LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp: Justiça não pode tratar internet como telefonia fixa, diz professor de direito da FGV

02 de maio de 2016 2

Juristas e advogados têm tido posicionamento contrário ao bloqueio do WhatsApp iniciado nesta segunda-feira (2) e que pode durar três dias. O mesmo vale para o professor de direito da FGV, Luiz Fernando Moncau, para quem o Marco Civil não serve para justificar a decisão judicial que suspende o serviço.

Para ele, é um problema querer aplicar à internet algumas regras atinentes particularmente à telefonia. Segundo ele:

A internet é diferente. Há outras regras e elas precisam ser respeitadas. Metadados são uma obrigação de todo provedor. Mas conteúdo de informação não o é. Tomar medidas desproporcionais em relação às tecnologias e às infraestruturas de comunicação existentes hoje é um risco. Não se pode punir todos para coletar o dado de um específico.

Para Moncau, a decisão do juiz Marcel Montalvão, que pediu a suspensão do WhatsApp, se baseia fragilmente em trechos do Marco Civil, especialmente no que diz respeito às informações fornecidas à justiça.

Os artigos 10 e 11 e 12 falam muito da questão da privacidade, da proteção de registros de aplicação e de acesso. Se a Justiça quer os metadados, o WhatsApp é obrigado a dar. Mas se a Justiça quer o conteúdo das mensagens trocadas é uma outra questão e isso não está no Marco Civil da Internet.


Para a Proteste, a decisão inclusive feriria dois pilares fundamentais da lei de internet em vigor no país desde 2014, e que pode ser editada ainda este mês pelo governo federal. A entidade mantém o posicionamento desde o ano passado.

Sem liminar

Ao contrário do que ocorreu em dezembro de 2015, quando o WhatsApp foi bloqueado mas reestabelecido antes do previsto, a suspensão que ocorre nesta segunda-feira (2) ao mensageiro poderá cumprir o prazo de 72 horas, deixando o app fora do ar por três dias. Ao menos é o que indica a falta de movimentação das operadoras de telefonia, que estão, até o momento, cumprindo a ordem judicial.

Na primeira vez que o WhatsApp foi bloqueado, o professor da FGV diz que a Oi teria acionado a justiça com uma liminar para suspender a decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Dessa vez, porém, não é o que parece ocorrer: nenhuma operadora sinalizou que recorrerá à justiça pela volta do WhatsApp.


2

Comentários

WhatsApp: Justiça não pode tratar internet como telefonia fixa, diz professor de direito da FGV
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista