LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 6 vs Huawei Nova 5T: nenhum é premium, mas um deles é melhor | Comparativo

16 de maio de 2020 49

O dólar monstruosamente alto é uma realidade, e isso bateu com força no preço de celulares importados, fazendo com que muitos se voltem para o mercado nacional novamente.

E, por incrível que pareça, os lançamentos ainda estão chegando por aqui, alguns deles com preço bem interessante, como o Huawei Nova 5T. Suas especificações e o seu preço na hora nos fazem lembrar de um outro celular que já está aqui há alguns meses, o Zenfone 6 da Asus.

Em seu lançamento, o Zenfone 6 agradou pelo seu custo benefício, e agora o Nova 5T, último aparelho da Huawei a contar com o Google Play Services, chega como outra alternativa fora das opções mais famosas como Samsung, Motorola e Xiaomi.

Quer ver como eles se saíram lado a lado? Quer saber quem traz as melhores características e é uma melhor escolha para você? Acompanhe agora aqui, no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Asus Zenfone 6

Com o Zenfone 6, a Asus aposta em um visual mais um pouco mais original, enquanto que o Nova 5T segue um caminho mais parecido com o que vemos em muitos outros smartphones. O que mais chama a atenção é a posição das câmeras.

Na traseira, a Huawei segue o padrão de câmeras em formato de semáforo, com um furo na frente para evitar o notch. Já a Asus adota a peculiar câmera giratória, e isso faz com que elas fiquem mais perto da borda superior na traseira e sumam na frente.

No visual, eles podem ter cores discretas ou mais chamativas, trabalhando com degradê no Zenfone ou holografias no Huawei. Está ultimo também tem suas coisas diferentes, e sensores de luz e proximidade ficam na parte superior, bem como a biometria fica na lateral

Huawei Nova 5T

No Zenfone 6, a biometria é tradicional e fica na traseira, e são sensores rápidos em ambos. Este Asus também traz um botão extra que pode ser configurado para várias funções. Ambos trazem corpo em metal com traseira em vidro, sendo Gorilla Glass 3 no Zenfone.

Nenhum deles traz slot híbrido, mesmo sendo dual SIM, mas o Nova 5T também não tem slot para microSD. Eles também não possuem qualquer proteção contra água ou poeira, e o Zenfone é maior, mais pesado e mais grosso que seu concorrente, mesmo tendo tela pouca coisa maior.

O Nova 5T é bem construído, mas o Zenfone 6 é mais caprichado e fica com o ponto.

Melhor construção Zenfone 6
Slot é híbrido ou não? Zenfone 6
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Zenfone 6
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nova 5T
Melhor tipo de conexão Nenhum
75.44 x 159.1 x 9.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
73.97 x 154.25 x 7.87 mm
6.26 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A tela mostra em ambos onde houveram corte de gastos para baratear esses smartphones, além da falta de proteção IP. Os dois displays são IPS LCD com definição FullHD+ e a mesma proporção de 19.5:9.

O aproveitamento de tela e a densidade de pixels é praticamente a mesma, e eles se diferenciam ligeiramente no tamanho. O Zenfone 6, maior, tem tela de 6.4 polegadas, contra uma de 6.26 do Nova 5T. O Asus traz a vantagem do Gorilla Glass 6 na frente, enquanto que o da Huawei não foi informado.

Em brilho, nenhum dos dois é um destaque, e são apenas medianos, não sendo a melhor solução sob o sol. Em contraste, o Nova 5T vai levar a melhor, e apresenta pretos melhores que o do seu rival.

Por este último detalhe, o ponto fica com o Huawei Nova 5T.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Nova 5T

Som


Aqui é difícil não termos um ponto para o Zenfone 6. Além de ativar seu alto falante superior junto com o inferior e fazer deste um smartphone estéreo, a Asus aproveitou a maior espessura do celular e manteve a conexão P2. São duas características que não estão presentes no Nova 5T.

No som externo, o estéreo do Zenfone 6 traz boa qualidade e bom volume. O alto falante mono da parte inferior do Huawei é bom, mas não tem tanta potência e distorce mais facilmente quando aumentamos o volume.

Em fones, os da Asus são bons e possuem volume muito alto, sendo os clássicos intra auriculares. Os do Nova 5T são mais parecidos com o estilo da Apple, e apesar de terem qualidade sonora decente, não batem a qualidade do concorrente deste comparativo.

O ponto é claro para o Zenfone 6.

Som é estéreo? Zenfone 6
Possui entrada P2? Zenfone 6
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


No sistema, embora tenhamos dois Androids se enfrentando, as interfaces são diferentes. De um lado a Zen UI, que depois de muitos anos sendo considerada pesada, tirou recursos e se tornou mais leve e fluida, rodando bem no Zenfone 6.

Do outro lado temos a EMUI, interface da Huawei, trabalhando bastante com usabilidade em telas grandes como a Samsung. No geral, as duas fabricantes ostentam funções que usam a inteligência artificial para melhorar o desempenho e bateria. A Zen Ui se parece mais com o Android da Google, enquanto que a EMUI é mais modificada como a MIUI da Xiaomi.

Os dois chegam de fábrica com o Android 9 Pie, mas já podem ser atualizados para a última versão do sistema, Android 10. Não há probabilidade grande que nenhum dos dois passe para o Android 11, e a Huawei ainda tem alguns problemas de uso de recursos Google que podem piorar a situação.

Nas conexões tanto o Zenfone 6 quanto o Nova 5T estão bem atualizados e com WiFi e Bluetooth em suas versões mais populares e GPS completo. Ainda trazem NFC e o Zenfone 6 se sai um pouco melhor por trazer rádio FM, graças à conexão P2 presente.

Por fim, eles empatam em sistema e recursos.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Nenhum
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nova 5T
Faltam conexões? Sobram? Zenfone 6

Desempenho

Embora estes dois aparelhos não figurem como destaque entre os topos de linha junto a Samsung, Apple e linha P30 da Huawei, por exemplo, os dois trazem hardware de flagship. A Asus colocou no Zenfone chipset Snapdragon 855 e RAM que vai de 6 GB a 12 GB.

A Huawei também trouxe para o Nova 5T seu conjunto mais potente do ano passado, e conta com um Kirin 980 acompanhado de 6 GB a 8 GB. O armazenamento do Zenfone 6 varia de 64 GB a 256 GB mais microSD, enquanto que o Nova 5T traz apenas versões de 128 GB, sem cartão de memória.

Em resultados de benchmark, o Zenfone 6 se sai notadamente melhor, sendo 30% superior ao seu rival. Em nossos testes padronizados de abertura ainda temos vantagem do celular da Asus, mas é uma diferença menor, de pouco mais de 10%. Esses testes revelam que o Asus precisa melhorar na RAM, enquanto falta ao Huawei otimização junto ao sistema.

Mas nenhum dos dois consegue bater de frente com outros topos de linha como os da própria Huawei, Samsung e Xiaomi, por exemplo.

Há um modo desempenho no Nova 5T, onde ele se aproxima mais do Zenfone, mas é um modo que também gasta mais bateria e esquenta mais o aparelho. Nenhum deles esquenta muito sob uso pesado, como em jogos, e nesse quesito os dois se saem muito bem, rodando com fluidez qualquer título escolhido.

O ponto fica com o Zenfone 6, como era esperado.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Zenfone 6
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Zenfone 6
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Zenfone 6
Qual tem mais armazenamento? Zenfone 6

Bateria

Quando em seu lançamento, um dos maiores destaques do Zenfone 6 era sua enorme bateria de 5.000 mAh. Sendo a do Nova 5T uma de 3.750 mAh, que é boa mas não é enorme, já sabemos um pouco sobre os resultados aqui.

O Zenfone 6 chega a quase 23 horas de autonomia em nossos testes, com 11 horas de tela. O Huawei, assim como o Asus, tem carga o suficiente para o dia todo longe da tomada, mas apresentou quase 17 horas de autonomia e quase 9 horas de tela.

A balança pende para o lado do Nova 5T quando o assunto é carregamento. Tendo uma bateria menor e carregador mais rápido, de 22,5W, ele chega aos 100% em uma hora de 17 minutos. Já o Zenfone 6 com seu carregador de 18W precisa de longas duas horas e meia para sair da tomada.

O Asus ainda traz carregamento reverso para outros smartphones, mas nenhum deles conta com carregamento sem fio, para economizar no custo final.

Este ponto também fica com o Zenfone 6 da Asus.

Qual tem mais bateria? Zenfone 6
Qual recarrega mais rápido? Nova 5T
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Zenfone 6
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Basta olhar para a traseira destes dois aparelhos que um detalhes importante aparece. O conjunto de câmeras do Nova 5T é maior e mais versátil, enquanto a Asus aposta em um conjunto duplo flip que tem enorme resistência mecânica. Vamos aos dados:

Zenfone 6: uma wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8, PDAF e Laser AF e uma ultrawide de 13 megapixels.
Nova 5T: uma wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 16 megapixels; uma macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 megapixels.

No geral, apenas a macro permite fotos diferentes, que devem ter no mínimo 4 centímetros de distância do objeto. De seu lado, o Zenfone 6 permite regular a inclinação da câmera. Por ter o sensor de profundidade, o Huawei recorta melhor em fotos com modo retrato.

Os dois têm fotos em ambientes abertos bem próximas de outros topos de linha, inclusive os mais destacados da Samsung, e os dois tropeçam um pouco em fotos com a grande angular, que perde detalhes ou exagera nas cores.

As fotos são muito interessantes em ambos, mas é possível ver que o Zenfone 6 se sai melhor em detalhes, principalmente em ambientes fechados, e mesmo contra a luz tem um bom balanço entre brilho e contraste.

Para situações de menos luz em ambientes internos, a melhor solução é o modo noturno do Nova 5T, que funcionou muito bem. Já em condições padrões de pouca luz, como em ambientes externos, o Zenfone 6 se sai um pouco melhor, embora os dois entreguem imagens granuladas.

Eles empatam na câmera principal.

Melhor conjunto de câmera traseira Nova 5T
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Zenfone 6
Cores mais equilibradas Zenfone 6
Melhores fotos noturnas Zenfone 6
Melhores fotos externas Zenfone 6
Melhores fotos internas Nova 5T

Fotos tiradas com o Asus Zenfone 6

Em vídeo é o Zenfone 6 que agrada mais. Além de ser o único que filma em 60fps quando no 4K, mantém a estabilização eletrônica funcionando e leva a menos tremidos, com boa qualidade. Como se move, a câmera pode seguir um objeto ou pessoa selecionado.

O Nova 5T tem boa captura de áudio como seu rival, e também mantém a estabilização sempre ativa, mas não traz os 60fps no 4K. A qualidade geral da filmagem é boa, mas inferior à das fotos e o foco é lento.

O ponto aqui é do Zenfone 6.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Zenfone 6
Melhor em vídeo Zenfone 6

Fotos tiradas com o Huawei Nova 5T

Por fim, nas selfies, temos dois bons concorrentes. Enquanto o Zenfone 6 traz os mesmos 48 megapixels e câmera ultrawide para a frente com a câmera flip, o Nova 5T apresenta câmera de 32 megapixels, com resultados impressionantes para o seu conjunto.

Ainda assim, a câmera geral do Zenfone 6 grava em 4K a 60fps também para a frontal, e ainda traz flash duplo. Os detalhes destas capturas são muito bons, embora diferentes de quando capturamos com a traseira.

O ponto fica com o Zenfone 6.

Melhor conjunto de câmera frontal Zenfone 6
Câmera frontal grava em 4k? Zenfone 6
Melhor selfie Zenfone 6

Preço

No lançamento do Zenfone 6 aqui no Brasil, no segundo semestre, a Asus trouxe preço agressivo de R$2.700, enquanto que a Huawei apareceu com o valor inicial de R$ 3.000. Levando em conta o dólar diferente, os dois chegaram bem precificados.

Atualmente, o preço de ambos é muito parecido, e em alguns lugares o Nova 5T já teve desconto de R$ 300 e ainda traz de brinde a pulseira inteligente da Huawei. O Zenfone 6 teve pouca queda de preço, e pode chegar a 100 reais a menos que o lançamento da chinesa.

Por seu conjunto, entretanto, o Zenfone 6 leva o ponto e tem melhor custo benefício.

Qual teve melhor preço de lançamento? Zenfone 6
Qual tem melhor custo benefício? Zenfone 6

Conclusão

É, não deu para o Huawei Nova 5T. Em proposta e em recursos ele é muito parecido com o Zenfone 6, mas a Asus trouxe um de seus conjuntos mais bem trabalhados e equilibrados até hoje.

O Nova 5T é bem bacana e uma boa alternativa para quem quer um celular da Huawei, mas não quer gastar o preço ainda bem elevado de um P30 Pro, por exemplo.

Mas se estiver pensando em custo benefício em um celular que não é um flagship mas que não deixa nada a desejar, além de trazer uma bateria enorme, a escolha mais óbvia é o Zenfone 6.

RESULTADO

Asus Zenfone 6: 9 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor áudio
  • Interface mais leve
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Ótima câmera traseira
  • Melhor em selfies
  • Melhor em vídeos
  • Bom custo benefício

Huawei Nova 5T: 3 PONTOS

  • Melhor tela
  • Ótimos recursos
  • Ótima câmera traseira

E você? Acha que o Nova 5T merecia mais crédito? Acha que o Zenfone 6 ainda aguenta o tranco dessa maneira? Comenta aí embaixo para sabermos o que você pensa!


49

Comentários

Zenfone 6 vs Huawei Nova 5T: nenhum é premium, mas um deles é melhor | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista