LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Companhia elétrica dos EUA sofre ataque cibernético e acusa Rússia

31 de dezembro de 2016 48

O clima de tensão entre os EUA e a Rússia aumentou essa semana, com uma retaliação do presidente Barack Obama que anunciou a expulsão de 35 diplomatas russos dos Estados Unidos por "sabotagem a processos e instituições eleitorais". A medida foi uma resposta aos ataques hackers ao sistema eleitoral dos Estados Unidos e invasões de bancos de dados do governo norte-americano.

Agora, aquecendo ainda mais o clima já inflamado, uma empresa estatal de energia elétrica confirmou na última sexta-feira que encontrou em um de seus laptops um código malicioso que, de acordo com o governo dos EUA, é usado por hackers russos.

Segundo o Departamento Elétrico de Burlington, os serviços públicos dos EUA foram alertados pelo Departamento de Segurança Interna na quinta-feira sobre a presença de um código malicioso usado no Grizzly Steppe. Este é o nome que foi dada à operação russa na forma de dois ciberataques contra o Partido Democrata, organizados por dois grupos diferentes ligados aos serviços russos de Inteligência.

A Burlington Electric, de propriedade municipal de Burlington, a maior cidade do estado de Vermont, disse que detectou o malware em um laptop que não está conectado aos seus sistemas e que tomou "uma ação imediata para isolar o laptop e alertou as autoridades federais".

Nossa equipe está trabalhando com autoridades federais para rastrear este malware e evitar qualquer outra tentativa de infiltrar nos sistemas

As agências de inteligência norte-americanas acreditam que as unidades de hackers russas costumam usar redes de computadores de outras pessoas para "esconder sua atividade maliciosa", de acordo com o correspondente da CBS News, Jeff Pegues. Documentos que recentemente se tornaram públicos mostram que os investigadores dos EUA suspeitam que os serviços de inteligência russos tenham acesso à infra-estrutura de computadores comprometida em até 60 países.

A Homeland Security e outras agências compartilharam publicamente o código de malware usado no Grizzly Steppe. Autoridades de serviço público de Vermont identificaram o código dentro de suas operações e relataram isto às autoridades federais sexta-feira

Acusada de interferir nas eleições presidenciais norte-americanas através de ataques a sites políticos e contas de e-mail americanos, a Rússia negou a invasão de sistemas norte-americanos.

O código encontrado no laptop não foi usado ativamente em nenhum ataque, ao menos até onde se sabe. O mais provável é que as intenções de hackear uma empresa elétrica seria causar um blackout. Ainda mais se lembrarmos que exatamente há um ano, em dezembro de 2015, 80 mil habitantes do Oeste da Ucrânia ficaram horas sem luz após um ciberataque, do qual as autoridades locais acusaram a Rússia de ser responsável.

O governador democrata Peter Shumlin disse que sua administração esteve em contato com o governo federal e com os serviços públicos do estado, e fez um comunicado no mínimo alarmante.

Todos os americanos devem estar alarmados e indignados que um dos principais bandidos do mundo, (presidente russo) Vladimir Putin, tem tentado cortar a nossa rede elétrica, com a qual contamos para manter a nossa qualidade de vida, economia, saúde e segurança. (O governo federal deve) perseguir vigorosamente e pôr fim a esse tipo de intromissão russa

Ainda assim, autoridades norte-americanas não sabem afirmar ainda exatamente quais eram as intenções dos hackers russos dessa vez, mas suspeitam que eles tentaram também afetar as atividades desta empresa ou que simplesmente se tratou de um teste de viabilidade.

Retaliação secreta

Embora o presidente russo Vladimir Putin tenha surpreendido ao declarar que não expulsará nenhum diplomata norte-americano da embaixada de seu país, em resposta à expulsão dos diplomatas russos, Obama ainda não está satisfeito.

No final de seu mandato, o presidente foi criticado pelas sanções pela assessora de Donald Trump, Kellyanne Conway, dizendo que o objetivo de Obama é "encurralar" seu sucessor na Casa Branca. Segundo Conway, muitos acreditam que estas sanções tem por objetivo colocar obstáculos à gestão de Trump.

Porém, Obama afirmou ainda que as sanções não se tratam apenas das expulsões, mas que a sua resposta também chegará na forma de operações secretas que não serão informadas publicamente.


48

Comentários

Companhia elétrica dos EUA sofre ataque cibernético e acusa Rússia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista