LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pokémon GO: veja dica para poupar dados e posição das operadoras sobre franquia grátis

09 de agosto de 2016 20

Pokémon GO é um jogo viciante que se tornou, nos EUA, mais usado do que Facebook, Twitter e WhatsApp. Recém-chegado ao Brasil, também virou febre de uso e consumo de dados. Mas, será que o sucesso é suficiente para obrigar operadoras a liberarem franquia de dados gratuita?

O movimento já é visto nos EUA, onde a operadora T-Mobile começou a oferecer entre julho e agosto um ano inteiro de acesso grátis a Pokémon GO. Para aproveitar a oferta, clientes deveriam baixar um app da empresa de telefonia para obter uma espécie de voucher. A partir daí o game poderia ser jogado livremente por 12 meses sem descontar do pacote.


O TudoCelular procurou as principais operadoras brasileiras para saber se algo parecido está em vista.

A Claro adotou um tom evasivo e se recusou até a mencionar o nome do jogo em nota oficial. Já a Tim foi precavida ao falar de Pokémon GO, e deixou a possibilidade no ar. Por enquanto, mesmo que ambas ofereçam algum tipo de promoção ou isenção para acessar redes sociais com baixo ou nenhum impacto ao pacote de dados, ainda não há planos para deixar de contabilizar o consumo do jogo dos monstrinhos.

Confira o posicionamento das operadoras:

Claro

A Claro trabalha para garantir aos seus clientes a melhor experiência em internet móvel do Brasil. Além de oferecer diversas opções de planos a preços competitivos, a operadora disponibiliza pacotes adicionais de internet e é a única do País que disponibiliza acesso ao Whatsapp, Facebook e Twitter, sem descontar da franquia de dados. Com isso, o usuário pode utilizar sua internet da forma como desejar, já que não há cobrança pela navegação nos três aplicativos que estão entre os mais acessados pelo consumidor brasileiro.

Tim

A TIM tem acompanhado o uso intenso do jogo Pokemon Go pelos usuários de sua rede, conforme já é de conhecimento de todos. Como é um lançamento muito recente, estamos acompanhando os possíveis desdobramentos.

O TudoCelular também entrou em contato com Vivo, Oi e Nextel, mas ainda não obteve resposta. A matéria será atualizada para incluir eventuais novidades.

Como economizar dados em Pokémon GO

Como não deverá haver isenção de franquia para Pokémon GO no Brasil, ao menos não por enquanto, resta poupar o máximo de dados por conta própria. E há como: um truque permite economizar vários megabytes preciosos do consumo normal do jogo, que podem fazer a diferença no fim do seu ciclo de cobrança ou da recarga.

Pokémon GO é intimamente ligado aos serviços do Google, e usa o Google Maps para atualizar o mapa do jogo. Isso significa que, se você baixar mapas offline, poderá economizar bastante internet ao usar o 3G ou 4G. Saiba como.

1º Passo

Abra o Google Maps no celular e acesse o menu lateral. Selecione "Áreas off-line".


2º Passo

Toque no sinal de mais e faça zoom no mapa para selecionar uma área para fazer o download. Garanta que haja sinal do Wi-Fi para baixar o mapa da sua cidade inteira. Depois de selecionar o mapa, toque em "Download".


Pokémon GO irá usar o mapa off-line baixado para alimentar as áreas do jogo, e deixará de baixar esse conteúdo sempre que você estiver fora do alcance do Wi-Fi. Com essa dica, você poderá aproveitar seu pacote de dados de maneira mais inteligente, quem sabe deixando de comprar franquia adicional só para capturar as criaturas mais famosas do momento.


20

Comentários

Pokémon GO: veja dica para poupar dados e posição das operadoras sobre franquia grátis

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas