LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo RT? Windows 10 Cloud tem imagens vazadas confirmando restrição

02 de fevereiro de 2017 15

Recentemente surgiram as primeiras informações relacionadas ao Windows 10 Cloud, uma versão mais simples e leve do sistema operacional que pode revolucionar seu uso em dispositivos com hardware mais limitado como smartphones e tablets com chipset ARM.

Após algumas evidências de sua existência serem flagradas na build 15019 do Windows 10, o pessoal do portal ZDNet buscou informações mais concretas com suas fontes, onde foi afirmado que o nome desta vertente da plataforma em nada tinha a ver com computação em nuvem, sendo apenas uma alusão ao fato dela ser bem mais leve que a edição tradicional.

Agora, eis que o Windows Blog Italia finalmente conseguiu colocar as mãos em uma compilação de testes do Windows 10 Cloud, permitindo que tenhamos uma boa ideia de como o sistema se porta e qual o seu atual estágio de desenvolvimento.


Logo de cara é demonstrado que a plataforma não permitirá o uso de programas tradicionais, os chamados Win32. Com isso, os usuários ficarão totalmente restritos ao uso dos aplicativos presentes na Windows Store, o que restringe consideravelmente as possibilidades de um produto com o Windows 10 Cloud em relação ao que temos no Windows 10 convencional.

O ponto positivo é que a Microsoft já começou há algum tempo a portar programas para a plataforma universal do Windows 10 por meio do projeto Centennial, já havendo atualmente opções como Slack, Evernote e CrystalDiskMark. Caso o Windows 10 Cloud tenha uma boa aceitação do público, será só questão de tempo até que o mesmo aconteça com várias outras ferramentas.


Por outro lado, alguns programas próprios da Microsoft como Paint, Prompt de Comando e até mesmo Bloco de Notas ainda não podem ser utilizados na compilação testada pelo Windows Blog Italia, mesmo que tenham sido pré-instalados. Como ainda não há qualquer previsão para o lançamento oficial do Windows 10 Cloud ao público, contudo, as coisas podem mudar até sua versão estável.


Um ponto curioso, mas que ao mesmo tempo gera uma certa esperança, é que o sistema exibe a marca d'água do Windows 10 Pro, sendo necessário ir até as chaves de registro para identificar que de fato se trata da versão Cloud. Isto demonstra que a Microsoft está utilizando a edição mais completa de sua plataforma como base para a vertente mais leve, garantindo assim que apenas o desempenho seja afetado sem que usuários precisem abrir mão de funcionalidades.

A grande sacada do Windows 10 Cloud, conforme mencionado anteriormente, é sua obrigatoriedade de instalação por meio da Windows Store, o que por si só reduz consideravelmente a possibilidade de arquivos maliciosos e outros tipos de brechas serem encontradas. Ainda assim, será necessário aguardarmos pelo lançamento oficial do sistema para ver se as fabricantes, desenvolvedores e consumidores terão o mesmo entusiasmo.

E você, acha que o Windows 10 Cloud será uma boa opção para quem quer produtos mais baratos? Ou acredita que ele seguirá o mesmo caminho do Windows RT por suas limitações similares? Deixe-nos seu comentário abaixo!


15

Comentários

Novo RT? Windows 10 Cloud tem imagens vazadas confirmando restrição
  • Esse é o SKU do Windows 10 que estava faltando. Eu odeio programas Win32, todos sabemos que eles trazem diversos problemas de segurança e, principalmente, quando você os instala e desinstala-os eles fazem diversas mudanças no sistema que só são removidas quando o sistema é formatado. Para quem como eu que odeia Win32, use o Cloud, quem gosta de ter problemas com Win32 e .NET use as versões normais e não fique reclamando do Cloud já que existem muito mais opções com Win32 do que sem Win32.

    Esse deve ser um duro golpe nos caras que ficam dizendo que o Windows 10 Mobile está morto, já que isso é basicamente o Windows 10 Mobile.

      • Complicado, mas vamos testar.
        De chato já passar o Chromebook que nunca me agradou em nada.
        Claro, vamos ver quando eu testar um com apps Android preparados para uma tela maior e cliques.

          • Essa versão vai rodar em ARM e vai emular apps Win32 pelos servidores Azure. Pode anotar! Esse nome Cloud tem um significado sim e não é apenas por ser leve, a Microsoft já estava dando indícios desse tipo de emulação desde o ano passado!

            PS.: O HP Elite X3 usa Windows Mobile e com o Continuum ele executa apps Win32 pela nuvem própria da HP - e ai? Ainda acha que a Microsoft não pode fazer igual?

              • Fadado ao fracasso... de novo

                • Windows RT = Windows Ruim TheMais Ninguem quer essa merda que não da de instalar aplicativo nenhum Microsoft. Não aprendeu ainda?

                  • Aposto em 2 versões do Surface Phone. Uma com W10 completo rodando em ARM e apps Win.32 e a versão mais básica com o W10 também porém sem rodar win.32 , no caso Windows 10 Clud. Isso casa com a informação de que teriamos 2 Surface Phones.

                    • Boa estrategia para o desenvolvimento de Apps

                        LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                        Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar