LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple patenteia stylus que pode ter ponta trocada até por câmera

05 de maio de 2016 6


Apple recebeu mais uma licença de patente no USPTO (United States Patent and Trademark Office), o escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos, onde detalha as possíveis características da Apple Pencil 2. Chamando o mecanismo de “stylus inteligente”, a gigante de Cupertino mostra um acessório esperto capaz de oferecer mais vantagens ao usuário que escolher interagir com o iOS usando a caneta.

O dispositivo de mão foi certificado com características que incluem sensores, microprocessadores, algoritmos avançados, responsáveis por identificar gestos no display ou em uma tela touch digital. De fato, a novidade é bastante similar à Apple Pencil original, colocando suas peças interiores para funcionar assim que registra o contato entre sua ponta e a superfície do visor, porém a patente oferece mais recursos de hardware para facilitar o uso.

Imagem: cada ponta possui suas próprias características internas e externas. Via: Apple Insider.

Tanto o acessório patenteado quanto a Apple Pencil possuem usam sensores de pressão extremamente precisos para que a linha criada na tela seja condizente com a força aplicada pelo usuário. Isto significa que, caso ele aplique mais pressão ao display, um contorno mais grosso aparece no display. A boa nova aqui é a capacidade da nova stylus inteligente de ter suas pontas trocadas em “hot-swap”, onde o hardware fica pronto para ser utilizado assim que recebe a nova peça.

Os diferentes tipos de ponta que aparecem na patente contam com variadas funções e propriedades, promovendo traços distintos quando há a interação entre elas e o visor. Cada uma delas desfruta de sensores únicos que são lidos de modo diferenciado pelo sistema, causando, aí, a alteração nos padrões de desenho e anotação. Mas não apenas rascunhos e rabiscos são suportados pelo acessório descrito na patente.

Apple vai mais longe e coloca opções de pontas com câmera e até lanterna, recursos que são usados apenas em casos específicos. Há até uma ferramenta que converte o tipo de escrita em papel de uma pessoa para uma forma digital. A proteção de quem usa a futura Pencil também foi aprimorada, tendo o TouchID sugerido como método de validação. Se não é o dono que está a segurando, a caneta esperta não funcionaria, por exemplo.

Imagem: espécie de corpo que identifica a rotação da caneta inteligente. Via: Apple Insider.

No lado oposto do corpo do gadget, encontra-se um sensor que simula uma borrada quando tocado na tela, enquanto a própria estrutura possa contar com uma espécie de barra de rolagem, capaz de identificar a rotação da stylus em contato com o display. Apple Pencil chegou junto ao iPad Pro e já é considerada uma das melhores do mundo, apesar de precisar ter sua bateria recarregada eventualmente, custando absurdos R$ 849 no Brasil. Não há informações sobre a estreia de uma Apple Pencil 2, mas isso pode acontecer no final do ano, quando sua antecessora completar 12 meses de vida.


6

Comentários

Apple patenteia stylus que pode ter ponta trocada até por câmera

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo