LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp ganha criptografia ponta-a-ponta com segurança a informações dos usuários

05 de abril de 2016 19

O Whatsapp anunciou, nesta terça-feira (05), que todas as informações do usuário e dados trocados com amigos por meio do mensageiro estão mais seguros. Agora, todas as mensagens, fotos, áudios e até as ligações realizadas pelo mensageiro terá criptografia de ponta a ponta. Ou seja, ninguém, nem mesmo o Whatsapp poderá ler os dados. Mas isto só funciona se tanto você como a pessoa com quem você troca as mensagens estiver com a versão mais nova do Whatsapp.

Estamos orgulhosos de anunciar que concluímos um desenvolvimento tecnológico que faz do WhatsApp um líder na proteção da comunicação privada: criptografia completa de ponta a ponta (End-to-end Encryption). De agora em diante, quando você e seus contatos usarem a versão mais recente do aplicativo, cada ligação que você faz, e cada mensagem, foto, vídeo, arquivo ou mensagem de voz que você envia, são criptografadas de ponta a ponta por padrão, incluindo as conversas em grupo

Isso significa que apenas você e o destinatário terão a chave para compreender a mensagem. Mas não é necessário fazer nada, é tudo automático, por padrão da nova versão. Os dados são enviados com um código que apenas o aparelho do destinatário é capaz de entender e traduzir. É um código único. A mensagem sai do seu smartphone criptografada, e apenas quem receber terá a "chave" para ela. Segundo o comunicado do aplicativo, "a criptografia de ponta a ponta ajuda a tornar a comunicação via WhatsApp privada - como uma espécie de conversa cara-a-cara".

Whatsapp: criptografia total

O CEO da empresa, Jan Koum, explicou que, apesar de o Whatsapp reconhecer os esforços e a importância da justiça em acessar dados de criminosos, isto não pode ser utilizado como desculpa para não garantir a privacidade total de todos os cidadãos contra abusos de cibercriminosos, hackers e regimes opressivos.

Vivemos em um mundo em que nossos dados são mais digitalizados do que nunca. Todos os dias vemos histórias sobre registros sensíveis indevidamente acessados ou roubados. E se nada for feito, mais informação e comunicação digital das pessoas estarão vulneráveis a ataques nos anos por vir. Felizmente, a criptografia de ponta a ponta nos protege dessas vulnerabilidades.

Para obter proteção total até mesmo de pessoas indesejadas que se apossem de seu smartphone, veja alguns apps gratuitos e poderosos que bloqueiam o acesso a aplicativos e arquivos com senha.


19

Comentários

WhatsApp ganha criptografia ponta-a-ponta com segurança a informações dos usuários
  • Só não entendi pq essa mensagem só apareceu em uma conversa pra mim até agora.

      • Victor, provavelmente seus contatos ainda não estão usando a ultima versão do whatsapp, mas acredite, essa segurança que estão pregando é apenas marketing. Criptografia funciona de forma automática, ou o sistema usa ou não usa, esses códigos e QR, o whatsapp fez pra divulgar sua ferramenta.

        • Quando pintar um crime ou algo assim essa tal criptografia rapidinho é desbloqueada. ou seja apenas perfumaria pra os usuários se sentirem protegidos.

            • Criptografia ponta a ponta maior furada. Se vc manda a msg e a pessoa da outra ponta perde o aparelho, suas msg são descobertas... Deveria ter a opção da msg ser excluída depois de um tempo ou do whatsapp ter senha própria e não ajuda de apps para tal

                • Um desafio para hackers até alguma data.
                  A NSA tb já deve estar trabalhando para quebrar esse criptografia pela "segurança nacional".

                    • foi so eu que percebi ou o tc esqueceu de privar o numero na print do whatsapp??

                      • Agora sim.
                        Por isso que é bom ter concorrência.
                        Na parte de segurança ponto a ponto Telegram dava de 10 no Zap.

                          • Pelo que sei Telegram nunca usou criptografia decente, li em algumas matéria que hackers quebravam facilmente. agora não sei como eh, mas quando o telegram começou era uma porcaria a segurança.

                              • permita-me lhe dizer que o telegram so foi invadido por que o aparelho cobaia tinha root, entao nada adianta voce ter aplicativos com criptografia que armazena seus dados no celular se vc tem root, bom assim que aconteceu.

                                  • Root = porta aberta

                                      • ou melhor, Root = Cofre trancado com senha anotada na lateral kkkkkkk

                                          • Mas os Androidiano sempre falam que Root não trás problema.

                                              • Não trás desde que o usuário tenha bom senso e um pouco de conhecimento sobre tecnologia. Tudo que precisar ter acesso root pedirá a permissão do usuário para tal, ou seja, é muito difícil pegar um vírus dessa forma se o usuário é precavido, você praticamente só pega algum vírus se permitir isso.
                                                Note que eu estou falando que é difícil de ter problemas (leia-se vírus), com ou sem root, jailbreak e o escambau, mas NENHUM SISTEMA é invulnerável, sempre alguém vai descobrir um jeito de burlar e invadir qualquer tipo de tecnologia inventada pelos seres humanos pelo simples fato de terem sido inventadas por seres humanos, passíveis de falha e imperfeitos.
                                                Resumindo, seu ódio ao Android é ridículo, mesmo o seu queridinho Windows Phone e tudo que for criado pela sua saudosa Micro$oft e qualquer outra empresa tem falhas e podem ser invadidos, meu caro.

                                                  • RUMMMM aiai, problema não traz, mas perde-se toda a segurança. E vamos falar que baixar um aplicativo da Loja e ainda sofrer um ataque é sacanagem, imagina quem abre o acesso a todos os arquivos do aparelho kkkkk

                                                • ahm dessa nao eu sabia, vlw

                                              • Vai precisar de senha? Matéria mal explicada

                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas