LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como o consumo médio de dados do brasileiro se sai contra os limites de franquia da Vivo?

02 de maio de 2016 9

Um dos pontos mais questionados pelos consumidores para a implementação de franquias de internet, fora o movimento em si, iniciado pela Vivo e respaldado pela Anatel, é se estas oferecem a quantidade de banda que o usuário realmente precisa. Ou, se é uma desculpa para cobrar a mais por pacotes extras de dados. O site Iinterativa fez um infográfico bastante detalhado para responder essa questão, tentando estimar a quantidade mínima de dados que um usuário típico precisaria. Abaixo, os detalhes pelo site.


Cabem alguns comentários em relação ao infográfico. Em primeiro lugar, a franquia estimada de 142,11 GB já supera o plano máximo oferecido pela Vivo, que é de 130 GB, então, no melhor dos cenários, o consumidor não tem opção senão usar menos a internet ou pagar por pacotes extras. Aliás, nem no melhor dos cenários, já que o uso estimado é de 142,11 GB por usuário, ou seja, uma família típica de 4 pessoas seria severamente prejudicada, já que usaria, em teoria, quase 600 GB de dados por mês. A conta não fecha, já que a franquia da Vivo supõe o consumo somente de uma pessoa.

Não acaba por aí. Estimar que os usuários que tem o Netflix consomem somente 20 horas de filmes por mês "em qualidade padrão" não se sustenta. Em primeiro lugar, isso supõe que os usuários não possuem TVs com resoluções Full HD, que já se tornaram acessíveis o suficiente para boa parte do público. E outra: isso significa que vamos ficar parados no tempo, já que por que comprar uma televisão mais moderna, com resolução 4K ou com HDR, se não haverá nada para assistir? O consumidor terá que comprar Blu Rays sempre? Quem sabe assinar o sinal de TV da operadora e engordar as suas margens de lucro?

Games é um outro ponto. O infográfico estima que o usuário médio consuma 30 horas de jogatina online, o que resultaria em aproximadamente 1,8 GB por mês. Mesmo se fosse o caso, os dados necessários para baixar o jogo não entram na equação? Quem tem um console já se acostumou a deixar jogos baixando durante a noite, já que alguns deles consomem várias dezenas de gigabytes de dados. Leva sim em consideração um download de jogo por mês, totalizando 25 GB, mas o usuário ficará restrito a isso? Para finalizar, estimar que um brasileiro típico fica somente 9,7 horas mensais por mês é extremamente conservador, para dizer o mínimo.

O que acha do infográfico? Acredita que a Vivo, ou mesmo a Anatel, mudará de ideia e passará a implementar franquias de dados razoáveis quando perceber que o brasileiro usa muito mais internet? Conte para nós nos comentários!


9

Comentários

Como o consumo médio de dados do brasileiro se sai contra os limites de franquia da Vivo?
  • 500 gb vi facil aki em ksa

      • Não sei porque sai uma matéria dessas. Todos sabem que essas operadoras só quer é ganhar cada vez mais. São todas mercenárias até o último fio de cabelo.

          • Esse infografico foi o basico do basico de um usuario.. e msm assim ele superou a meta de 130gb da vivo.. vivo querendo maiores lucros.. viram o quanto ela lucrou? Foi divulgado aki no tudocelular.. deem uma olhada..

              • isso é loucura... em casa eu gasto mais de 300gb por mes...

                  • O infográfico deve ser para o consumo de UMA só pessoa, poque se você levar em conta toda uma família, cada um com seu Smartphone, notebook, computador, etc passa fácil fácil de 300gb.

                    • O lance é venderam para mais clientes que podiam suportar, aumentaram as reclamações dos clientes (com razão) e a Anatel caiu em cima. A solução mais inteligente que eles poderiam fazer é pedir a diminuição dos impostos, para ter uma idéia só o ICMS no DF chega perto dos 30% do valor da conta, e então expandir mais ainda. Quem sabe até por o governo federal para construir a infraestrutura e alugar para as prestadoras de serviço.

                        • Em minha casa consumo média e 140 gb/mês, sendo que tenho celulares, iPad, notebooks, Netflix e música (spotify), Acredito que então VIVO, o plano mínimo que tem que ser oferecido é o de 150 gb, pois usuário comum consome bastante, se eu virar um HAVY-USER vou dobrar esse consumo.

                            • Meu deus, eu preciso de oxigênio! Ah não, vou morrer, pois não tenho como pagar minha franquia de oxigênio pra viver esse mês... puts!

                                • bato isso em uma semana sem brincadeira uso muito youtube tipo umas horas por dia segundo não é um usuario por casa e sim 5 se cada um gasta o que vc diz ja acabo minha franquia em 1 dia.

                                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais