LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S8 Plus é anunciado com novo design, imensa tela e hardware de ponta

29 de março de 2017 30

Samsung realizou evento nesta quarta-feira (29) em Nova York para apresentar ao mundo o seu novo smartphone topo de linha, o Galaxy S8 Plus, que será o carro-chefe da empresa até o lançamento do Galaxy Note 8 no segundo semestre.

Depois do fiasco envolvendo o Galaxy Note 7 ano passado, Samsung investiu em grande pesquisa para desenvolver um produto novo dentro da sua cansada linha de smartphones que mantinha o mesmo design há anos.

O que muda é que a empresa decidiu abolir o famigerado botão físico home que sempre esteve presente na borda inferior de seus aparelhos. Desta forma, os botões capacitivos também foram eliminados, deixando o visual mais limpo e ao mesmo tempo permitindo a redução das bordas do aparelho.

Design reformulado

O fim dos botões abaixo da tela e a redução das bordas não são as únicas novidades no design do Galaxy S8. Ao esticar a tela até próximo das laterais do aparelho, Samsung acabou fugindo do padrão 16:9 visto em seus lançamentos anteriores e trouxe algo mais próximo ao que temos no LG G6.

Desta forma, temos aqui uma tela de 6,2 polegadas no padrão 18,5:9 inserida em um aparelho que não vai muito além do iPhone 7 Plus em termos de medidas. Alguns podem achar que uma tela deste tamanho é um completo exagero, mas a boa notícia é que o novo phablet da Samsung não deve incomodar no uso devido às bordas finas e suas laterais com belas curvas.

Em termos de acabamento não temos muitas novidades nesta geração. O smartphone topo de linha da Samsung continua com corpo feito em metal e traz acabamento final em vidro, tanto na parte frontal quanto na traseira. Para não passar aquela velha sensação de mais do mesmo (quando olhamos o smartphone pela parte traseira), o S8 vem em cores inéditas, além de estrear o novo leitor biométrico ao lado da câmera.

Biometria avançada

Talvez uma novidade que não vá agradar a muitos seja o novo posicionamento adotado para o leitor biométrico. Com o fim do botão físico abaixo da tela, Samsung tinha planos de estrear a tecnologia de biometria integrada à própria tela do aparelho, mas a tecnologia da Synaptics acabou não ficando pronta a tempo para o lançamento do Galaxy S8.

O leitor de íris do Galaxy S8 não é capaz apenas de fazer a biometria ocular do usuário, mas também a facial. Desta forma, a empresa garante uma maior segurança para desbloquear o aparelho, assim como o uso do Samsung Pay. A câmera frontal foi aprimorada para agilizar o reconhecimento do usuário por parte da biometria, sendo consideravelmente mais eficiente do que foi visto anteriormente no Galaxy Note 7.

Segurança reforçada

  • Reconhecimento de íris - O recurso de reconhecimento de íris usa as características exclusivas da íris do usuário como sua forma de desbloquear o aparelho, para reforçar a segurança do dispositivo. Também é possível usar a íris para verificar a conta Samsung do usuário e entrar em páginas da web e muito mais.
  • Reconhecimento de impressão digital - Um sensor capacitivo incorporado na traseira do Galaxy S8 Plus lê a impressão digital quando o usuário toca no botão de qualquer direção. Usando a impressão digital será possível desbloquear o smartphone e pagar com o Samsung Pay.
  • Reconhecimento facial - Desbloqueia a tela usando reconhecimento facial em vez de desenhar um padrão ou inserir um PIN ou senha.
  • Secure Folder - Proteja seu conteúdo e aplicativos privados no Secure Folder. As fotos, os memorandos e os aplicativos da pasta segura não podem ser acessados ​​por terceiros. Também é possível manter o conteúdo e aplicativos privados protegidos ocultando a pasta segura quando o dispositivo é desbloqueado.
  • Samsung Pass - Registre IDs e senhas para sites com o Samsung Pass, verificando a identidade de forma segura por meio dos dados biométricos do usuário, em vez de inserir as informações de login.
Mais pixels na tela

O Galaxy S8 Plus vem com uma bela tela Super AMOLED com 6,2 polegadas e resolução WQHD+. Em números, isso significa que temos 2.960 pixels verticalmente e 1.440 pixels horizontalmente (ao usar o smartphone em modo retrato).

E assim como visto no Galaxy Note 7, a interface da empresa permite alterar a resolução da tela. Nativamente, o sistema vem em FHD+ (2.220 x 1.080 pixels), mas permite que o usuário possa reduzir a resolução para HD+ (1.480 x 720 pixels) ou usar a nativa citada anteriormente.

Com o novo formato de tela 18,5:9, o Galaxy S8 Plus fica pronto para as produções cinematográficas mais atuais e também futuras, o que permite que o usuário terá um maior aproveitamento ao assistir filmes no celular sem aquelas barras pretas que tanto nos incomodam.

Para conteúdos mais tracionais como vídeos do YouTube, no entanto, veremos barras pretas sendo exibidas nas bordas laterais. Desta forma, o novo padrão resolve o problema com filmes, mas traz outros com demais tipos de mídias.

Explore a tela curva do Galaxy S8 Plus

  • Always on Display - Exibe várias informações, como um relógio ou calendário, mesmo quando a tela está desligada. As notificações também são exibidas na tela, bastando o usuário tocar duas vezes sobre um ícone para visualizar o conteúdo da notificação.
  • Multi janela – Possível executar dois aplicativos simultaneamente sem alterar a tela. Ao tocar e segurar no botão “recentes”, o usuário pode fixar um app na metade superior da tela, escolhendo outro em aberto para ocupar a metade inferior, permitindo explorar bem as 6,2 polegadas de tela do Galaxy S8 Plus.
  • Apps Edge - Com vários painéis de borda, será possível acessar recursos usados com frequência mais facilmente. O usuário também pode capturar uma área de conteúdo e compartilhá-la com outras pessoas de forma mais rápida.
Câmera com mesma resolução, porém mais avançada

Para aqueles que esperavam por uma câmera dupla no Galaxy S8 Plus devem ter ficado decepcionados. Samsung decidiu manter não apenas um único sensor na traseira do aparelho, como também a mesma resolução do Galaxy S7.

O que muda é que temos um sensor mais avançado da Sony, saindo o IMX260 e entrando o novo IMX333, inédito até o momento. Desta forma, não tem como sabermos o nível de qualidade oferecido por este novo sensor, neste momento, já que o mesmo ainda não havia sido usado por nenhuma fabricante de smartphones.

Samsung apresentou algumas fotos tiradas durante o evento para exibir todo o potencial da câmera do Galaxy S8 Plus, especialmente contra os seus principais rivais. O que vimos é que o novo sensor é capaz de capturar imagens com mais detalhes, melhor equilíbrio de cores e menor quantidade de ruídos em ambientes com baixa iluminação.

É bom lembrar que Samsung também costuma incluir um sensor de fabricação própria, da sua linha ISOCELL. Desta forma, não importa se você adquire um modelo com hardware da Qualcomm ou da própria Samsung, o sensor da câmera escolhido acaba sendo feito de forma totalmente aleatória.

Bixby, a nova assistente virtual da Samsung

Uma das grandes novidades do Galaxy S8 Plus é a assistente virtual Bixby, que promete ser mais eficiente que a Cortana da Microsoft ou a Siri da Apple. Ela vem totalmente integrada com o sistema e os apps pré-instalados no aparelho, contando com quatro grupo de funcionalidades:

  • Hello Bixby - Visualize conteúdo atualizado com frequência, como o tempo, lembretes e alarmes, em um só lugar. Hello Bixby analisa seus padrões de uso e fornece informações, aplicativos e funções sugeridas com base em sua rotina.
  • Bixby Vision (pesquisa de imagem) - O Bixby Vision é um recurso de busca de imagens que permite pesquisar informações relevantes convenientemente. Ative o Bixby Vision e digitalize objetos ou locais com a câmera para procurar produtos online ou locais próximos. Você também pode traduzir texto detectado.
  • Lembrete - Programe notificações e itens de tarefas ou use lembretes de local. Você também pode criar lembretes de vídeos, imagens ou sites para visualizá-los posteriormente.
  • Bixby (assistente de voz inteligente) - Bixby é uma assistente de voz inteligente que ajuda você a usar o dispositivo de forma mais conveniente. Pressione a tecla Bixby ou diga "Bixby", que o software responderá a você. Inicie uma conversa falando ou digitando e Bixby exibirá uma função que você solicitar ou mostrará as informações que você deseja.
Hardware fabricado em 10nm

Assim como nas gerações anteriores, o Galaxy S8 Plus chega em duas versões diferentes de hardware. Aqui temos um modelo internacional com o chipset Exynos 8895 e um modelo mais restrito (que será vendido apenas nos Estados Unidos e China) com Snapdragon 835. Ambas as opções contam com processo de litografia a 10nm.

É esperado que ambos, apesar de adotarem arquiteturas diferentes, oferecem desempenho bastante similares. O Exynos 8895 e o Snapdragon 835 trazem processador com oito núcleos de operação e chip gráfico capaz de rodar qualquer app e jogo na resolução 4K sem engasgar. Além disso, ambos contam com suporte às mais recentes APIs gráficas, como o Vulkan.

Snapdragon 835 Exynos 8895
CPU 4x 2,35 GHz (Kryo 280) + 4x 1,9 GHz (Kryo 280) 4x 2,3 GHz (Samsung M2) + 4x 1,7 GHz (Cortex-A53)
GPU Adreno 540 Mali-G71 MP20
RAM 2x 32-bit LPDDR4X 1.866 MHz 2x 32-bit LPDDR4X 1.866 MHz
Resolução de tela 4K UHD (4.096 x 2.160) 60 fps 4K UHD (4.096 x 2.160) ou WQUXGA (3.840 x 2.400) 60 fps
Resolução vídeos 4K UHD 30 fps (máxima) 4K UHD 120 fps (máxima)
DSP Hexagon VPU
Segurança Qualcomm Secure MSM, Qualcomm Haven, Qualcomm Studio Access, Qualcomm SafeSwitch

Samsung KNOX, Security Processing Unit

APIs gráficas OpenGL ES 3.2, Vulkan 1.0, OpenCL 2.0, DirectX 12, Renderscript OpenGL ES 3.2, Vulkan 1.0, OpenCL 2.0, DirectX 11, Renderscript
Áudio

Qualcomm Aqstic, Qualcomm aptX HD

Proprietário

O diferencial, no entanto, é que o Exynos 8895 tem a vantagem de ser capaz de capturar vídeos na resolução de 4096 x 2160 a 120 quadros por segundo, enquanto o Snapdragon 835 fica limitado a 30 quadros. Claro que Samsung vai acabar limitando o Exynos via software para que ambas as versões do Galaxy S8 Plus ofereçam o mesmo desempenho para os consumidores.

O que importa para a maioria dos consumidores é que este novo hardware da Samsung e Qualcomm possui avançado processo de fabricação, o que permite ampliar o desempenho em até 27% ao mesmo tempo em que o consumo de energia é reduzindo em 40% comparado a chipsets de 14 nanômetros.

Especificações técnicas
  • Tela Super AMOLED de 6,2 polegadas com resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels)
  • Chipset Samsung Exynos 8895 (ou Qualcomm Snapdragon 830, dependendo da região)
  • 4 GB de RAM
  • 64 GB de memória com suporte ao cartão microSD externo (vendido separadamente)
  • Câmera principal de 12 megapixels com tecnologia Dual Pixel
  • Câmera frontal de 8 megapixels
  • Resistência à água e poeira certificada pelo código IP68 (submerso a mais de 1 metro e meio por até 30 minutos)
  • Leitor de íris
  • Bateria de 3.500 mAh com tecnologia de carregamento acelerado
  • Segurança feita pelo Samsung Knox e Samsung Pay
  • Carregamento sem fio (dock de carregamento é requerido, vendido separadamente)
  • Fones de ouvido feitos pela AKG
  • Android Nougat com interface Samsung Grace UX
  • Dimensões: 159,5 x 73,4 x 8,1mm
  • Peso: 173g
Preço e disponibilidade

O Galaxy S8 Plus virá nas opções Midnight Black, Orchid Gray, Arctic Silver, Maple Gold e Coral Blue. No entanto, apenas as três primeiras cores estarão disponíveis nos EUA por preço estimado de US$ 850 (R$ 2.660, em conversão direta) - ainda não confirmado pela Samsung.

Pré-venda terá início amanhã (30) e incluirá um Gear VR de brinde. Todas as unidades Galaxy S8 virão com um par de earbuds AKG, com preço estimado de US$ 99. Vendas oficiais começam a partir de 21 de abril no mercado norte-americano e demais países selecionados.

  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

30

Comentários

Galaxy S8 Plus é anunciado com novo design, imensa tela e hardware de ponta

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas