LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O iminente e amargo adeus do Windows Phone: Até a própria Microsoft "desistiu" do SO

21 de janeiro de 2017 729

A notícia do fim do suporte de Minecraft Pocket Edition no Windows Phone nesta semana gerou um sentimento agridoce nos fãs do sistema operacional da Microsoft, e claro, certo ar de receio, levando em consideração que o famoso game da Mojang atualmente é desenvolvido sob supervisão da casa de Redmond – visto a compra da empresa sueca em 2014.

Em nota, a Mojang salienta que não seria viável seguir investindo na produção de Minecraft no Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile devido à baixa quantidade de usuários nas plataformas, pois no fim demandaria um considerável tempo da equipe e o desfalque econômico seria inevitável.

Com a publicação que chegou como um significativo golpe para o ecossistema Windows, a grande dúvida que perdura entre os usuários do sistema móvel ainda é condizente com a preocupação de vários especialistas.

De acordo com as últimas pesquisas, o Windows Phone continua desaparecendo gradualmente, com números alarmantes que apontam para um fim iminente da plataforma, apesar que ainda é errôneo citar este conceito com plena convicção.

A supremacia do Android obviamente é notável, e juntamente com iOS de Cupertino o sistema do Google continua abrangendo a maior parte da predileção comercial, deixando então o Windows em um quadro nada animador.

Na última semana, o Grupo Kantar – empresa britânica de consultoria especializada em pesquisas de mercado – revelou que só no Brasil, o Android representa 93,5% das vendas, enquanto o Windows aparece com 1,6% no mercado.


Os relatórios da Internet Data Corporation (IDC) e Gartner também mostram devida preocupação com a clássica plataforma da Microsoft, com base nos números registrados em 2016, quando o Windows Phone sofreu um declínio sem precedentes, partindo de 1,2% do fim de 2015 para uma quota de apenas 0,3% no nicho de telefonia móvel inteligente.

Vale ressaltar que os especialistas salientam que a Microsoft precisa rever com urgência tais paradigmas, pois categoricamente os usuários vão adotar um sistema onde terão o maior suporte e gama de aplicativos na biblioteca, o que compactua com o impressionante sucesso do Android e sua natureza livre.

No entanto, as expectativas atuais estão direcionadas para a unificação do Shell da plataforma, que tem a promessa de rodar o Windows 10 completo em smartphones – algo que também já apareceu no fim do último ano com compatibilidade do sistema com chipsets ARM.


Mesmo em um quadro preocupante, a Microsoft, até o momento, não mostrou quaisquer sinais para rever esta situação, e com o inusitado fim de Minecraft, a especulação da vez é que até mesmo a própria empresa abandonou o seu sistema – seria este o momento de jogar a toalha?

Uma última chance?

A WhartonBrooks – startup norte-americana – revelou nesta semana que planeja investir no Windows em vários mercados ao redor do planeta incluindo o Brasil mas os investidores, de fato, podem observar o vigente cenário do Windows como um mau presságio.

Com o domínio global do Android e iOS, o debate segue constante a respeito de uma terceira plataforma – será que ela realmente faz tanta falta assim para acabar com este duopólio?


E aí, você acredita que a plataforma móvel da Microsoft está deixando suas últimas despedidas na geração? Ou será que a empresa realmente tem planos mais ambiciosos guardados “na manga”? Deixe-nos saber com o seu comentário.


729

Comentários

O iminente e amargo adeus do Windows Phone: Até a própria Microsoft "desistiu" do SO

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar