
16 Junho 2016
A Sony acaba de anunciar oficialmente a chegada do último integrante da linha Xperia Z5, que é o irmão mais premium que você pode encontrar dentro da fabricante nipônica. Quase que idêntico ao Xperia Z5, o XPeria Z5 Premium tem como ponto de destaque sua incrível (e desnecessária) tela com resolução quatro vezes superior ao Full HD.
Este modelo foi anunciado durante a IFA do ano passado, que aconteceu na primeira semana de setembro em Berlin, na Alemanha. Se você colocar o Xperia Z5 Premium ao lado do Xperia Z5, não notará diferença alguma na parte externa e isso se repete do lado de dentro também, mas com apenas duas mudanças principais: resolução de tela e bateria.
Por dentro, temos:
Olhando os números, vemos uma mudança pequenina no tamanho físico da tela, uma bem grande na resolução do display e mais carga na bateria. Aumentar a resolução significa, obrigatoriamente (e isso vale para qualquer fabricante de celular), aumentar o consumo do processador, da placa gráfica (que precisa gerar, neste caso, quatro vezes mais pixels) e da bateria - que, aqui, precisa suportar o consumo extra do CPU e da GPU. Isso significa que o aumento da carga da bateria significa apenas que a autonomia não deve ser muito menor do que no Z5, apenas algo próximo.
Olhando para a tela, de perto, os pixels são tão pequenos que você não consegue notar um quadradinho sequer. A ideia é incrível, a qualidade da imagem é espetacular, mas a diferença de qualidade de uma tela Full HD para uma tela 4K é tão pequena ao olhar em uma distância normal de uso (algo próximo de um metro de distância dos olhos), que você não vai saber se está com o Z5 normal, ou o Premium.
O Xperia Z5 Premium está disponível no Brasil, no varejo e na operadora Vivo, com um preço sugerido de R$ 4,7 mil. Este valor é maior do que o encontrado por um iPhone 6s de 128 GB, ou muito maior do que o Galaxy S6 Edge Plus, de 32 GB. Se você realmente quer a melhor resolução de tela disponível em um display que cabe nas mãos, vai precisar colocar mais moedas na hora de comprar o smartphone.
Como estamos falando de exatamente o mesmo processador, GPU e memória RAM do Xperia Z5, só que com quatro vezes mais resolução, é natural que o desempenho deste modelo sofra por uma carga extra de trabalho. Ainda é cedo para afirmar se isso realmente ocorre, mas já estamos com o smartphone em mãos e o review será publicado nas próximas semanas.
Tem alguma dúvida sobre ele? É só perguntar na área de comentários e nós responderemos no review :)
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários