LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel aprova texto que exige duração de um ano para promoções de planos de operadoras

27 de novembro de 2020 0

Enquanto organiza os preparativos para o tão aguardado leilão do 5G, a Anatel vem também discutindo outras pautas de grande interesse para as telecomunicações brasileiras. Uma delas acaba de ser analisada e ter seu texto aprovado pela agência: o novo Regulamento Geral de Diretos dos Consumidores, ou RGC.

O RGC pretende alterar a maneira com que determinados produtos são oferecidos aos consumidores, e tem como um dos destaques exigências relacionadas aos bônus e promoções presentes em planos das operadoras móveis. Caso não sofra mais alterações, o regulamento exigirá que benefícios como internet extra tenham validade mínima de um ano. Atualmente, muitas das companhias de telefonia estabelecem prazos de validade na ordem de meses ou mesmo dias.

A intenção da Anatel é resolver um dos maiores motivos de reclamações, conforme mostra relatório redigido por Emmanoel Campelo, vice-presidente do órgão. O conselheiro afirma que muitas das operadoras oferecem planos sem que haja uma distinção clara para o consumidor de cada uma das ofertas e dos bônus inclusos.


Prosseguindo com seu ponto, Campelo aponta que essa ampla gama de serviços com pouca distinção acaba confundindo o contratante, que por sua vez registra reclamações como a de cobrança em desacordo com o contratado. O vice-presidente da Anatel também reforça que o novo modelo, com prazo mínimo de um ano, não limitará a "criatividade" do mercado, havendo liberdade para que as operadoras desenvolvam quantas ofertas desejarem.

Apesar da aprovação, o texto do novo RGC segue agora para consulta pública por 90 dias, período em que especialistas e empresas irão sugerir adições, melhorias ou mudanças nos termos do regulamento.


0

Comentários

Anatel aprova texto que exige duração de um ano para promoções de planos de operadoras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista