LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple reserva-se o direito de ler e-mails do iCloud e compartilhá-lo com autoridades

24 de março de 2014 6

E-mail seguro
E-mail seguro

A Microsoft não é a única empresa que se reserva o direito de invadir as contas de e-mail de seus clientes. Segundo Alex Hern do The Guardian, a grande maioria das empresas incluem cláusulas de invasão de privacidade em seus contratos de criação de contas de e-mail.

A questão veio à tona na semana passada quando Alex Kibkalo, um ex-funcionário da Microsoft, foi preso sob a acusação de vender partes do código fonte do Windows 8. A queixa apresentada contra ele em um tribunal federal de Seattle incluiu trocas de e-mail enviadas a partir da sua conta Hotmail para um blogueiro francês. A Microsoft não tinha uma ordem judicial para invadir o e-mail de Alex, mas mesmo assim o fez.

Hern, jornalista do The Guardian, fez o que poucas pessoas fazem: Leu o contrato para criação de uma nova conta de e-mail. No contrato da Apple, uma informação relevante foi encontrada. De acordo com os termos, a empresa pode ler e compartilhar seus e-mails com qualquer autoridade. O trecho na íntegra, diz:

"Você concorda que a Apple tem o direito, sem qualquer responsabilidade perante você, de divulgar quaisquer dados de registro e/ou informações de Conta para autoridades judiciais, funcionários do governo e/ou terceiros, conforme a Apple acredite ser razoavelmente necessário ou apropriado para executar e/ou verificar o cumprimento de qualquer parte do presente Contrato (incluindo, sem limitação, o direito da Apple de cooperar com qualquer processo legal relativo ao seu uso do Serviço e/ou produtos, e/ou uma reclamação de terceiro no sentido de que seu uso do Serviço e/ou produtos é ilícito e/ou viola direitos de tais terceiros)."

Essa situação é uma moeda de duas faces; pode ser útil na preservação da segurança da sociedade, mas pode também expor seus clientes à situações contrangedoras, caso seus e-mails venham a vazar.


6

Comentários

Apple reserva-se o direito de ler e-mails do iCloud e compartilhá-lo com autoridades

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo