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Slither.io: o sucesso do jogo casual online que viralizou e ultrapassou 68 milhões de downloads

21 de junho de 2016 3

Sucesso absoluto, este simples jogo onde usuários precisam controlar uma cobrinha em busca de comida se tornou um dos maiores virais recentes no ecossistema de aplicativos móveis, e se posiciona ao lado do Facebook e YouTube ocupando lugar entre os 10 mais baixados.

Criado por Steven Howse, desenvolvedor de 32 anos, o Slither.io é fonte de mais de US$ 100.000 em receita diária e já ultrapassou a marca dos 68 milhões de downloads em dispositivos móveis. Ele também conta com uma versão web, que já tem 67 milhões de usuários, de acordo com Howse, que concedeu uma entrevista ao The Wall Street.

Certamente sem esperar por esse sucesso, o desenvolvedor autodidata agora precisa se esforçar para manter tudo funcionando. Isso porque o jogo viralizou praticamente de um dia para o outro, e depende de um servidor de grande capacidade para suportar a demanda.

No Slither.io, 500 pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Criar um jogo que com este nível de interação com a comunidade é "uma façanha", disse Sartori Bernbeck, analista da empresa de pesquisa EEDAR. "É super ambicioso." Isso obviamente resulta em um desafio, afinal, é necessário capacidade de banda para tamanha demanda. Howse passou semanas para encontrar espaço em servidores de regiões onde era mais necessário e tenta evitar serviços de nuvem como a Amazon. "É incrivelmente caro por causa da quantidade de largura de banda este jogo usa", disse ele.

A ideia para o Slither.io veio quando o seu criador, que já tinha desenvolvido alguns aplicativos, percebeu a crescente popularidade do Agar.io, um jogo multiplayer on-line simples. Quando problemas financeiros o levaram a deixar Minneapolis em abril e se mudar para Michigan, foi a oportunidade para o Slither.io sair do papel.

O que levou o jogo ao sucesso não foi nenhuma estratégia brilhante de marketing - até porque Howse não tinha verba para isso - mas sim jogadores que criaram vídeos de gameplay no YouTube. Em especial, o canal de Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, que tem mais de 47 milhões de seguidores. E aí sim, o jogo "explodiu".

Através de publicidade, que os jogadores podem remover por US$ 3,99, é que vem a monetização. A vantagem que também agrada é que Howse não adicionou compras in-app para oferecer vantagens a quem pode pagar mais.

Este jogo tem uma ideia simples e o criador admite que não é exatamente original. Mas além de viciante, o desafio aparentemente interminável se mostra bastante atraente para os que procuram jogos casuais para matar o tempo em filas ou transportes públicos.


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