LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel convoca Vivo a dar explicações sobre uso indevido de dados dos clientes

06 de abril de 2018 2

Durante a reabertura do Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações (C-INI) nesta quinta-feira, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, se pronunciou sobre o caso de utilização indevida de dados dos usuários por parte da Vivo. Segundo ele, a agência convocou a operadora a dar explicações.

A polêmica envolve o aplicativo Vivo Ads, uma plataforma de marketing mobile, na qual os anunciantes acessam dados de clientes, como perfil, localização, lugares frequentados e comportamento de navegação. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios abriu uma investigação nesta semana para descobrir como a operadora utiliza as informações dos mais de 73 milhões de assinantes para fins publicitários.

Ao MP, a empresa do grupo Telefônica declarou que não disponibiliza os dados dos clientes e só comercializa as informações agregadas mediante autorização previa. Agora, maiores explicações terão de ser dadas à Agência Nacional de Telecomunicações.

Vale lembrar que, em uma pesquisa revelada também durante a semana, a Vivo foi considerada a operadora mais transparente em relação ao uso de dados dos usuários. É importante ressaltar que o levantamento incluiu também relatórios detalhados por parte da matriz espanhola da Telefônica. Caso apenas as informações nacionais fossem apuradas, não é possível saber se o resultado seria o mesmo.

Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações

Desativado há alguns anos, o Comitê agora reabilitado por Quadros terá a presidência de Emmanoel Pereira, conselheiro do órgão federal. O objetivo da reabertura seria preparar a agência para a política pública definida na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, publicada no decreto 9.319 de março deste ano.

Qual é a sua opinião sobre a investigação feita contra a Vivo? Você acredita na operadora ou acha que ela realmente utiliza dados dos clientes de forma indevida? Participe conosco!


2

Comentários

Anatel convoca Vivo a dar explicações sobre uso indevido de dados dos clientes
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular