16 Maio 2016
A realidade aumentada tem sido um recurso cada vez mais explorado no mercado, o que acabou estimulando várias fabricantes a se empenhar no desenvolvimento de suas soluções para esse nicho de produtos.
A Google, que está prestes a dar seu segundo grande passo nessa área com o lançamento do Android VR durante a Google I/O — depois de mais de 2 anos tendo apresentado uma das soluções pioneiras do mercado, o Cardboard — é apenas uma das empresas que está focada em descobrir os novos usos da realidade virtual.
A Samsung, já estuda como utiliza-la para que pais possam contar histórias de ninar quando seus filhos não estiverem por perto; outras empresas como, por exemplo, a Marvel, já oferecem um óculos VR com proposta de ser o substituto para seu laptop.
Apesar de trabalhar com o conceito de "imersão em um mundo virtual", nem todos os óculos VR possuem sensores para detecção de gestos, afinal de contas, eles requerem processadores um pouco mais poderosos, o que acabará encarecendo o valor do produto.
Mas graças a EyeSight Technologies, uma nova solução que promete ativar controles através de gestos para dispositivos de realidade aumentada está chegando no mercado. Com ela seremos capazes de utilizar a própria câmera de nossos smartphones para controlar a interface com os gestos, como demonstrado com o Gear VR no vídeo a seguir:
É claro que para utilizar o recurso em seu potencial completo, é necessário que o óculos VR tenha algo para prender-se à cabeça, afinal de contas, segurá-lo enquanto utilizamos com uma só mão acabaria limitando um pouco o seu funcionamento.
Imagine o mundo de possibilidades dentro de jogos e apps que a implementação desse tipo de solução vai proporcionar! Agora é esperar que os desenvolvedores comecem a estudar melhor o recurso da EyeSight, e esperar que uma nova leva de apps e games VR, ainda mais interessantes do que os já existentes, comecem a aparecer.
Comentários