
A obsolescência programada é um problema para os dispositivos eletrônicos dos tempos atuais. Um smartphone muito rápido do ano passado tende a não ter a mesma força com aplicações de 2020. Atualizações de sistema também podem acabar capando desempenho para, por exemplo, preservar a vida útil da bateria.
Algo muito chato nos atuais celulares do mercado é o quão rápido eles perdem suporte às atualizações: tudo bem que a maioria das fabricantes consegue cumprir um prazo de dois ou três anos para patches de segurança, mas tem fabricante que atualiza a versão de Android uma, ou nenhuma vez (não é, Motorola?).
A Asus, hoje, é um exemplo disso: a companhia confirmou que abandonou os seus planos de levar o Android Pie para o Zenfone 4. Chama a atenção que falamos da linha principal da marca, e do modelo lançado em 2017, que saiu de fábrica com Android Nougat 7.1, e só foi atualizado para o Android Oreo.


6 anos atrásNona versão do Android acaba de ser liberada (ainda em fase de testes) para o Zenfone 4 da ASUS. Mais detalhes no artigo.

7 anos atrásO pacote de atualização corrigirá bugs do Android e também visa estabilizar o carregamento do sistema.

7 anos atrásSmartphone intermediário premium da Asus pode ser comprado no Brasil com boa oferta.

7 anos atrásA ASUS liberou novas atualizações a cinco modelos de smartphones do seu catálogo.
Sendo assim, o celular está fadado a morrer com uma única grande atualização de SO. A empresa explicou que priorizará o desempenho e estabilidade do dispositivo, e por isso descartou os planos de levar a versão de 2018 do Android para o telefone.
O mais curioso dessa história é que desde junho o Android Pie já estava sendo testado no smartphone, em um programa beta. A descontinuidade do projeto chama a atenção e frustra quem, com razão, já aguardava ansioso pela versão estável.
Apesar de não ser prática recomendada no geral, a Asus comunicou que os interessados na atualização poderão usar a versão beta já liberada. Reforçamos que versões beta tendem a apresentar instabilidades no uso e não são recomendadas para uso cotidiano.
Vale lembrar, a companhia lançou o Zenfone 6 a preços agressivos no Brasil. Resta saber como será o suporte com atualizações.
E você, tem um Zenfone 4 e ficará a ver navios? Conte para a gente nos comentários!
Comentários