LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recebeu convite para recurso de video chamada no WhatsApp? Cuidado, é mais um golpe espalhado

23 de fevereiro de 2016 14

Por ser o WhatsApp um dos aplicativos mais populares, os seus usuários se tornaram muitas vezes alvo de golpes que visam roubar seus dados. Dessa vez, uma nova artimanha foi identificada pela empresa de segurança Kaspersky Lab, que informou que há uma mensagem circulando com uma falsa promessa de ativar o recurso de videochamada, que ainda não existe na plataforma.

O golpe é de certa forma similar ao que foi visto ano passado, quando um falso convite para receber o recurso de voz era na verdade uma armadilha com links mal intencionados.

Essas mensagens chegam por meio dos contatos conhecidos, o que torna mais difícil desconfiar do truque. Os usuários são induzidos a clicar em um link que, por sua vez, direciona a uma página que pede para inserir o número do telefone para prosseguir.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, explica que "com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal".

Como já vimos, o golpe é enviado por um contato conhecido da vítima, e isso ocorre porque o site pede para convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos, a fim de que o falso recurso possa ser alegadamente ativado. Assim, a vítima é levada para diversas redes de afiliados que oferecem a instalação de softwares duvidosos que insistirão, através de técnicas que se aproveitam do medo de usuários, para serem instalados no dispositivo.

Fica então o lembrete para que usuários nunca confiem em links que prometem novos recursos sem os devidos anúncios e atualizações oficiais dos desenvolvedores do aplicativo.


14

Comentários

Recebeu convite para recurso de video chamada no WhatsApp? Cuidado, é mais um golpe espalhado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas