LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hã? XDA é acusado pela Google de 'usar sua própria marca sem autorização'; entenda

11 de abril de 2017 8

Sabemos que a Google tem diversas regras na Play Store visadas para proteger seus consumidores e também a propriedade intelectual dos desenvolvedores, incluindo suas marcas, logos, ícones, etc.

Mas algumas vezes, a empresa perde um pouco do controle sob as restrições, resultando em casos curiosos como o recentemente divulgado pelo XDA.

O portal tentou há pouco atualizar seu aplicativo 'XDA Feed', uma espécie de agregador de tópicos de notícia que deixa participantes do fórum por dentro das notícias mais recentes envolvendo ROMs, análises, métodos de root, kernels, dentre outros.

O novo app trazia também um redesign no ícone, tornando-o circular, para combinar mais com os padrões implementados no Android Nougat:

Novo ícone do XDA Feed foi rejeitado por 'uso não autorizado da marca'

O problema é que a atualização foi rejeitada pela gigante das buscas, que acusou 'uso não autorizado de conteúdo protegido no ícone do app'.

Sim, por mais absurdo que isso pareça, o moderador da Play Store acusou o XDA de usar sem autorização sua própria logo no ícone, é pra rir ou chorar?

O cômico e-mail descrevendo o episódio pode ser conferido abaixo, onde o moderador cita parte das políticas da Play Store, alegando a 'violação':

Monitor da Google Play Store alegou que nova versão do app não foi aprovada por violar regras

Após o caso, o XDA apelou à rejeição — juntando todas as provas necessárias de que eles tem o direito sobre a logo — mas recebeu uma resposta automática pedindo que aguardassem 72 horas para o caso ser revisado.

Após 90 horas, o site ainda não conseguiu fazer a gigante das buscas entender que o acusou de usar a própria marca sem autorização, e com isso, usuários do app estão com uma vesão desatualizada.

Há poucas semanas a Google Play Store completou 5 anos de existência, e depois de todo esse tempo, ainda não consegue operar de forma adequada, prejudicando desenvolvedores e usuários.

Para os usuários mais assíduos que desejam obter a versão atualizada do XDA Feed, a mesma pode ser baixada via XDA Labs, cujo apk pode ser baixado nesse link.


8

Comentários

Hã? XDA é acusado pela Google de 'usar sua própria marca sem autorização'; entenda

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas