
22 Maio 2017
O Facebook começará a usar a inteligência artificial para identificar usuários que podem estar em risco de suicídio. A tecnologia vai identificar aqueles que estiverem publicando postagens potencialmente depressivas e com tendências à ideação suicida, e dirá a essas pessoas para conversar com amigos ou contatar uma linha de ajuda de profissionais.
Serviços de prevenção do suicídio estão disponíveis no Facebook há mais de 10 anos, e recentemente a rede social reforçou ainda mais as possibilidades de usuários ajudarem seus amigos e familiares em situação de depressão. Em junho do ano passado, a empresa lançou globalmente essas ferramentas de combate ao suicídio. O Instagram também recebeu recursos semelhantes logo em seguida.
As ferramentas de criação de relatórios agora também serão integradas ao Facebook Live, para que as pessoas que estejam assistindo a transmissões de vídeo ao vivo possam relatar a respeito de streamers que estejam em situação de risco, e "alcançar a pessoa diretamente".
Agora, o Facebook está testando a inteligência artificial como uma forma de identificar os usuários que podem estar em risco. O algoritmo vai apontar postagens que provavelmente incluem pensamentos de suicídio, de acordo com a empresa, usando o reconhecimento de padrões em posts anteriores que foram relatados.
Não por acaso, foi justamente através da transmissão ao vivo na plataforma de Mark Zuckerberg que recentemente algumas pessoas cometeram suicídio com audiência de pessoas online. Naika Venant, uma menina de 14 anos, usou o site de mídia social para transmitir seu suicídio em janeiro.
Ainda em janeiro, Douglas Vieira, policial militar carioca de 28 anos, divulgou sua própria morte ao vivo no Facebook. O vídeo viralizou após ser transmitido somente para seus amigos na rede social.
Semelhante a esses casos foi o suicídio de Katelyn Nicole Davis, de 12 anos, que usou o YouTube para transmitir o momento em que tirou a própria vida.
Assim, o Facebook espera usar seu potencial de conectar pessoas para prevenir casos como estes.
Há uma morte por suicídio no mundo a cada 40 segundos, e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre 15 e 29 anos de idade.
O Facebook está em uma posição única - através de amizades no site - para ajudar a conectar uma pessoa em perigo com pessoas que podem apoiá-los.
Hoje estamos atualizando as ferramentas e recursos que oferecemos às pessoas que podem estar pensando em suicídio, bem como o apoio que oferecemos aos seus amigos e familiares interessados.
Ferramentas atuais da rede social foram desenvolvidas ao lado de organizações de saúde mental como o Save.org e do National Suicide Prevention Lifeline.
Se um vídeo é relatado para o Facebook, o gigante de mídia social será capaz de chegar a profissionais sempre disponíveis para casos de emergência, e atender pessoas que estão em perigo iminente.
O Facebook também conta com ferramentas de prevenção ao suicídio que permitem que as pessoas se conectem com os profissionais através do Messenger. A partir dessa quarta-feira, essas pessoas verão a opção de mensagem de alguém em tempo real diretamente da página da organização especializada ou através de ferramentas de prevenção do suicídio.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários