LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung deverá acelerar desenvolvimento de chips em 10nm para concorrer com TSMC

09 de julho de 2015 8

A decisão da Samsung de saltar diretamente para 14nm valeu a pena nesta geração, ajudando o seu mais recente Exynos 7420 a superar em desempenho e trabalhar de forma mais fria do que a concorrência. No entanto, a fabricante de chips pode não ter a mesma vantagem no próximo ano, com a TSMC acelerando o seu próprio processo de 10nm FinFET.

TSMC já tem as suas instalações 16nm em pleno funcionamento e está trabalhando em 16nm FinFET Plus (+16FF) para o segundo semestre do ano. A próxima parada será os 10nm, e a empresa deseja começar a produção inicial deste processo no segundo semestre de 2016.

A produção inicial vem em fase de encerramento de testes de processo, em que a fabricante busca melhorar o rendimento. É em torno deste estágio que a TSMC iria começar a falar com potenciais clientes que procuram utilizar as suas instalações. Quem provar ter um processo de 10nm estável, primeiramente, irá ganhar contratos lucrativos com Apple e Qualcomm.

Samsung tem com o objetivo de ter suas instalações de produção de 10nm em linha após o final de 2016 e deve estar contando com sua tecnologia de 14nm FinFET existente até então.


Fontes locais esperam que TSMC entre em produção inicial no segundo trimestre de 2016, com a produção em massa que deve chegar em algum momento no segundo semestre de 2016. TSMC havia dito anteriormente que estava esperando começar a produção no final de 2016. A empresa gastou US$ 1 bilhão (R$ 3,15 bilhões) para ajudar a recuperar o atraso com a Samsung. A produção das duas podem estar mais perto do que imaginamos, mas se a TSMC conseguir entregar o primeiro lote alguns meses antes da sul-coreana, ela terá uma boa vantagem de mercado.

Em termos de benefícios para nós consumidores, 10nm permitirá a melhoria das taxas de clock do processador em até 20%. O consumo de energia também pode cair em até 40% em comparação com o processo de 14nm.

Com grandes contratos em jogo e lucros em queda de seu negócio de telefonia móvel, a corrida para 10nm é extremamente importante para a Samsung. TSMC estará focando em reconquistar clientes depois de ser atropelada pela sul-coreana nesta geração. Essa disputa entre as duas será excelente para o mercado de dispositivos móveis, onde teremos smartphones ainda mais potentes e mais econômicos em 2017.


8

Comentários

Samsung deverá acelerar desenvolvimento de chips em 10nm para concorrer com TSMC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista