LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brasil tem 4 supercomputadores em lista liderada por chineses e seus 167

21 de junho de 2016 5

Com a tecnologia chegando a níveis cada vez mais altos, a briga dos supercomputadores fica mais presente. A China e os Estados Unidos disputam pelo posto de país com computador mais potente do mundo e, novamente, o país asiático derrotou seu concorrente ao anunciar o Sunway TaihuLight.

O supercomputador chinês agora ocupa a primeira posição, enquanto o segundo colocado passa a ser o Tianhe-2, também oriundo da China. O Sunway TaihuLight conta com 260 núcleos e os chips foram desenvolvidos especialmente para o aparelho, enquanto o Tianhe-2 contava com processadores Intel Xeon.

O novo supercomputador chinês foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa de Computação Paralela, Engenharia e Tecnologia, e foi instalado no Centro Nacional de Supercomputação, em Wuxi. É esperado que ele seja utilizado em pesquisa e trabalhos de engenharia.

Abaixo é você confere os dez supercomputadores mais potentes do mundo:


Outra derrota dos Estados Unidos foi na disputa de quem tem mais supercomputadores em seu próprio território. Segundo a lista do Top 500, os Estados Unidos possuem 165 supercomputadores espalhados pelos país, enquanto a China tem 167. Entretanto, essa é uma realidade que os americanos planejam mudar, visto que já trabalham em novos supercomputadores que devem ser anunciados nos próximos anos.

O Brasil, por sua vez, possui quatro supercomputadores presentes na lista do Top 500. O mais bem colocado está na posição 265º e fica localizado em Petropólis, no Laboratório Nacional de Computação Científica. No passado, o Brasil já chegou a contar com seis deles já foi o décimo país com mais supercomputadores em seu território. Infelizmente, por conta do baixo investimento, esse segmento vai ficando cada vez mais deixado de lado em terras tupiniquins.


5

Comentários

Brasil tem 4 supercomputadores em lista liderada por chineses e seus 167
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista