LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tim Cook garante que Apple poderia desbloquear iPhones a pedido da Justiça, mas não quer

15 de agosto de 2016 3

Tim Cook, que assumiu o comando da Apple há cinco anos após a morte do famoso fundador Steve Job, conversou sobre a possibilidade da companhia desbloquear iPhones a pedido da Justiça em recente entrevista. A companhia se esquiva da possibilidade de desbloquear smartphones mesmo em crimes de grande repercussão, mas Cook disse que essa é uma questão técnica "muito profunda" entre os responsáveis da empresa.

Disse ele:

O risco do que pode acontecer se isso se concretizar, nós achamos, pode ser inacreditavelmente terrível para a segurança pública.

Ainda segundo o executivo, brecha criada poderia colocar milhares de clientes ao redor do mundo em risco e a segurança do sistema é um dos maiores orgulhos da Apple.

Poderíamos criar uma ferramenta para desbloquear um telefone? Após muitos dias acredito que nós poderíamos. Então a questão é ética: nós deveríamos?

São alguns casos envolvendo a necessidade de desbloqueio do celular para investigações policiais, sobretudo nos Estados Unidos, mas que a Apple se negar a fazer sob argumento de que isso faria todos os outros aparelhos serem vulneráveis e passíveis de riscos.

Após o massacre em San Bernardino, em dezembro de 2015, com 14 mortos, o FBI solicitou a Apple que crie uma brecha proposital na criptografia dos iPhones que permita o acesso às informações de investigado, mas a Maçã ainda briga na Justiça para não cumprir o pedido. Investigadores de um assassinado em Michigan apelaram até mesmo para um dedo 3D da vítima, já que eles acreditam que o smartphone possui pistas sobre o assassino. O excesso de zelo da gigante de Cupertino foi até criticado recentemente pelo CEO da Blackberry, que considera que esse tipo de atitude ignora o bom convívio em sociedade.

Recentemente, as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram que preferem os produtos da Apple, em especial o iPhone 6S. O exército, porém, alega que o principal motivo desta preferência é o desempenho dos produtos, como rapidez e gráficos, em relação aos anteriores, produzidos pela Samsung. O quesito segurança, que a Apple tanto se orgulha, não foi mencionado.


3

Comentários

Tim Cook garante que Apple poderia desbloquear iPhones a pedido da Justiça, mas não quer

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo