LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 9 permite visualizar mais de um aplicativo por vez no iPad

08 de junho de 2015 8


Apple pretende tornar os iPads ainda mais funcionais com o iOS 9. Uma das novidades é o recurso de multi-janela que permite abrir dois aplicativos ao mesmo tempo lado a lado. Este recurso já era oferecido pela Microsoft no seu tablet Surface e também por várias fabricantes que adotam o sistema Android, como o caso da Samsung que permite que até quatro apps sejam exibidos ao mesmo tempo na linha Galaxy Note.

Já há um bom tempo que vemos vários rumores falarem sobre a possibilidade do iPad ganhar um recurso similar. Durante a WWDC 2015, Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, demonstrou como o recurso permite usar duas soluções ao mesmo tempo dividindo a tela do iPad. Como pode ser visto acima, foi demonstrado o navegador Safari sendo usado ao mesmo tempo que o aplicativo de Mensagens. Em seguida, ele puxou para cima a aplicação do lado direto para mostrar como é fácil escolher outra aplicação para dividir a tela.

A integração também foi aprimorada entre os aplicativos. No exemplo dado por Federighi, ele mostrou que é possível tocar em um link que leva ao aplicativo Mapas, que abre na janela ao lado, sem que o usuário deixe de usar o serviço que estava antes. Em outro exemplo, ele mostra o aplicativo ESPN exibindo um vídeo, e ao receber um e-mail, ele pode tocar na mensagem recebida e ler o conteúdo da mesma sem a necessidade de parar o vídeo. É possível redimensionar a divisão de tela de acordo com as necessidades dos usuários.


Essa possibilidade de dividir a tela em duas é chamada de Split View e estará disponível apenas no iPad Air 2. A segunda novidade que permite acessar um segundo aplicativo sem deixar o primeiro de lado é chamada de Slide-over e estará disponível para os iPads Air, Air 2, Mini 2 e Mini 3. Dentro deste pacote de novidades também está o novo app Switcher que permite aos usuários deslizarem os aplicativos para o uso em modo completo ou dividido. De acordo com a Apple, muitos usuários usam o iPad como se fosse um computador, onde ter a possibilidade de usar mais de um aplicativo por vez era algo essencial que muitos esperavam há muito tempo.


8

Comentários

iOS 9 permite visualizar mais de um aplicativo por vez no iPad
  • Bom dia tenho um iPad mini e não estou conseguindo usar o recurso simultâneo, é possível que meu aparelho não aceite isso ? Obrigado Thiago

      • Pensei que a Apple iria adotar esse recurso no iPhone 6 Plus, dividindo a tela na vertical... decepção.. Atualmente uso bem mais o Plus do que o iPad, este está mais limitado a exportar o conteúdo exclusivo deste para o Plus via AirDrop.

        Mas voltando ao multi-janela, este recurso fantástico da touchwiz tem suas limitações.. nem todos os aplicativos rodam em janelas simultâneas.

          • No Android será nativo para todos os apps. deveria realmente vir no ¨plus ou qualquer tela acima de 5.0.

              • A limitação é os aplicativos não serem desenvolvidos para esticarem ou diminuírem ao gosto do usuário. No máximo tem variações para proporções populares do mercado. Além de precisar de ter acesso ao kit de desenvolvimento da Samsung para poder tirar todo proveito. Apesar disso, o multi janelas da Samsung ainda é melhor, divide a tela em 4 e tem uma janela pop up, no iPad seriam 2 e a pop up. Android M deve trazer tal recurso nativo e aí as coisas melhoram para ambos.

                • Esperando o pessoal chamar de cópia...

                  Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                  Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                  Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                  iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo