LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mediatek detalha Helio X30 com GPU PowerVR e foco em jogos

13 de julho de 2017 9

A Mediatek oficializou ainda no final do mês de fevereiro o Helio X30, seu mais novo chipset top de linha que chegará em dispositivos neste segundo semestre, buscando assim brigar com as soluções da Qualcomm, Samsung, Huawei e Apple. Após dar mais alguns detalhes sobre o componente em meados de maio, eis que temos agora uma publicação falando especificamente sobre o desempenho gráfico do chip, indicando que ele será uma boa opção para quem curte jogar com o smartphone.

A publicação feita pela Mediatek e compartilhada pela Meizu, que será a primeira a usar o chip em seu Pro 7, discorre sobre as novas tecnologias que são suportadas pelo chipset Helio X30, indo desde o uso de módulos de RAM LPDDR4X até os chips de memória UFS 2.0 e UFS 2.1 para armazenamento, garantindo taxas de leitura e escrita de dados muito superiores ao que temos no tradicional eMMC.

Com estas mudanças os usuários terão um ganho considerável em performance, já que muito do "gargalo" no desempenho é visto justamente na troca de dados entre processador, RAM e armazenamento interno, fazendo com que você precise ficar encarando as telas de carregamento por um tempo maior que o necessário. Além disso, os novos componentes são consideravelmente mais econômicos, o que fará com que você leve mais tempo até que precise parar de jogar e correr até uma tomada.

Publicação da Mediatek sobre o Helio X30 foi compartilhada pela Meizu

Em termos de especificações técnicas do chip propriamente dito, o Helio X30 é fabricado em processo FinFET de 10 nm, o mesmo usado para o Exynos 8895 da Samsung e o Snapdragon 835 da Qualcomm, e que provavelmente será levado também ao Apple A11. Ele, entretanto, é o primeiro nesta litografia a contar com dez núcleos de processamento, sendo dois Cortex-A73 a até 2,5 Ghz, quatro Cortex-A53 a 2,2 GHz e quatro Cortex-A35 a 1,9 GHz.

A GPU é a PowerVR 7XTP-MT4 (GT7400 Plus), que conta com clock em 800 MHz e potência de 204,8 GFlops. Isto não é tão potente se compararmos ao que temos no Apple A10 Fusion do iPhone 7 (GT7600 Plus com 249,6 GFlops), ficando ainda mais atrás se colocada lado a lado com a Adreno 540 do Snapdragon 835 (567 GFlops) ou com a Mali-G71 MP20 do Exynos 8895 (371,2 GFlops), restando aguardarmos para ver como as empresas lidarão com este desempenho bruto inferior.

De uma forma ou de outra, todos os detalhes a respeito do Helio X30 devem ser vistos na prática a partir do dia 26 de julho, já que esta é a data esperada para o lançamento do Meizu Pro 7, sendo então apenas uma questão de tempo até que testes aprofundados com o aparelho demonstrem todo o seu potencial frente a outros smartphones topo de linha apresentados desde o início do ano.


9

Comentários

Mediatek detalha Helio X30 com GPU PowerVR e foco em jogos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas