se voce nao tiver um programa como o Lightroom ou nao for editar a foto... nem perca tempo com o modo RAW.

            Apesar de eu nao ter muito tempo para edicao, as fotos editadas na maior parte das vezes sempre ficam melhor do que a "edição" automática que a maquina faz. Segue alguns exemplos:

            https://flic.kr/p/nydbCr
            https://flic.kr/p/o2ZMS2
            https://flic.kr/p/pf39st

              • Sempre soube que foto em RAW é bom para editar mas não necessariamente tem mais qualidade que JPEG. Mas como eu não sou expert em fotografia, posso está errado.

                  • São fake essas fotos!Trata-se da mesma foto só que com tratamento..Coloquei as duas , uma sobre a outra no Photoshop.Resultado facilmente alcançado com qualquer programa de edição, independente de jpg ou RAW.O RAW será muito bem vindo nos celulares, mas neste caso destas fotos não prova qualidade nenhuma.Mostrem um teste sério, por favor.

                      • Sem contar que se hoje, sem a atualização , o S6 tirasse uma foto, mesmo em jpeg que nem esse lixo ai de cima , já tava todo mundo caindo de pau na Samsung. Só leigo acredita neste teste fajuto.

                          • O aplicativo salva as fotos em JPEG e em RAW, ele não precisa tirar duas fotos diferentes necessariamente

                              • Correto, mas da forma que colocaram aqui , tem leigo que acha que vai fotografar em RAW , não vai editar e vai ficar melhor que o jpeg. Forçaram a barra para a foto ter invasão de luz e depois acertaram na edição . A vantagem do raw é que você escolhe a edição e não um software interno da máquina, além claro da Latitude que é muito maior que o jpg comprimido.

                                • Vc tem toda razão. isso não prova nada.

                                    • Você chegou a essa conclusão como? Apenas pela posição das fotos? Porque um tripé justificaria a exata posição de ambas as fotos.

                                        • Simples, coloca as duas em uma camada sobre a outra. Retire a visualização de uma e nada muda. Mesmo com tripé tem vento e etc. Certamente o cara forçou o erro no JPEG e depois acertou em um programa de edição. Nas minhas máquinas só fotógrafo em raw, é ótimo, mas depende sempre de tratamento. Não ache um leigo que vai fotografar em Raw, não vai tratar e vai ficar melhor que JPEG.

                                        • São fake essas fotos!
                                          Trata-se da mesma foto só que com tratamento..
                                          Coloquei as duas , uma sobre a outra no Photoshop.
                                          Resultado facilmente alcançado com qualquer programa de edição, independente de jpg ou RAW.

                                          O RAW será muito bem vindo nos celulares, mas neste caso destas fotos não prova qualidade nenhuma.

                                          Mostrem um teste sério, por favor.

                                            • Diferença gritante!

                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas