LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S8 Plus: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

18 de abril de 2017 20

A Samsung revelou o Galaxy S8 Plus no último dia 29 de março em seu evento Unpacked 2017, onde confirmou todos os rumores que inundaram a internet nas semanas e meses até então. Apenas pouco mais de 15 dias após a apresentação em Nova York, a sul-coreana resolveu trazer o flagship ao Brasil, revelando todos os detalhes sobre a sua comercialização em solo tupiniquim.

O aparelho chega como uma versão evoluída do Galaxy S7 Edge com foco no novo padrão de design que aparentemente será adotado por várias companhias, sendo buscado o maior aproveitamento frontal possível. Além disso, temos algumas novidades interessantes na área de software, como a assistente pessoal Bixby e a DeX, que promete transformar o phablet em uma verdadeira central de produtividade.

Design e tela

A parte traseira do Galaxy S8 Plus é praticamente idêntica ao que foi visto em seu antecessor, porém com alguns elementos herdados do falecido Galaxy Note 7 como o vidro curvo em ambas as laterais. A grande novidade aqui está provavelmente na presença do leitor de impressões digitais, que fica posicionado ao lado direito de sua câmera enquanto o flash LED e os sensores passaram ao lado esquerdo.

Na parte frontal, por outro lado, temos provavelmente a maior revolução em termos de design desde a criação da linha Galaxy S, já que a Samsung resolveu remover o característico botão home e as duas teclas capacitivas que ficavam abaixo do display. Junte isto a outras otimizações feitas pela empresa e temos um aproveitamento frontal realmente assustador, chegando ao ponto do Galaxy S8 Plus com 6,2 polegadas ser mais estreito e apenas ligeiramente mais alto que o iPhone 7 Plus e suas 5,5 polegadas de tela.

Com relação ao display, temos um painel Super AMOLED de 6,2 polegadas com resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) protegido por vidro Corning Gorilla Glass 5. A Samsung decidiu adotar uma proporção ainda mais "esticada" que a da LG, sendo usado por aqui o padrão 18,5:9 para que o conteúdo seja exibido de maneira ainda mais otimizada mesmo quando os botões virtuais estiverem ativos.

Especificações técnicas

Em termos de especificações técnicas, é encontrada apenas uma evolução natural em relação ao que foi visto na geração passada, não sendo usada nenhuma característica tão marcante como quantidades massivas de RAM ou armazenamento interno, ao menos no modelo que chega ao Brasil.

De uma forma geral, podem ser destacados os seguintes pontos:

  • Tela Super AMOLED de 6,2 polegadas com resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels)
  • Chipset Exynos 8895 com CPU octa-core de 2,3 GHz e GPU Mali-G71 MP20
  • 4 GB de RAM
  • 64 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD
  • Câmera principal de 12 megapixels com sensor Sony IMX333, abertura f/1.7 e tecnologia Dual Pixel
  • Câmera frontal de 8 megapixels com sensor Sony IMX320
  • Resistência à água e poeira certificada pelo código IP68
  • Biometria por leitura de íris, reconhecimento facial e/ou impressões digitais
  • Carregamento sem fio (dock de carregamento é requerido, vendido separadamente)
  • Fones de ouvido feitos pela AKG
  • Dimensões: 159,5 x 73,4 x 8,1 mm
  • Peso: 173 gramas
  • Bateria de 3.500 mAh com tecnologia de carregamento rápido
  • Sistema operacional Android 7.0 Nougat
Câmera

Este provavelmente foi um dos pontos que os usuários mais "reclamaram", pois a Samsung manteve o uso de uma câmera principal com sensor único de 12 megapixels e abertura f/1.7, o que muita gente pode entender como "o mesmo" que tivemos na geração passada.

Vale notar, contudo, que a sul-coreana usou o novo sensor IMX333 da Sony, otimizado pela tecnologia DualPixel para foco ultrarrápido e estabilização óptica de imagens para registros em cenas mais dinâmicas. Na parte frontal, tivemos o upgrade de 5 para 8 megapixels, sendo encontrado o sensor Sony IMX320 com foco automático, sendo enfatizado pela Samsung algumas vezes que esta foi a grande novidade em termos de câmera.

Nossos testes preliminares com o aparelho já durante sua apresentação serão publicados em breve, onde será possível ter uma ideia melhor de como as novas câmeras de fato se sairão.

Software

Aqui é onde de fato temos algumas mudanças "revolucionárias" por parte do Galaxy S8 Plus (e também de seu irmão menor). A primeira delas é a Bixby, que chega como substituta da S-Voice para auxiliar os usuários nas mais variadas tarefas. A assistente ganhou tamanha importância por parte da Samsung que possui até mesmo um botão físico próprio para que possa ser chamada e executar a tarefa solicitada o mais rápido possível.

O ponto negativo é que ainda não há nenhuma previsão para a chegada da Bixby ao solo brasileiro, ou mais especificamente ao nosso idioma, já que até o momento ela pode ser usada apenas em inglês e coreano.

A outra novidade é a DeX, que busca transformar o Galaxy S8 Plus em um "computador de bolso". Por meio do acessório e das otimizações de software feitas pela empresa, basta que você conecte um monitor externo e periféricos como teclado e mouse para ter uma central de produtividade pronta para uso, incluindo a execução de apps em janelas e muito mais.

Preço e disponibilidade

O novo Galaxy S8 Plus estará disponível para venda em solo brasileiro a partir do dia 12 de maio, podendo ser encontrado inicialmente nas cores Midnight Black, Orchid Gray e Arctic Silver. Assim como em seus antecessores, é provável que vejamos outras opções com o passar do tempo, ficando as expectativas principalmente para as variantes em azul e dourado, que encantaram bastante gente.

Com relação ao preço, temos R$ 4.399 no Galaxy S8 Plus, o que é apenas ligeiramente acima do que foi cobrado por seu antecessor no lançamento, sendo isto algo realmente impressionante se considerarmos todas as novidades que a Samsung trouxe em seu novo modelo. Como o modelo base do Galaxy S8 Plus possui 64 GB de armazenamento, o uso de um cartão microSD provavelmente será irrelevante para muita gente por algum tempo.

O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

20

Comentários

Galaxy S8 Plus: hands-on e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas