LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ubuntu para smartphones está realmente sendo criado

12 de abril de 2012 13

Um recente anuncio de emprego revelou que sim, nós poderemos encontrar uma versão da famosa distribuição de Linux Ubuntu em um smartphone. A Canonical, maior desenvolvedora por trás do sistema operacional de computadores está procurando um diretor para desenvolvimento de negócios em seu projeto chamado Ubuntu Phone OS. As atribuições da vaga incluem o contato com varejistas e operadoras de celular para promover a nova plataforma.

Ubuntu em um smartphone
Ubuntu em um smartphone

Esta não é a primeira vez que a Canonical tenta adaptar o Ubuntu para as pequenas telas de smartphones. Em 2009 os planos foram - supostamente - encerrados para um Ubuntu Mobile, o Kubuntu Mobile e até uma versão do Ubuntu de computadores que rodaria em processadores ARM, focando em tablets.

Outro projeto que a desenvolvedora também apresentou foi uma plataforma que rodaria em conjunto com o Android. Sua aparição aconteceu durante o Mobile World Congress deste ano, quando a Canonical colocou a plataforma no Atrix 2 e prometeu que este Ubuntu rodaria em qualquer Android com no mínimo dois núcleos de processador e 1 GB de memória RAM.

E ai, será que vale a pena criar um novo sistema operacional e brigar com Androids, iOS e Windows Phone?


13

Comentários

Ubuntu para smartphones está realmente sendo criado
  • Que bom, viva a concorrência, quem ganha sempre somos nós.

      • Desde o uso da interface Unity que o Ubuntu está direcionando o sistema para dispositivos touchscreen. Eu particularmente não gostei, toda as tarefas parecem exigir mais cliques para serem executadas. Como sistema para tablets eu acho que podem obter sucesso (se libreoffice, gimp e demais aplicativos populares do linux também sejam portados). Instalavam o Ubuntu com bom desempenho no N900 da Nokia... O hardware evoluiu, acho que pode ficar interessante.

          • @ricrparanhos onde assino? rsrs

              • Isso mesmo ricrparanhos, quanto mais SOs melhor. Eu sou android, mas ubunto eu esperimentaria com um maior prazer, sendo que eu uso o xp!!!

                  • Mais é claro que dará certo, mesmo o ubuntu ñ sendo muito conhecido ele irá ser um forte concorrente!!! Tem que entrar como um SO bem diferencial!!! Apoio a ideia e quero esperimenta-lo! !!!

                      • não sei como vai ser mas acho q o mercado já tem um lider que não vai sair do topo no mundo ele se chama ANDROID , não espero muito do unbunto ele deve parecer com o meego

                          • Mais um blza, vamos esperar pra ver como fica num smartphone!

                              • Este é o momento de aparecerem OS´s de todos os tipos e gostos. Ficarão aqueles que mais agradarem o público e, lógico, se adequarem melhor às condições impostas pelo mercado. Se o interesse final não fosse o lucro provavelmente teríamos sistemas para ninguém ficar triste ou insatisfeito.

                                  • Logico que sim! o mundo dos Smarts e tablets ta precisando de mais variedads de S.O. tem que lançar pra ter mais opções pros usuarios

                                      • Agora sim pode esquentar a briga... Linux e seus derivados é show

                                          • Acho que todas as empresas que distribuem Linux hoje, a equipe do Ubuntu é a mais inteligente. Talvez esse projeto possa não fazer muita diferença, mas o Ubuntu pra Android, que de fato vai transformar os smartphones em PCs portáteis é fenomenal.

                                            http://www.ubuntu.com/devices/android

                                              • Será ???? Eu vi uma notícia parecida no Tecmundo, e ao que parece eles criticaram bastante, mas eu não uso Ubuntu, no pc uso Windows 7, então não conheço o sistema.

                                                  • Eu acho que tem espaço, apesar de não ser tão conhecida do público, a versão Ubuntu do Linux é bem conhecida pelos desenvolvedores e conta com uma grande número de desenvolvedores que gostam muito da plataforma, o que pode gerar um número grande de App.

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                      Economia e mercado

                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista