LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A9 ou Mi Max 2: TudoCelular compara opções com tela e bateria gigantes

25 de março de 2018 24

A série de comparativos do TudoCelular chegou a um embate interessante para quem procura um smartphone com tela grande e bateria monstruosa. De um lado, temos o Samsung Galaxy A9, com tela de 6" e incríveis 5.000mAh de carga. Do outro, o desafiante Xiaomi Mi Max 2, com 6,44" e 5.300mAh de bateria.

Nos próximos parágrafos, você vai ver um breve descritivo do design e interface de cada um, além dos resultados nos testes de desempenho, bateria, tela e câmeras realizados aqui no TudoCelular. A partir daí, chegamos a uma conclusão de qual dos dois vale mais a pena. É só rolar a página e acompanhar.

Design e acabamento

80.9 x 161.7 x 7.9 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
88.7 x 174.1 x 7.6 mm
6.44 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Acima, você vê um gráfico comparando a diferença real de tamanho entre os dois dispositivos. O smartphone da Xiaomi é maior em altura e largura, mas também é menos espesso que o Galaxy A9. E, apesar da tela e dimensões maiores, o chinês é pouco mais pesado que o seu concorrente aqui.

Com relação ao acabamento, temos um modelo com laterais metálicas e vidro na frente e atrás - o A9 - contra um smartphone que aposta no acabamento metálico na traseira. Isso explica, em partes, a diferença pequena no peso dos dois.

Outro ponto importante é a localização do leitor de impressões digitais. A Xiaomi optou por deixá-la na parte traseira, enquanto a Samsung ainda apostava na fusão entre botão Home e sensor biométrico, mantendo o leitor na parte frontal, em meio aos botões de apps recentes e voltar. O Mi Max 2 também tem os três botões capacitivos na parte frontal, o que libera espaço na tela.

Para quem pretende utilizar dois chipes de operadoras, uma má notícia caso opte pelo modelo chinês: um dos slots é híbrido, e você terá de optar pela segunda linha ou a expansão do armazenamento. Já o usuário que escolher o A9 poderá ter dois chips e um cartão micro SD sem nenhum problema.

Hardware e desempenho
Galaxy A9 Mi Max 2
Chipset Qualcomm Snapdragon 652
4x 1,8 GHz + 4x 1,4 GHz
Qualcomm Snapdragon 625
8x 2.0GHz
Placa gráfica Adreno 510 Adreno 506
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 32GB + micro SD até 256 GB 64 GB + micro SD até 128 GB

Nosso primeiro teste traz especificações levemente diferentes, e que devem mostrar resultados parecidos. Claro que a fluidez da interface influencia bastante no desempenho do dispositivo. Por isso o TudoCelular realiza os testes de velocidade com todos. Não basta olhar o hardware, temos que testar se o potencial é atingido.

E aqui, o Galaxy A9 consegue se mostrar superior na velocidade de abertura dos aplicativos e multitarefas quando comparado ao Mi Max 2. O dispositivo da Samsung fechou nosso teste em 1min20s, enquanto o modelo da Xiaomi precisou de sete segundos a mais na primeira volta, com empate na segunda, e fechando no total de 1min27s.

Galaxy A9 Mi Max 2
AnTuTu 98.268 63.845
GeekBench CPU 1.356 / 4.414 870 / 4.236
GeekBench GPU 4.319 3.081
3D Mark 899 464
GFX Bench (Manhattan off) 644,6 615,5
GFX Bench (T-Rex off) 1.955 1.292

Nos testes frios de benchmark, o A9 manteve a superioridade em relação ao seu concorrente quanto à potência do hardware e fluidez do sistema. Aqui, vale a pena mencionar que os números do AnTuTu não são comparáveis de fato porque o dispositivo da Samsung já mostra os cálculos com o novo algortimo, enquanto o Mi Max 2 foi feito antes da renovação recente.

Por fim, a fluidez em jogos é relativamente a mesma nos dois dispositivos. O A9 teve taxa melhor no Asphalt 8, mas ficou um pouco atrás em Modern Combat 5 e Subway Surfers. A diferença sempre foi de 2 fps, o que indica proximidade entre os dispositivos. Para jogar, portanto, ambos são igualmente satisfatórios, considerando que são aparelhos intermediários.

Bateria

E chegamos ao grande embate deste comparativo. O usuário que está em dúvida entre esses dois aparelhos certamente quer saber mesmo é da autonomia da bateria. Afinal, trata-se de dois dos melhores dispositivos nesse quesito na categoria intermediária.

Então, não vamos nos alongar e partir direto para os resultados. O Galaxy A9, que foi testado novamente com o Android 7.0 Nougat instalado, apresentou autonomia bem inferior à mostrada com o Marshmallow, cravando "apenas" 17 horas e 03 minutos em nossa simulação de uso real. Bem menos que as 26 horas e 27 minutos do Mi Max 2.

Lembrando que o ranking das 10 melhores autonomias nos testes do TudoCelular foi feito antes da atualização do Galaxy A9 para o Android Nougat.

Curiosamente, o A9 conseguiu resultados melhores em reprodução e gravação de vídeo, enquanto o Mi Max 2 teve tempos superiores nos testes específicos de chamadas de voz e de vídeo. Veja cada resultado na tabela abaixo.

Galaxy A9 Mi Max 2
Uso real TC 17:03 26:27
Recarga 0% a 100% 2:25 2:39
Reprodução de vídeo 21:12 19:46
Gravação de vídeo 8:22 8:21
Chamadas de voz 27:42 31:33
Videochamadas 7:21 10:09
Tela
Galaxy A9 Mi Max 2
Tamanho 6,0" Super AMOLED 16:9 6,44" IPS LCD 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 0 3
Brilho máximo imagem branca 809 561
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 4 1

O A9 tem uma tela Super AMOLED, o que indica contraste mais profundo, enquanto o Mi Max 2 traz um painel IPS LCD. E, de fato, temos brilho mais intenso no máximo para o dispositivo da Samsung, que ainda zera a emissão de luz na imagem preta, enquanto o Mi Max tem um pouco de emissão nesse caso. Ou seja, o A9 é mais confortável para uso em ambientes muito iluminados.

Baixando o brilho para o mínimo, ambos zeram a emissão nos pixels preto. Porém, o Mi Max 2 baixa mais a luminosidade em pixels brancos, ficando em 1 lux apenas, contra 4 lux do A9. Sendo assim, o dispositivo da Xiaomi é um pouco melhor para usar em ambientes com pouca luz, mas ambos apresentam bom conforto aos olhos do usuário.

Câmeras
Galaxy A9 Mi Max 2
Resolução máxima 16 MP 12 MP
Abertura f/1.9 f/2.2
Estabilização Ótica Digital
Flash LED Dual LED
Frontal 8 MP 5 MP

Em nossos comparativos de câmera, o Galaxy A9 não agradou muito na disputa com o Xperia X, Moto Z Play e iPhone SE. O dispositivo da Samsung ficou com a última posição na votação às cegas, mas isso pode ser devido aos resultados um pouco menos claros entregues pelo sensor traseiro.

O flash também não é bom, e o sensor frontal, difícil de conseguir um clique sem tremer - por conta do tamanho do dispositivo. Em nitidez, o dispositivo teve bons resultados. Já na temperatura de cor, as fotos costumam ser um pouco mais quentes.

Já o Mi Max 2 foi considerado o melhor pelos nossos leitores e equipe na comparação com Umidigi S2, Moto M e Maze Alpha. Os sensores apresentaram bom equilíbrio em saturação e HDR satisfatório, além de resultado na câmera frontal com boas selfies. O problema fica para cenários com pouca luz, somente.

Em vídeo, a estabilização ótica do Galaxy A9 não pareceu funcionar muito bem. A imagem tem boa nitidez e cores um pouco menos claras do que seria ideal para a maior parte dos usuários, mas no geral, a imagem fica bacana. No sensor frontal, o A9 entregou um balanço de branco bizarro, deixando a pele em um tom roxo. Porém, isso parece ter sido corrigido com a atualização para o Nougat.

O Mi Max 2 apresentou boa qualidade de imagem e gravação de som, além de manter uma média boa de qualidade em gravação noturna, em foco e com a câmera frontal. O ponto negativo fica por conta da deficiente estabilização de imagem.

Software/Interface

O Galaxy A9 chegou ao mercado com o Android 6.0.1 Marshmallow de fábrica, e recebeu a atualização para o 7.0 Nougat com a interface Samsung Experience no final do ano passado. Já o Mi Max 2 tem a MIUI 8.2, rodando por cima do Android 7.1.1 Nougat.

A Samsung traz a mesma interface para quase todos os seus dispositivos que rodam o Android Nougat. A aparência também não mudou quase nada no Oreo, assim como as funções. Assim sendo, quem utilizar o A9 atualizado terá uma experiência bastante próxima à de um Galaxy S8, por exemplo, ao menos no quesito software.

Já o Mi Max 2 tem cara bem familiar para quem já conhece os dispositivos da Xiaomi. Além dos apps do Google, presentes em todos os dispositivos Android, podemos encontrar também algumas adições da própria fabricante, o que inclui um app de controle remoto.

Conclusão

Galaxy A9 e Mi Max 2 são duas das melhores opções em tamanho de bateria com tela gigante disponíveis no mercado atualmente. Infelizmente, no entanto, o A9 teve uma boa queda de autonomia com a atualização para o Android Nougat, apesar de melhorar bastante o desempenho.

Assim sendo, se você quer autonomia para quase dois dias inteiros de uso sem economia nenhuma, o Mi Max 2 é a sua opção. O A9 ainda tem duração bem bacana, mas deve ficar em torno de um dia e meio de uso intenso, com jogos, vídeos e bastante navegação na internet.

Porém, se a sua preferência é pelo desempenho, o A9 pode ser melhor. A tela também é um pouco mais confortável, e tem contraste mais marcante, o que influencia bastante na visualização de conteúdo. Já em câmera, você estará bem servido independente do smartphone que escolher entre esses dois.

É interessante observa que o Mi Max 2 tem um probleminha um pouco incômodo: não é vendido oficialmente por aqui. Optar por ele significa partir para a importação, o que dificulta na questão da garantia. O TudoCelular tem um guia para quem quer comprar smartphones de fora do país.

Ainda não encerramos nossa análise do Mi Max 2, mas essa pauta será atualizada quando isso acontecer. Enquanto isso, você pode ver mais informações em cada teste que realizamos (os links estão disponíveis em cada categoria desta matéria), além do unboxing. Já o Galaxy A9 tem o review completo aqui, mas com análise considerando o software ainda na versão 6.0.1 Marshmallow.

E você, já escolheu o seu entre Galaxy A9 e Mi Max 2? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

O Mi Max 2 pode ser encontrado por cerca de R$ 1.011 na GearBest, na versão internacional com 4GB/64GB. O menor preço disponível pelo Galaxy A9 você pode conferir abaixo.

Mais Notícias
  • O Xiaomi Mi Max 2 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

24

Comentários

Galaxy A9 ou Mi Max 2: TudoCelular compara opções com tela e bateria gigantes
  • Smartphones da Xiaomi são tops de mais, a MIUI é a melhor interface que já usei. Amo. Só troca meu Mi Max 2, pelo Redmi Note 5, ou futuro Mi Max 3.

      • Comprei Mi Max 2 e fique muito satisfeito, principalmente para bateria mais durável.
        Embora tenha sido taxado, acho que valeu.
        Eu tenho Mi Note Pro, que comprei o ano passado mas o Mi Max 2 está me parecendo bem mais confortável e penso que o custo benefício compensa.

          • comprei meu MI MAX 2 na BANGOOD por $760,00 e não fui taxado, será que sai no lucro?

              • Sim. Comprei por 650,00 na gearbest e fui taxado em 200,00 com a taxa do correio. Mas ainda sim. Um aparelho magnífico. No meu uso de redes sociais um pouco de jogos, 4G, com uso de moderado para alto, só carrego a cada 2 dias.

                • Queria ver uma comparação do galaxy a8+ contra o zenphone 4

                    • Sai de um Xperia xz premium super rápido e to usando o A9. Só posso dizer que é um belo aparelho. Muito rápido e apesar da tela grande muito compacto. A Samsung aproveitou muito bem os espaços ao redor da tela.Essa história de que o Snapdragon 652 esquenta muito é conversa. Caiu um pouco a autonomia com o Android 7 mas ainda me atende muito bem. A câmera não é igual ao S7( já tive também) mas é muito boa. A tela então....uma das melhores que já tive. E o preço dele vale muito a pena. Recomendo

                        • Quando a9 pro vai receber o Android oreo 8

                            • MI Max 2 melhor opçao melhor software, mais bonito, bateria bem melhor, leitor de digitais muito rapido.
                              Samsung ultimamente tem validade dura 1 ano a 2 anos ja começa os tipicos problemas de sempre

                                • Só troco meu a9 por um futuro s9 %uD83E%uDD23
                                  Ótimo celular; a bateria teve uma queda na duração depois da atualização p/ o nougat, mas vamos la; já faz aproximadanente dois anos que utilizo o a9 e ele ainda aguenta dois dias tranquilo as vezes até mais.

                                    • Iria de Mi Max 2 sem medo de ser feliz. Foda esse Xiaomi

                                      • Alguém aqui notou uma perda de desempenho da bateria do a9 após atualizar para o nougat ou usar o whatsapp business? Aqui tá durando só 1 dia a bateria, antes eram 2 dias tranquilos

                                          • O a9 é perfeito não tem nem o que comentar, amo muito esse telefone, estou pensando em pegar o note 8 mas mesmo sendo melhor estou com uma ponta de tristeza ter que me desfazer do a9.

                                              • o mi max 2 deveria ter vindo com o snapdragon 652, o modelo anterior era esse chip! mas a xiami resolveu aumentar o valor de celular e piorar o desempenho, eu fiquei revoltado, o mi max 2 deveria ter vindo com o snapdragon 660 , seria um celula animal , venderia muito mesmo, agora só leigo compra o o mi max 2 .

                                                • Falam que o A9 e um dos piores celular da Samsung ... Ou vi falar nunca testei nunca usei nunca peguei mais falam ...

                                                    • Eu tenho um a9 e posso afirmar que é um dos melhores da Samsung, é um telefone completo em todos os sentidos,trocaria apenas pelos top de linha s8 s9 ou note 8 fora isso nenhum.

                                                        • Eu uso o A9 desde janeiro de 2017 e acho o aparelho excelente. Principalmente por causa da bateria e da tela. Além disso ele tem um excelente acabamento.

                                                          • Tops

                                                              • É... Os dois celulares são bons. o desempenho deles é QUASE igual. O Mi Max é Octa-Core direto. Enquanto o Galaxy A9 é 4x + 4x. Ou seja. O Galaxy A9 esquenta mais. A estabilização do Mi Max é Digital, que não agrada um pouco. O A9 apenas tem 1 LED do Flash. Enquanto o Mi Max é Dual. O acabamento e design dos dois são bonitos. Os dois são Full HD na mesma resolução. A Samsung gosta de colocar uma tela Super AMOLED em seu celulares. O que é LITERALMENTE ótimo. O A9 no AnTuTu Benchmark, ele sai ganhando na frente. Eu nunca fui de Xiaomi. O desempenho deles são fraquinhos, mas não muito. O A9 tem a placa gráfica melhor (Adreno 510). E o Mi Max tem a mais fraquinha (Adreno 506). O Mi Max é MUITO grande, e eu nunca gostei disso. Só que, o A9 parece ser mais grosso. E também não gosto muito disso. Mas, na minha opinião, o A9 ganha esse comparativo. A Samsung é uma marca de muita tecnologia atualmente. Como os Notes.

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Windows

                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                  Economia e mercado

                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista