LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Já vai tarde! Confira algumas tecnologias que deverão desaparecer nos próximos 10 anos

03 de maio de 2016 45

A indústria da tecnologia está se desenvolvendo em um ritmo absurdamente rápido, e por mais que muitos dos produtos que tenhamos utilizado nos últimos dez anos ou menos pareçam ser algo imprescindível nas nossas vidas, vários deles estão com os dias contados.

Com o surgimento de serviços de streaming de vídeo como, por exemplo, o Netflix, comprar DVDs e Blu-rays acaba sendo algo cada vez menos comum, e assim como eles, as câmeras point-and-shoot também acabaram ficando esquecidas nas prateleiras à medida que os smartphones foram tornando-se mais capazes de gravar vídeos e tirar fotos em alta qualidade.

Tendo dito isso, é bem provável que as crianças que nascerem após os próximos 10 anos não chegarão a conhecer alguns dos itens listados a seguir:

Discos rígidos deverão evoluir para híbridos com SSD.

Discos rígidos 100% mecânicos

Não podemos negar que os HD’s convencionais são algo ainda presente em muitos computadores por causa do espaço que oferecem para armazenamento, mas com o tempo, a evolução e barateamento dos SSDs fará, eventualmente, com que esse dispositivo caia no esquecimento, dando lugar a algo que já é fabricado hoje, os SSHDs (discos rígidos híbridos com SSD)

Cinemas deverão ser cada vez menos usados graças aos óculos 3D

Cinemas

É impressionante como os cinemas ainda existam. Sua morte tem sido prevista desde a invenção das primeiras TVs, e agora, com o advento dos óculos de realidade virtual, capazes de emular as telas gigantescas dos cinemas e com o benefício de não ter crianças chorando ou adolescentes gritando do seu lado; fora os preços ridiculamente caros (até mesmo para estudantes). Nem precisa dizer que os cinemas estão com os dias contados.

As empresas sabem que realidade aumentada será um grande sucessor do cinema, é tanto que já estão começando a conectar os óculos VR com a telona, ainda que de forma simples.

Óculos 3D deverão dar lugar à telas com filtro 3D embutido

Óculos 3D

Eles têm estado presentes desde 1950, tentando fazer com que as pessoas realmente acreditem que o que está sendo mostrado é algo tri-dimensional, mas felizmente, em um futuro não muito distante não serão mais necessários.

Fabricantes como a LG, por exemplo, já apresentaram telas 3D para com vidros especiais para smartphone capazes de proporcionar um efeito 3D sem a necessidade de óculos para visualização. Até essa tecnologia chegar nas TVs e monitores, é um pulo.

Quem precisa de todos esses botões e pilhas quando podemos fazer tudo da tela de nossos smartphones?

Controle Remoto

Ainda é comum ver diversas TVs vindo de fábrica com controles, mas daqui a uns 10 anos, muitas deverão utilizar detectores de gestos, reconhecimento de voz ou até mesmo um app dedicado no smartphone para serem controladas, como já sugerimos em um artigo anterior onde cobrimos 6 apps alternativos a esse acessório.

Faz sentido, né? Ninguém precisará mais ficar se estressando com controles perdidos ou pilhas fracas.

PCs de mesa deverão dar lugar aos All-in-One

PCs de mesa

A “torre” de computadores de mesa também é outro elemento que deve sumir na próxima década; na verdade, ela sofrerá uma mutação, integrando-se nos monitores, algo que já vemos atualmente nos PCs All-in-One, que cada vez mais, trazem mais opções como, por exemplo, o All-in-One híbrido apresentado há poucas semanas pela MSI.

Possivelmente, as que ainda forem vendidas no mercado tomarão rumos parecidos com o Mac Pro da Apple, impedindo uma customização das partes internas. Vamos torcer para que isso não aconteça, mas infelizmente, todos os sinais apontam para isso.


Números de telefone

Seja sincero, você sabe muitos números de telefone de cabeça? Pra que decorar um conjunto de números quando você pode simplesmente memorizar um e-mail ou um ID, ou contatar a pessoa pelas redes sociais?

Skype, Google Talk, Facebook, dentre muitos outros estão aí para provar que, se eventualmente os números de telefone desaparecessem, não ia fazer muita falta.

Máquinas de Fax já deveriam estar obsoletas

Máquinas de Fax

Ainda é surpreendente que elas não tenham se extinguido da face da terra. Em uma era onde já enviamos e-mails e temos conexão de alta velocidade em redes móveis, quem precisa de um fax?

Algumas empresas ainda costumam exigir que seus clientes enviem solicitações via fax, mas a modernização é inevitável, e aos poucos, esse dispositivo vai caindo no esquecimento.

Mídias óticas em geral deverão cair no esquecimento

Discos óticos

Quando foi a última vez que você gravou um CD ou DVD? Para a maioria das pessoas, a resposta vai ser: “já faz um bom tempo…” Não é à toa que fabricantes estão removendo drives óticos de laptops e PCs; em uma era onde temos armazenamento na nuvem, hás externos e pendrives, será que CDs, Blurays e DVDs são mesmo necessários?

Algumas empresas como, por exemplo, a Apple e a Microsoft, já nem oferecem mais seus sistemas operacionais em DVD ou CD. A Apple o faz através de Download, a Microsoft ainda mantem a opção de compra de um pendrive com o sistema, além do download convencional.

Mouses poderão dar lugar à touchscreens e trackpads

Mouse

Já deu pra notar que diversas fabricantes estão incorporando habilidades touch em laptops, seja em suas telas ou através do próprio trackpad, que aos poucos, ganha recursos interessantes como, por exemplo, o Force Touch que já se faz presente nos laptops da Apple.

Com exceção dos gamers e usuários de aplicativos específicos para design, a maioria das pessoas já se acostumou a utilizar o trackpad ou a interagir através do próprio touchscreen de suas máquinas. Isso pode ser um dos sinais de que o mouse convencional também está com os dias contados.

Internet discada deve dar lugar à banda larga fixa e móvel

Internet Discada

Por incrível que pareça, ainda existem pessoas que utilizam internet discada. Especialmente aqueles que moram em lugares mais afastados, onde operadoras de telefonia móvel ainda não conseguem uma cobertura de dados, e acesso à banda larga é algo inviável.

Com o crescimento das empresas de telecomunicação, e em breve o 4G até conseguindo superar a cobertura do 2G o, os obstáculos que separam essas pessoas de um acesso à internet de qualidade serão eliminados, ou seja, adeus barulhinho de conexão do podem, adeus internet discada!

As novas chaves de carro poderão ser nossas impressões digitais ou até mesmo aplicativos

Chaves de carro

Este não é um assunto muito comentado atualmente, mas chaves de carro estão, aos poucos, sendo substituídas por outras opções mais interessantes. Botões de ignição, maçanetas com leitores biométricos e aplicativos capazes de abrir e fechar carro podem ser as novas chaves de amanhã.

Empresas como a Chevrolet já oferecem apps como o OnStar RemoteLink, capaz de destravar seu veículo através de um app! Em alguns anos, aqueles dias de trancar as chaves dentro do carro provavelmente ficarão apenas na lembrança.


45

Comentários

Já vai tarde! Confira algumas tecnologias que deverão desaparecer nos próximos 10 anos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas