LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple registra patente que descreve recursos de toques nas laterais do aparelho

22 de julho de 2015 0

O escritório de patentes dos EUA publicou a invenção da Apple de número 9,086,738 que descreve uma solução para o problema de muitos donos de iPhones e tablets na a tentativa de interagir com interfaces de usuário muito granulares em telas multitoque com a precisão que desejam.

Como a Apple observa, telas touchscreen se destacam em operações menos granulares, que exigem apenas swipes e poucos toques, mas são muitas vezes inadequadas para realizar ajustes finos. Por exemplo, escolher um caractere específico em uma linha de texto é difícil em uma interface touch porque o mecanismo se baseia em um objeto de entrada com uma área relativamente grande para o contato - o dedo do usuário, que inclusive varia de tamanhos. Outro exemplo que muitos usuários enfrentam é a seleção específica de letras em um texto.

O iOS possui recursos como uma ampliação virtual da interface, que pode ser uma solução alternativa para facilitar alguns ajustes, mas isso está longe de ser um método ideal para atingir maior precisão, como a que temos com um mouse na tela de um PC. Dessa vez, ao invés de procurar uma resposta na tela multitoque, a Apple resolveu criar uma solução utilizando os sensores de movimento disponíveis em sua linha de dispositivos.


Em uma das formas de aplicar a ideia, o usuário é capaz de mover um objeto exibido na tela com extrema precisão, talvez pixel por pixel, através de toques leves na lateral do iPhone. Gestos de toques em partes que não são nativamente sensíveis ao toque em um dispositivo são detectados pelo acelerômetro ou giroscópio e processados naturalmente como um toque na tela. Os inputs são representados na tela em direção igual ou contrária. Por exemplo, um leve toque no lado direito do iPhone poderia mover um objeto para a esquerda, e vice-versa.

A segunda aplicação da tecnologia seria uma nova forma de selecionar texto. Leves toques poderiam mover o cursor de seleção de texto por um caractere de cada vez, enquanto toques um pouco mais incisivos selecionariam palavras inteiras ou linhas. Um meio muito mais preciso. A ideia também pode ser estendida para a seleção de diversos tipos de manipulação e seleção de objetos virtuais, como selecionar um grupo de imagens para compartilhar, por exemplo, ou a imagem abaixo que ilustra linhas e colunas de uma planilha.


A Apple também aborda possibilidades de toques em outras direções, como no topo do dispositivo, bem como multitoques, com mais de um dedo, e outras variações.

Ainda não é possível dizer se a companhia vai utilizar essas invenções nos próximos lançamentos, ou quando isso poderá ocorrer. Mas é uma excelente ideia, que sem dúvida tornará os dispositivos móveis da Maçã muito mais fáceis de manipular com precisão em certas ferramentas cotidianas.


0

Comentários

Apple registra patente que descreve recursos de toques nas laterais do aparelho

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo