LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus cartões! Smartphones começam ser testados em caixas eletrônicos

14 de fevereiro de 2017 9

Ao se falar em banco uma das primeiras coisas que vêm à mente são as filas intermináveis e toda aquela burocracia para se resolver algo relativamente simples. Como forma de limpar essa imagem, várias instituições financeiras têm investido cada vez mais em tecnologias para facilitar a vida do usuários. As contas digitais, por exemplo, têm esse objetivo.

Dentro desse - literalmente - pacote de ações, bancos dos Estados Unidos estão testando uma nova forma de acessar a sua conta nos caixas eletrônicos: através do smartphone utilizando a tecnologia NFC; a mesma utilizada pelo Android Pay, Samsung Pay e vários outros, ou então apps que fornecem senhas temporárias de acesso.

Tem a ver com ter uma escolha. Se você perder o seu cartão ou se sair de casa sem sua carteira, há grandes chances de que ainda tenha pelo menos o seu smartphone na mão", revela Jonathan Velline, chefe da operação de caixas do banco americano Wells Fargo.

Atualmente para realizar a autenticação nessas máquinas é preciso inserir o cartão ou usar a biometria. Aliás o celular se tornou uma ferramenta de muita utilidade para os bancos, não só sendo possível realizar uma série de transações por meio de aplicativos, como também utilizar o mesmo para verificação de token e outras funções.

Há riscos

Além do Wells Fargo, o Bank of America e JPMorgan Chase, banco esse com maior número de caixas eletrônicos espalhados pelos EUA (mais de 18 mil), estão entre as instituições interessadas em adotar esse "novo" método de autenticação. Contudo, há alguns problemas que precisam ser solucionados como por exemplo as fraudes.

Durante esse período de teste uma cliente do JPMorgan Chase teve US$ 2.900 (em torno de R$ 9.000) retirados indevidamente de sua conta através de um criminoso que teve acesso a seu login e senha, baixou o app do banco em seu próprio smartphone e, dessa forma, fez o saque no nome da vítima sem levantar qualquer suspeita.

A instituição, obviamente, solucionou o problema e garantiu que está trabalhando para resolver essas questões de segurança e que crimes como esses não devem mais acontecer.

Mas e você, leitor, o que prefere: cartão, biometria ou o smartphone para as autenticações bancárias? Conte-nos abaixo!


9

Comentários

Adeus cartões! Smartphones começam ser testados em caixas eletrônicos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas