
01 Julho 2015
O Internet.org é um projeto do Facebook com a proposta de disponibilizar uma "internet limitada" a pessoas que não tem acesso à rede mundial de computadores. No Brasil, a presidente Dilma entrou em acordo com Mark Zuckerberg para oferecer o serviço na Favela de Heliópolis, São Paulo, mas a notícia desagradou a muitos ativistas devido ao risco que a proposta oferece ao Marco Civil da Internet. Com isso, mais de 30 entidades enviaram um pedido à Dilma para que a parceria não fosse levada adiante.
O Brasil não é o único país com pessoas preocupadas com a neutralidade da rede, e parece que o Facebook acabou recebendo críticas em outros lugares, também. Na Índia, o projeto recebeu uma forte reação de empresas sediadas em outros países, que acabaram abandonando a plataforma porque o Internet.org favorecia algumas operadoras em detrimento de outras. Empresas midiáticas como NDTV e Times Group acabaram saindo da iniciativa.
Com isso, a rede social busca formas de amenizar o problema. Hoje, no Newsroom, a rede social anunciou o lançamento do Internet.org Plataform. A ideia é convidar a todos os desenvolvedores a criar e oferecer seus serviços e conteúdos através do serviço de acesso gratuito do Facebook.
Em um vídeo, o CEO Mark Zuckerberg fala sobre a iniciativa e menciona que o Facebook incluirá operadoras em "parcerias não-exclusivas" para entregar os serviços básicos de graça, e que será mais "transparente e inclusiva" em como vai lidar com esses serviços através do Internet.org.
Ele ainda afirma que esses sites serão simples e eficientes em dados, para que as operadoras possam fornecer gratuitamente de forma "econômica e sustentável". Os websites não precisarão pagar para serem incluídos, e as operadoras também não cobrarão dos desenvolvedores pelos dados que as pessoas usarão.
Com isso, o Facebook está encorajando desenvolvedores a criarem sites fáceis de acessar através de dispositivos básicos e cenários que contam com bandas de internet limitadas.
Resta agora esperar para saber qual será a reação das entidades que defendem a neutralidade da rede, com essa novidade.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários