LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Xperia X vs G5 SE | Vídeo do TudoCelular

20 de julho de 2016 3

Sony e LG anunciaram seus mais novos smartphones durante a MWC 2016, que aconteceu em Barcelona no início deste ano. E, como vocês já devem saber, as duas fabricantes já trouxeram alguns destes novos modelos aqui para o Brasil, como no caso do Xperia X e do G5 SE, sendo o segundo deles um modelo com hardware intermediário/premium (esta nova categoria ainda é bastante confusa).

Mas acontece que, apesar de serem smartphones bem diferentes, Xperia X e G5 SE acabam tendo mais similaridades do que muitos imaginam. A começar pelo preço, ponto que sempre deve ser considerado, é claro, o celular da Sony é vendido por R$ 3.799, enquanto que o da LG tem seu preço estipulado em R$ 3.499 – estes valores, é claro, são dos canais oficiais de cada empresa.

Design


Temos aqui dois dispositivos com visual premium e eles são bem elegantes. Ambos utilizam estrutura de alumínio em sua composição, então temos vidro apenas onde precisa. Isto passa mais segurança, mas nenhum dos aparelhos possui certificação à prova d'água e/ou poeira, por exemplo. Ainda mais levando em consideração que o G5 SE é o primeiro celular com corpo modular do mundo, permitindo que você altere algumas características bem interessantes com outros módulos chamados LG Friends.

O Xperia X tem um corpo de 142.7mm de altura, por 69.4mm de largura, com espessura de 7.9 mm, enquanto que o G5 SE tem 149.4mm de altura, por 73.9mm de largura, com 7.3 mm de espessura, pesando 156g. E apesar de ser maior e um pouco mais pesado, o celular da LG possui acabamento arredondado em todo o seu corpo, o que facilita bastante na sua pegada – este mesmo acabamento também está presente no Xperia X, embora seja mais aparente no G5 SE.

Por aqui, o Xperia X mantém o tradicional padrão da Sony, porém com bons refinamentos, enquanto que o G5 SE chega com uma aposta muito diferente da LG e traz um visual bem diferente dos outros lançamentos da sul-coreana, como a adoção de alumínio para o seu corpo, que é modular e permite algumas alterações bem interessantes. Aqui você pode adicionar módulos de câmera e de som, por exemplo, melhorando estas características do aparelho.

Os dois dispositivos contam com uma bandeja para chip de operadora e microSD, embora apenas o Xperia X possua a capacidade de utilizar dois chips simultaneamente.

No aparelho da Sony, todos os botões ficam no lado direito – botões de volume, de energia (que é onde fica o leitor biométrico) e um dedicado para a câmera. Já no da LG, temos apenas os botões para controle de volume na lateral esquerda, enquanto que o botão de energia (onde o leitor biométrico está posicionado) fica na parte traseira do celular.


A parte de baixo do G5 SE comporta apenas o autofalante, porta USB Type-C e um microfone, enquanto que na do Xperia X nós temos algo bem similar: porta microUSB e microfone. No topo desses caras nós ainda temos a entrada para fones de ouvido e um microfone auxiliar, embora apenas o G5 SE traz um sensor infravermelho.

Na parte frontal do Xperia X nós temos um display IPS LCD de 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), com densidade aproximada de 441ppp, ocupando cerca de 69% da estrutura frontal do dispositivo. Já no G5 SE, a tela é um IPS LCD de 5,3 polegadas (que ocupa ~70% do corpo do aparelho) com resolução de 1.440 x 2.560 pixels (~554ppi). Ela tem vidro Corning Gorilla Glass 4 e traz o modo Always-on Display, que mantém a tela do dispositivo ligada o tempo inteiro com informações úteis, além do KnockOn.

Os dois celulares possuem LED de notificações próximo da câmera frontal.

Basicamente, os dois modelos possuem telas com qualidade de exibição de cores bastante similar, embora o Xperia X conte com as tecnologias Triluminous e X-Reality, que deixam as cores um pouco mais vivas. Mas o G5 SE tem resolução maior, logo o smartphone da LG consegue exibir mais detalhes de uma imagem.

Tratando-se de contraste, provavelmente por causa das tecnologias utilizadas pela Sony, o Xperia X acaba entregando um contraste maior que o G5 SE, mas por aqui não temos uma diferença tão gritante entre eles.

Mas seguindo com o design, vemos que a Sony trouxe um dispositivo com corpo fechado em alumínio, bem como a LG. Mas a fabricante sul-coreana foi "um pouco" mais radical e trouxe um celular modular, que pode ter sua parte de baixo retirada para a substituição de módulos, algo que é realmente muito bacana.

Mas ainda há quem relute contra as câmeras "saltadas", que no G5 SE é muito mais aparente que no Xperia X, que tem este componente só um pouquinho protuberante. Mas, de qualquer maneira, o G5 SE tem laterais mais curvas, possibilitando um encaixe mais facilitado na sua mão.

Hardware e desempenho

Se o preço destes dois celulares são de flagships, suas especificações, no entanto, são de intermediários (mas com uma cara premium, é claro). De qualquer maneira, temos em mãos aparelhos que são verdadeiramente parecidos neste ponto, mas que ainda assim consegue se diferenciar em poucos aspectos.

Xperia X G5 SE
Tela IPS LCD de 5" Full HD (1920 x 1080p)

IPS LCD de 5,3" (2560 x 1440p)

Chipset Qualcomm MSM8956 Snapdragon 650

Qualcomm MSM8976 Snapdragon 652

CPU Dual-core 1.8 GHz Cortex-A72 & quad-core 1.4 GHz Cortex-A53

Quad-core 1.8 GHz Cortex-A72 & quad-core 1.2 GHz Cortex-A53

GPU Adreno 510

Adreno 510

RAM 3GB 3GB
Memória 32/64GB com slot microSD de até 200GB

32GB com slot para microSD de até 2TB

Bateria 2.620mAh não removível

2.800mAh removível

Dimensões e peso 142.7 x 69.4 x 7.9 mm, pesando 153g 149.4 x 73.9 x 7.3 mm pesando 156g

G5 SE e Xperia X possuem, de fato, um bom desempenho com atividades um pouco mais pesadas, mas nada tão exagerado. O Android 6.0.1 Marshmallow roda de maneira bastante fluida em ambos, mas com as interfaces das respectivas fabricantes – a Sony traz uma área reservada para a busca e sugestão de apps, enquanto que a LG opta por retirar a bandeja de aplicativos, deixando tudo na área inicial.

Mas algo ainda incomoda sobre ambas as interfaces: muita coisa está alterada, e não que isto seja totalmente negativo. As empresas precisam criar sua identidade, é claro, mas no caso da LG, por exemplo, até os menus de configurações podem parecer um tanto confusos para usuários leigos. Mas a reclamação vai para outro ponto: dos 32GB livres do G5 SE, o usuário possui apenas ~24GB; enquanto que dos 64GB do Xperia X, você terá ~49GB para uso.

Ambos os aparelhos conseguem se sair bem em tarefas mais tradicionais, mas o hardware deles acaba não suportando muito bem algumas coisas mais específicas, como a reprodução de jogos mais pesados, por exemplo. É possível notar até alguns leves travamentos em algumas ocasiões, embora o desempenho de ambos seja consideravelmente equiparável.

E, é claro, neste ponto nós já percebemos que estes dois intermediários possuem poder de foco para conseguir te acompanhar no dia a dia, mas também devemos ter em mente que ambos podem sofrer com leves engasgamentos. Mas isto não é algo para se preocupar, pois estes travamentos não são tão constantes – a menos que você force demais a RAM deles, é claro.

Mas o desempenho dos dois é literalmente o mesmo? Em tese, sim. Em testes mais práticos, como o de abertura de aplicativos ao mesmo tempo, o G5 SE conseguiu se sair melhor em casos bem específicos, mas em praticamente todos os apps abertos os dois conseguirem ter o mesmo resultado. Lembrando, é claro, que nos dois celulares nenhum outro app esteve aberto na multitarefa.

Aqui, tratando-se de especificações e do desempenho destes dois caras, um empate é mais do que justo, visto que a diferença de um para o outro é bem pequena (mesmo).

Leitor biométrico


A posição do leitor de impressão digital desses dois celulares "foge" do padrão que muita gente conhece. Localizados na lateral direita no Xperia X e na traseira do G5 SE, ambos funcionam de uma maneira extremamente eficaz e muito rápida, e certamente eles brigam (no quesito velocidade) contra leitores de celulares como o Galaxy S7 e iPhone 6s.

Capazes de suportar até 5 biometrias diferentes em ambos, os leitores são utilizados para desbloquear os celulares e também para autorizar compras dentro da Play Store – este segundo recurso, claro, graças ao Android 6.0.

Não existem animações demoradas em nenhum dos dois, então o desbloqueio é verdadeiramente muito rápido. A diferença é que no G5 SE o leitor aparentemente funciona o tempo inteiro, pois basta encostar o dedo no botão para que a leitura seja feita; bem diferente do Xperia X, onde é necessário apertar o botão para que a leitura aconteça.

Bateria


São 2.620mAh no Xperia X contra 2.800mAh no G5 SE. Ambos entregam autonomia de um dia inteiro de uso, com aplicativos de redes sociais e algumas jogatinas em períodos isolados. Não espere, porém, que nenhum deles lhe entregue muito mais do que isto, a não ser que você apele para os modos de economia de energia, que são bastante eficientes em ambos.

A diferença de 180mAh não é tão visível no dia a dia, ainda mais se você é do tipo que não larga do smartphone por nada. Mas aqui a vantagem acaba indo para o G5 SE, que por possuir um corpo modular permite aos consumidores substituírem a bateria quando sua energia chegar ao fim.

Mas, de uma maneira bem geral, o desempenho da bateria do Xperia X e do G5 SE é bastante similar, então por aqui nós também vamos considerar um empate.

Jogos

Dadas as especificações destes dois celulares, vemos que eles possuem poder suficiente para rodar os principais jogos da atualidade. Isto é bem bacana, é claro, mas não espere que todos os títulos mais pesados funcionarão de maneira excelente. A GPU Adreno 510 é bem bacana e ela consegue sim dar um gás nos aparelhos, embora nem todos os jogos funcionem com os gráficos no máximo mantendo seu desempenho.

Testamos alguns títulos como Mortal Kombat X, Real Racing 3, Asphalt 8 e Rayman Adventures em ambos os aparelhos, e adivinhem qual desses aqui resolveu dar alguns travamentos? Isso mesmo, o último. Todos estes títulos trazem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo durante uma partida, embora no caso de Rayman as coisas acabem fugindo de controle em algumas partes.

De uma maneira geral, alguns títulos mais pesados apresentam sim alguns travamentos e quedas de fps, mas isto não quer dizer que você não conseguirá rodar os jogos mais bacanas no G5 SE ou Xperia X. Se por acaso algum game engasgar em algumas partes, é só reduzir os gráficos para o intermediário/médio que fica tudo bem.

Câmera


Na parte de câmeras nós temos boas adições da LG, que traz dois sensores na parte traseira, sendo um deles de 16MP (f/1.8) e outro de 8MP (f/2.4). O segundo destes sensores tem um ângulo de captura de 135°, resultando em imagens verdadeiramente ampliadas. Ela é ótima para fazer fotos diurnas, mas durante a noite o ideal é optar pelo sensor de 16MP, que tem abertura maior e capta mais luz. Aqui nós ainda temos foco por laser, OIS (estabilização óptica de imagem) de três eixos e o flash LED.

Com as câmeras principais do G5 SE é possível gravar em 2160p com 30fps e em 1080p também com 30fps. Já na parte da frente dele nós temos um sensor de 8MP com abertura de f/2.0, que pode fazer vídeos em 1080p@30fps.

No Xperia X temos uma câmera de 23MP (24mm) com abertura f/2.0 e flash LED. Com ele podemos gravar em Full HD com 30fps ou 60fps, mas a Sony retira a capacidade do aparelho de gravar em 4K. Com ele é possível fazermos imagens maiores que as do G5 SE, mas isto não significa imagens melhores. O dispositivo da LG tem abertura f/1.8 na sua câmera principal, que possibilita a entrada de mais luz, ou seja, em ambientes pouco iluminados as imagens acabam saindo melhores.

Na parte da frente temos uma câmera de 13MP (22mm) com abertura f/2.0, e que pode filmar em Full HD.

E, levando em consideração a abertura maior e também sua câmera com lente grande angular, o G5 SE acaba ficando na frente do Xperia X neste quesito.

Conclusão

Vamos voltar no preço de ambos antes de continuarmos por aqui: são R$ 3.499 pelo G5 SE e R$ 3.799 pelo Xperia X. Os dois celulares contam com hardware de intermediários, embora tragam características de celulares premium: leitor biométrico ultrarrápido, câmeras muito boas, baterias com duração de um dia (ou pouquíssimo mais que isto) e corpo com alumínio em sua composição – e, é claro, considerando que o celular da LG conta com design modular.

Se formos falar apenas dos preços, vemos que os dois aparelhos são muito caros e que no mercado existem outros celulares na mesma faixa com especificações superiores. Mas, entre estes dois, o dispositivo da LG acaba levando uma pequena vantagem, mas não é nada tão gritante.

Os adicionais do G5 SE estão na sua câmera, que é dupla e uma das lentes é grande angular, e no seu corpo modular, onde é possível substituir seus módulos e também a bateria. Já o Xperia X tem um design bastante premium e câmera com mais megapixels, mas devemos lembrar que nenhum deles possui certificação à prova d'água, algo que pode ser um tanto negativo.

Por ser mais barato e contar com recursos extras, o G5 SE fica na frente com facilidade. Mas, se você tem uma graninha sobrando e não se importa em ter uma lente com mais alcance de visão ou corpo modular, o Xperia X também é uma boa compra, considerando o hardware destes dois caras.

  • O LG G5 SE ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Comparativo: Xperia X vs G5 SE | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas