
09 Novembro 2016
Como esquecer o Map Maker, que foi responsável pela icônica imagem do robôzinho da Google fazendo xixi na maçã da Apple de forma pública? A "brincadeira", assim que foi descoberta, no último mês de maio, virou rapidamente notícia na internet, e repercutiu negativamente para a gigante das buscas. Como resultado a empresa decidiu interromper a plataforma Map Maker, que permite usuários adicionarem conteúdo ao serviço. Agora ele finalmente está de volta.
Para quem não conhece o serviço, a ideia por trás do Map Maker é permitir que os usuários criem mapas personalizados e detalhados das suas próprias regiões, com coisas que seriam mais difíceis para o Google fazer oficialmente. . Se antes o Google não tinha como saber o horário exato de funcionamento daquele pequeno boteco que não possui site na internet, agora ele poderá te dizer isso, além de muitas outras vantagens, como pequenas estradas de terra e etc. Antes, a moderação tinha pouco controle sobre o tipo de mapa que era criado, mas essa abordagem promete ser mudada agora com a volta do aplicativo.
De acordo com a Google, o Map Maker ganhará um aliado de peso em termos de moderação: a comunidade. Se baseando no funcionamento da Wikipedia a ferramenta não contará apenas com os moderadores da empresa para funcionar, ela será regulada comunitariamente por todos os seus participantes. Além disso, alguns deles serão eleitos como líderes regionais, e terão mais controle sobre o que poderá ou não aparecer nos mapas produzidos pelos seus "vizinhos".
O problema que foi enfrentado no começo do ano pelo Map Maker era justamente o número imenso de alterações que eram feitas aos mapas, uma tarefa quase impossível de ser corrigida pela moderação oficial. Dando poder para comunidade como um todo editar todas as novas entradas que são feitas no Google Maps, será muito mais fácil evitar que coisas como o desenho do Android urinando na Apple se repitam.
Nós sabemos que este processo funciona, basta apenas olhar para todas as incríveis criações na internet que foram resultantes de processos de livre colaboração e moderação. A mais impressionante é, sem dúvidas, a Wikipédia, que se mostrou apta a dar informações acuradas sobre a maioria dos tópicos se baseando tão somente na boa vontade de seus usuários.
O Brasil é um dos primeiros países a receber de volta o Map Maker, que chegará primeiro para nós, para o Canadá, Índia, Filipinas, Bangladesh e Ucrânia. A Google avisou que ao longo do mês de setembro mais 40 países vão voltar a usar o serviço.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários