LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Autonomia do Xperia XZ | Teste de bateria oficial do TudoCelular

24 de janeiro de 2017 25


A Sony lançou em 2016 o Xperia XZ, seu mais novo flagship que chega para substituir de uma vez por todas a linha "Z", que já era bastante conhecida da fabricante. Dentre uma série de recursos inovadores, a empresa ainda destaca a bateria inteligente do celular, que é controlada pelo software de maneira mais tranquila e sem forçar tanto o consumo.

Este teste, inclusive, já havia sido gravado com o aparelho, mas a Sony acabou liberando a atualização para o Android 7.0 Nougat numa data próxima a de publicação da nossa análise do aparelho. Sendo assim, decidimos regravar todo o material (incluindo o review) já utilizando a mais recente versão do Android como parâmetro de uso do smartphone. A seguir, inclusive, vocês encontrarão um link para conferir o desempenho dele com a atualização já instalada.

Por dentro deste celular, que custa R$ 3.999*, encontramos um chipset Snapdragon 820 quad-core com clock de 2,15 GHz, GPU Adreno 530, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, com slot para microSD de até 256 GB. Na bateria, que é o que mais importa para nós nesse teste, encontramos 2.900 mAh de potência, o que pode ser considerado razoável para alguns e pouco para outros.

Quanto ao desempenho do aparelho perante sua autonomia de bateria, daremos início ao teste em tempo real amanhã (25), quarta-feira, a partir das 8 horas (horário de Brasília). Sendo assim, salvem esta página aí com vocês pois nós realizaremos os tradicionais testes e baterias de utilização do aparelho enquanto todos os resultados poderão ser acompanhados aqui mesmo, nesta página.

Resultados

O Xperia XZ até que passou um bom tempo afastado das tomadas, embora sua autonomia não tenha nos surpreendido. Confira a seguir o que rolou ao longo dos nossos testes.

  • O carregador padrão da Sony (2A de saída) levou 2 horas e 57 minutos para carregar a bateria por completo. Após 33 minutos conectado à tomada, o celular conseguiu somente 28% de carga;
  • Durante o nosso teste (ao vivo), o celular permaneceu afastado das tomadas por 11 horas e 40 minutos;
  • A tela do aparelho ficou ligada por 7 horas e 10 minutos durante este período;
  • O registro do aplicativo GSam Battery foi de uma descarga de 8,5% por hora;
  • A bateria do aparelho permaneceu estável nos 35º, embora tenha oscilado até os 40º em alguns poucos momentos.

Realizamos 7 ciclos de testes, resultando em:

  • 252 minutos utilizando o WhatsApp, YouTube, Chrome, Spotify, MX Player e PowerAmp (42 minutos cada);
  • 42 minutos jogando Pokémon Go, Asphalt 8, Modern Combat 5, Injustice e Subway Surfers (7 minutos cada);

  • 42 minutos minutos utilizando o Gmail, Google Maps e Facebook (14 minutos cada);

  • 28 minutos realizando chamadas via redes móveis (3G);

  • O aplicativo mais gastão foi o Modern Combat 5, com uma média de descarga de 2%;

  • Dentre os menos gastões, títulos como o WhatsApp consumiram menos de 1% da carga do aparelho.

Conclusão

O smartphone da Sony até que aguentou um uso razoável, embora não tenha ficado tão distante de outros rivais no quesito autonomia de bateria. O celular, de fato, conseguiu permanecer por praticamente metade de um dia afastado das tomadas e com uso variado, passando desde os aplicativos mais tradicionais (WhatsApp, Facebook, YouTube, Google Maps, Spotify e afins) até os jogos (Modern Combat 5, Injustice, Asphalt 8 e mais).

Vamos levar em consideração que o hardware do aparelho é bem potente e que ele seja, de fato, um pouco mais gastão neste quesito. O Xperia XZ se mostrou capaz de aguentar um dia inteiro de uso, ainda mais se você conseguir números relativamente mais baixos que os nossos.

O que ficou bastante claro, porém, é que o aparelho consegue se sair muito melhor nos testes individuais do que no uso tradicional. De qualquer maneira, o celular acabou tendo desempenho um pouco abaixo do esperado, mas não é nada tão preocupante. Se você optar pelo Xperia XZ, certamente o celular não vai abandoná-lo no meio da tarde - tendo em mente, claro, que se você forçar o uso a drenagem da bateria acontecerá de modo mais avançado.

*Valor retirado do site da Sony em 24/01/2017.

*Esta matéria será atualizada com um vídeo exibindo os testes individuais de bateria com o Xperia XZ.

Transmissão encerrada!

25/1/2017 - 22.17

Chegamos ao final do nosso teste de bateria: o Xperia XZ definitivamente está morto após 7 horas de tela com 11 horas e 30 minutos afastado das tomadas. Enquanto este update era feito, o smartphone ainda conseguiu concluir a última "volta" no nosso ciclo de testes. Os resultados foram bem bacanas, mas não muito expressivos.

Atualizaremos esta página com informações gerais e resumidas sobre o consumo de energia do Xperia XZ, então continuem ligados!

25/1/2017 - 22.17

Chegamos ao final do nosso teste de bateria: o Xperia XZ definitivamente está morto após 7 horas de tela com 11 horas e 30 minutos afastado das tomadas. Enquanto este update era feito, o smartphone ainda conseguiu concluir a última "volta" no nosso ciclo de testes. Os resultados foram bem bacanas, mas não muito expressivos.

Atualizaremos esta página com informações gerais e resumidas sobre o consumo de energia do Xperia XZ, então continuem ligados!

25/1/2017 - 21.40

O Xperia XZ ainda continua vivo, porém com apenas 8% de sua carga total. Estamos no meio do que aparenta ser a última rodada de testes e daqui a pouquinho traremos os resultados finais de autonomia do celular.

25/1/2017 - 21.11

Com um tempo considerável de tela, porém nada tão empolgante, o Xperia XZ vem sendo empurrado para o fim de sua autonomia. Seguem os dados mais atuais:

  • Temos, agora, 12% da carga total do aparelho;
  • Neste período, a tela permaneceu ligada por praticamente 6 horas e 20 minutos;
  • O celular está totalmente afastado das tomadas há mais de 10 horas e 30 minutos;
  • A bateria segue com temperatura estável entre 35º e 40º;
  • O app que mais consumiu energia por enquanto? MC5!

A descarga média, por enquanto, vem sendo de 8,3% por hora, algo que pode ser considerado não muito bom para os padrões de uso de uma pessoa mais ativa e que quer uma bateria mais duradoura.

25/1/2017 - 16.54
Já recebemos o primeiro aviso do sistema de que há pouca bateria. Por enquanto, vamos deixar o aparelho um pouco de lado porque estamos longe de uma rede WiFi. Coisa rápida, e então retomaremos o último teste de onde ele parou.
25/1/2017 - 16.31 4 horas e 45 minutos de tela, seguindo com 34% de carga. O gerenciador de energia do Android relata mais de 2 dias de uso restantes, mas o celular não dá muitos sinais disso.
25/1/2017 - 15.35

Estamos finalizando mais uma bateria de testes com o aparelho, e daqui a pouquinho divulgaremos mais resultados para vocês.

25/1/2017 - 14.27

Prosseguimos com os testes com o Xperia XZ. Agora, o dispositivo segue com 53% de sua carga total; confiram alguns números desta rodada:

  • 3 horas e 30 minutos com a tela ligada;
  • A temperatura da bateria oscilou um pouco, embora permaneça numa média razoável;
  • Modern Combat 5 segue "engolindo" a bateria, deixando para trás até mesmo apps de streaming;
  • De acordo com o gerenciador de energia do Android, ainda temos mais três dias de uso (!).
25/1/2017 - 13.08

Vamos lá para mais alguns resultados de autonomia do Xperia XZ:

  • Estamos com 70% da carga total com o smartphone da Sony;
  • Por enquanto, a tela permaneceu ligada por pouco mais de 2 horas neste período;
  • A temperatura da bateria segue estável na média dos 35º, e o celular não tem esquentado nada fora do normal;
  • O game Modern Combat 5 segue consumindo mais energia que todos os outros (incluindo apps como o YouTube).

Vamos partir, daqui a pouquinho, para mais testes com o XZ, e então divulgaremos os resultados aqui para vocês.

25/1/2017 - 12.01 O GSam segue com incompatibilidade com o Nougat, embora, agora, esteja exibindo mais dados. Por enquanto, o app mais gastão vem sendo o Modern Combat.
25/1/2017 - 10.37

Galera, o teste não foi cancelado! O Xperia XZ está atualizado para o Android 7.0 Nougat, e provavelmente por causa de incompatibilidade, o aplicativo GSam Battery Monitor, utilizado por nós nas medições, não estava registrando o uso normalmente, dificultando assim a divulgação dos resultados. Agora, tudo parece ter se normalizado, e as primeiras baterias de testes já foram iniciadas.

25/1/2017 - 07.37

Durante os nossos testes de bateria, realizaremos diversos ciclos de utilização, onde conseguimos simular um uso próximo do intermediário. Por exemplo: abrimos o WhatsApp, Facebook, Chrome, YouTube e alguns jogos por um determinado período de tempo, e só utilizaremos estes mesmos aplicativos no próximo ciclo de uso, que é para termos uma ideia mais imparcial sobre a autonomia dos aparelhos.

25/1/2017 - 06.42

Bom dia, caros leitores! Eu, Wellington Arruda, conduzirei o teste de bateria com o Xperia XZ dentro de alguns poucos minutos. O dispositivo está agora na tomada finalizando a carga completa, mas será retirado em breve para darmos início aos ciclos de utilização.

O Sony Xperia XZ ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

25

Comentários

Autonomia do Xperia XZ | Teste de bateria oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas