LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Principais novidades do Android N Beta 2; vídeo do TudoCelular

18 de abril de 2016 7

A Google lançou recentemente o segundo beta do Android N, que está em fase de prévia para desenvolvedores e entusiastas que gostam do sistema móvel mais utilizado do mundo.

Disponível apenas para alguns modelos da linha Nexus compatíveis com a atualização (Nexus 6P, Nexus 5X, Nexus Player, Nexus 6, Pixel C e Nexus 9), a segunda versão traz uma série de novidades e corrige alguns problemas existentes em versões anteriores do Android.

Como está em uma fase beta, a grande ideia da Google é corrigir os principais problemas da plataforma antes do lançamento público. Bugs como o de queda de conectividade constante com redes Wi-Fi foram corrigidos, além de melhorias com o recurso de utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo. A API Vulkan também ganha maior integração nesta versão; ela aumenta o desempenho de jogos no Android, dando mais acesso ao poder da GPU.

Novos emojis

Exemplo de novo emoji (da bicicleta) na segunda prévia de atualização do Android N.

Os novos emojis do Android N introduzem poucas mudanças, mas definitivamente serão bem aceitos pela comunidade. Eles não estão disponíveis para visualização em todos os aplicativos, limitando, por enquanto, ao Hangouts e outros aplicativos nativos da Google.

A empresa já solicitou aos desenvolvedores (e empresas) responsáveis por aplicativos que utilizam emojis para que lancem atualizações compatíveis com os novos emojis, que passarão a ser utilizados em massa com o update global.

Novo design de pastas


O novo layout das pastas também é verdadeiramente mais interessante e é uma das primeiras mudanças que os usuários notam. Com o update, a Google abandona e estética antiga das pastas, onde os aplicativos eram colocados em fileira (no formato circular), e agora mostra quatro ícones dos quatro primeiros aplicativos que estão dentro de uma pasta.

Deste modo, como visto na imagem acima, os usuários saberão o que há dentro das pastas sem precisar abri-las toda vez que quiser conferir o seu conteúdo.

Notificações


As notificações ficaram mais inteligentes na segunda prévia do Android N. Agora, você pode determinar um grau de importância para cada aplicativo, escolhendo quando ele vai te alertar ou quando ele deverá permanecer quieto. Isso, é claro, reflete principalmente em aplicativos mensageiros onde você pode receber mais notificações e também em jogos que sempre enviam alertas avisando sobre novas partidas.

Tela dividida com menos bugs


A Google também trouxe melhorias para o recurso que divide a tela do seu dispositivo e, com isso, pode rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Sem nenhuma mudança de interface, a empresa se limitou a corrigir problemas de funcionamento e agora o recurso está mais estável do que antes, mas é claro, nem todos os aplicativos ainda são compatíveis com isto, então você ainda pode enfrentar problemas até o lançamento final do software.

Finalmente o que todos esperavam!


Pode até parecer bobagem, mas não é. Finalmente a Google adicionou um botão que limpa toda a multitarefa fechando os aplicativos que estão rodando em segundo plano. Com isto, você não precisará mais fechar um aplicativo de cada vez, podendo então fechar todos eles ao mesmo tempo com um único toque.

Vamos torcer para que este recurso continue no Android N até sua versão final.

Melhorias na API Vulkan


A API Vulkan é uma espécie de "porta" de entrada da Google pra fazer com que o Android N se torne amado também por quem curte jogar games pesados no celular. Com ela, o Android passa a ter mais integração, permitindo que os desenvolvedores tenham mais acesso à GPU para o gerenciamento de memória. Mais flexibilidade e resultados melhores são esperados com a integração da Vulkan no Android N.

3D Touch? Quase isso.

O 3D Touch baseia-se na pressão do toque dos usuários na tela para que novas ações sejam compreendidas pelo sistema e executadas. No Android N, foram identificadas nas APIs de atalhos dinâmicos uma série de ferramentas que trazem atalhos para os ícones dos aplicativos e também em outros recursos.

Ainda não temos quase nenhum conteúdo relevante sobre como este recurso funcionará, embora os responsáveis pelo Nova Launcher já estejam testando o recurso dentro do aplicativo.

Considerações finais

Esta segunda prévia do Android N, disponível para um número pequeno de usuários, não chega trazendo mudanças gritantes, mas traz mais estabilidade à plataforma. A Google corrigiu uma série de bugs e problemas de funcionamento, mas também integrou novidades interessantes, como o botão "Limpar tudo" que fecha todos os aplicativos rodando em segundo plano; mudanças para o Modo Noturno; novos emojis e uma série de outras modificações pequenas.

Quando a Google vai lançar esta nova versão ainda é uma incógnita, mas estima-se que até o evento Google I/O, que acontecerá no próximo mês, a empresa lance mais uma atualização com outras novidades. Vamos torcer para que até lá a empresa traga mais coisas tão interessantes quanto as que vimos neste vídeo.

  • O Huawei Nexus 6P ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Nexus 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O HTC Nexus 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Principais novidades do Android N Beta 2; vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas