LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tendência mundial? Relatório aponta que 68% dos países não adotam franquia de internet

02 de maio de 2016 2

Desde que começou a falar sobre a implementação de um modelo de franquias na internet fixa no Brasil a Vivo tem buscado meios de se defender da legião de críticas dos usuários e órgãos especializados em defesa do consumidor, alegando que este tipo de plano de negócios é muito popular no mercado internacional e que nada tem a ver com as inúmeras perdas de sua divisão de TV a Cabo para serviços de streaming como Netflix e YouTube.

Para vermos se isto é realmente verdade e se a Vivo está apenas adotando uma "tendência mundial" como ela mesma aponta, podemos pegar o mais recente relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) como base, onde foram analisadas as conexões de 190 países ao redor do globo para capturar as mais variadas estatísticas sobre o assunto. De acordo com eles, aproximadamente 68% dos locais analisados oferecem prioritariamente planos de acesso à internet banda larga ilimitada, ou seja, apenas 60 dos 190 países adotaram o modelo de franquias para a internet fixa.

Vale notar que o UIT é o órgão específico da Organização das Nações Unidas (ONU) para criar padrões e recomendações globais sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ou seja, é algo que as operadoras de telefonia deveriam ter como base para implementar o melhor plano de negócios para si e também para os consumidores. Ao que parece, contudo, a Vivo resolveu ignorar este relatório e escolher apenas países que utilizam meios de franquia para se espelhar, mesmo que ainda neste caso ela não procure copiar os preços e/ou a qualidade do serviço oferecida.

Vivo é a grande responsável por tentar implementar modelo de franquias na internet fixa brasileira

Unindo o fato da maioria dos países não utilizar planos de franquia na internet fixa com a recente notícia de que a Telefonica (dona da Vivo e da GVT) aumentou seu lucro em mais de 179% no primeiro trimestre de 2016, fica o questionamento sobre qual seria o motivo desta repentina mudança no modelo de negócios da empresa para o mercado brasileiro, voltando novamente ao fato de que serviços de streaming e até mesmo aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm sido um verdadeiro martírio para as operadoras de telefonia, fazendo com que seus lucros exorbitantes alcançados anteriormente sejam reduzidos em diversos setores.

E você, o que acha da ideia da Vivo de implantar internet fixa com limite de franquia no Brasil? Acredita que a empresa está realmente certa em querer manter a sua margem de lucro em meio à uma crise econômica mundial? Deixe-nos seu comentário abaixo!


2

Comentários

Tendência mundial? Relatório aponta que 68% dos países não adotam franquia de internet

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais