LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maior supercomputador do Brasil é desligado por falta de dinheiro seis meses após inauguração

22 de junho de 2016 22

O maior supercomputador da América Latina teve que ser desligado por falta de dinheiro para a conta de luz. Inaugurado em janeiro deste ano, o Santos Dumont, um dos quatro brasileiros na lista dos 500 maiores do mundo, custou R$ 60 milhões. Está instalado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e faz parte do Laboratório Nacional de Computação Científica. Entre suas tarefas estão pesquisas que envolvem o vírus da zika, mal de Alzheimer e o pré-sal. Todas estão paralisadas.

O Santos Dumont ocupa uma área de cerca de 380 metros quadrados e consome cerca de R$ 500 mil por mês em energia elétrica. O valor corresponde a cerca de 80% do laboratório, que esperava um reajuste no orçamento para conseguir manter o funcionamento. Porém, os seguidos cortes nos gastos, especialmente relacionados a ciência e tecnologia, impediram a continuidade do funcionamento da máquina.

No mês de maio, vimos que não havia a possibilidade de manter o computador ligado e tivemos a decisão de desligá-lo, diante da imprevisibilidade de chegada dos recursos para a energia elétrica", lamentou o diretor do LNCC, Augusto Gadelha, que ainda afirma ter seis pesquisas atrasadas, uma delas relacionadas ao vírus da zika, e outras 75 na fila.

A máquina é até um milhão de vezes mais rápida que um notebook comum, e levou cerca de três dias para identificar cadeiras de proteínas que espera-se poderem ser usadas em tratamentos de doenças como o Mal de Alzheimer.

O supercomputador Santos Dumont

E não são apenas as pesquisas que ficam comprometidas. A própria estrutura do supercomputador pode ser danificada pela falta de uso, além do pessoal envolvido, que estudou para o projeto. São milhões em investimentos que simplesmente serão perdidos caso a máquina não possa voltar à ativa.

É o reflexo e um exemplo gritante do que está acontecendo com a ciência e tecnologia no Brasil. É um descaso total. Foram investimentos vultosos que ocorreram e formação de pessoal de que demoraram muitos anos para se completar, mas que correm o risco de serem desperdiçados. O que acontece com o supercomputador é emblemático", declarou o presidente da academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich.

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou estar a par da situação e garante estar em busca de uma solução para a falta de dinheiro para o laboratório junto ao Ministério do Planejamento. O computador é ligado ocasionalmente por algumas horas para evitar danos a sua estrutura.


22

Comentários

Maior supercomputador do Brasil é desligado por falta de dinheiro seis meses após inauguração
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista