LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Protegendo o Android contra vírus e roubo

2Comentários

TrustGo Antivirus & Mobile Security

O TrustGo é um aplicativo que oferece algumas funções básicas de segurança totalmente de graça, sem a necessidade de renovação de assinatura ou de aquisição de recursos Premium. A suíte de segurança funciona em conjunto com uma interface web na qual você controla algumas ações, como a localização do dispositivo perdido e a recuperação de backups.

Com poucos menus e uma interface agradável, o TrustGo é muito fácil de usar. A gratuidade, porém, tem um preço: algumas funcionalidades não são tão completas quanto as de apps pagos. A seguir, você confere o que vale a pena no aplicativo.

Interface intuitiva

Começar a usar o TrustGo é muito fácil. Você só precisa aceitar os temos de uso, que podem ser lidos diretamente no app e completamente em português, e depois tocar no botão “começar”.

1 - Primeira tela do TrustGo 2 - Termos de uso do app, totalmente em português

Depois, o aplicativo dá a você a opção de criar uma conta, que não é exigida para o uso do aplicativo, mas será necessária apenas em funções específicas, como o backup de dados e a localização do telefone. O processo é bem rápido e exige apenas que você digite um endereço de e-mail válido e uma senha. Depois, o TrustGo pede que você confirme o cadastro através de um link enviado para o seu e-mail, mas mesmo antes de realizar essa passo você pode usar o app normalmente.

1 - Caso já tenha uma conta do TrustGo, é só fazer o login 2 - Processo de criação de uma nova conta

A interface do TrustGo é bonita e intuitiva, mas um pouco exagerada nos detalhes desnecessários, como o plano de fundo que imita algo como tijolinhos azuis e os botões com um padrão de listras que se sobrepõem a esse background, deixando um certo excesso de informação.

O ponto positivo é que são poucos botões (apenas quatro principais), o que torna o TrustGo muito fácil de usar.Abaixo desses botões, você pode ligar ou desligar rapidamente a navegação segura e a proteção de dispositivo (traduzido erroneamente como “despositivo”). Logo acima, há uma outra aba, “gerenciador de apps”, que é um dos diferenciais do TrustGo.

1 - Tela inicial do TrustGo

Esse gerenciador exibe, inicialmente, alguns apps em destaque no Google Play, mas falha em oferecer categorias. Na verdade, o recurso parece não fazer muito sentido, exibindo alguns joguinhos casuais. Ao tocar em qualquer um deles, o aplicativo direciona você ao Google Play. Não há por que, portanto, procurar esses aplicativos dentro do TrustGo.

A parte interessante fica um pouco escondida, na parte inferior da tela, onde há um menu “meus apps”. Aí, você pode visualizar todos os aplicativos que estão instalados no smartphone e desinstalá-los. Nada que você não possa fazer normalmente pelo Android. Mas há um detalhe: o TrustGo permite a você relatar à empresa algum comportamento indesejado do app, ajudando a manter na rede informações sobre o maior número de apps possíveis. Ou seja, você pode relatar que determinado app envia SMS para números Premium e, portanto, causa um grande desfalque na conta do celular. Também é possível comentar sobre o alto consumo de bateria, por exemplo. Há várias possibilidades.

1 - Aplicativos em destaque, sem categorias 2 - Lista de todos os apps instalados no smartphone 3 - Opções para reportar algum problema de segurança ou privacidade

A área principal, de segurança, é a mais importante do TrustGo. Vamos detalhar cada recurso a seguir.

Verificador de segurança

Ao tocar nesse botão, o primeiro da tela principal, o TrustGo inicia a buscar por apps maliciosos logo de cara, sem rodeios. Na medida em que o aplicativo trabalha, ele exibe os apps já analisados, em ícones dispostos ao longo da tela. Diferente de outras soluções de segurança, o TrustGo é um tanto demorado na tarefa.

A vantagem é que, assim como o Lookout Security & Antivirus, o TrustGo faz verificação em segundo plano. Ou seja, enquanto o app procura por problemas, você pode realizar outras tarefas no seu telefone. O desempenho cai um pouco, mas nada que torne impossível o uso do smartphone. Faltou só mostrar o progresso da varredura na barra de notificações, já que o ícone do app está sempre por ali.

1 - Progresso da varredura por apps maliciosos 2 - Tela de resultados 3 - Detalhes da ameaça encontrada e ações possíveis

No término da busca, o TrustGo alerta para quantos riscos foram encontrados e, logo abaixo, lista os apps potencialmente perigosos, junto a um nível de risco, que varia entre baixo e alto. Ao tocar em qualquer um dos resultados, você pode visualizar mais detalhes do problema. A taxa de detecção é excelente, conforme testes do laboratório independente AV-Test: no relatório de janeiro de 2013, o aplicativo encontrou 100% das amostras de malware testadas sem falsos positivos.

Quando um app representa risco, você pode ignorá-lo ou deletá-lo. Aqui, faltou uma opção muito importante: a quarentena. Seria interessante manter o aplicativo em questão “encubado” e usar o smartphone por algum período de testes para verificar se a remoção do app não causaria nenhum problema.

Gerenciador de sistema

Esse recurso ajuda você a monitorar o desempenho do seu smartphone, tanto de memória quanto de bateria, e até controlar o consumo de dados.

Após configurar o limite de dados fixado pela sua operadora, o TrustGo exibe uma barra de porcentagem que mostra quanto você já gastou no mês. Quem tem franquias de dados diárias, porém, não verá muita utilidade no recurso. Poderia existir uma configuração para alterar entre limite diário, semanal ou mensal, por exemplo. O botão “uso de dados” leva a um gráfico de utilização, que mostra também a média diária de consumo, o que pode ajudar um bocado na economia.

1 - Área de gerenciamento de sistema 2 - Configurações de limite de dados 3 - Gráfico do consumo de dados

Na parte dedicada à bateria, o TrustGo faz uma média de quantas horas de autonomia o smartphone terá em atividades específicas, como navegação na web e reprodução de músicas. Ele também mostra qual a porcentagem de bateria consumida por cada aplicativo instalado no smartphone, o que pode ajudar você a detectar problemas de autonomia, caso sejam provocados por algum app em especial.

Por último o gerenciador de sistema mostra a porcentagem de memória disponível, em tempo real. Ao tocar no “x” no lado direito, o TrustGo desativa alguns apps que não estão em uso para liberar memória. O resultado pode ser muito positivo dependendo do aparelho. Nos nossos testes, a memória disponível chegou a saltar de apenas 48MB para mais de 150MB.

1 - Consumo de bateria de cada app instalado no aparelho

Guarda de privacidade

Nessa área, escrita de maneira errada como “privicidade”, você pode saber exatamente a quais dados cada aplicativo instalado no seu smartphone tem acesso. O TrustGo lista sete categorias, seguidas do número de apps que fazem uso dessas informações: rastrear localização, acessar contatos, acessar SMS/MMS, acessar identidade, acessar histórico de navegador, acessar calendário e gravar áudio/vídeo.

Ao selecionar qualquer uma delas, você consegue visualizar exatamente quais são os aplicativos que utilizam suas informações pessoais. A parte mais interessante surge ao tocar em qualquer aplicativo da lista. Aí, o TrustGo avisa se ele é ou não certificado e seguro para uso. Caso não seja, você pode desinstalar o app problemático diretamente através da interface do TrustGo.

1 - Lista de "infrações" possíveis e número de apps que praticam cada uma 2 - Lista de aplicativos que acessam os dados pessoais de determinada categoria 3 - Detalhes do aplicativo selecionado

Backup de dados

O backup é um bom recurso do TrustGo, mas deixa um pouco a desejar. Ele faz cópias de segurança apenas dos contatos, das mensagens SMS e do histórico de chamadas. Não é possível guardar fotos, nem aplicativos ou dados de aplicativos.

O processo é bem simples: é só tocar no botão “fazer backup de dados para trustgo.com”. Caso queira recuperar um backup, basta escolher a segunda opção, “restaurar a partir do trustgo.com”.

A interface web é um pouco confusa, e não apresenta um campo para você buscar um contato específico. Também não permite o download para o computador, apenas a restauração diretamente para o aparelho.

1 - Tela inicial do backup 2 - Alerta de início do processo de cópia 3 - Mensagem de conclusão do backup

Antifurto

Não há como configurar nenhum aspecto do antifurto na própria interface do TrustGo. Para usar essa funcionalidade, você será obrigado a fazer seu login no site da empresa, em um navegador web. Aí, você terá acesso a cinco funções: bloqueio e desbloqueio do dispositivo, ligar e desligar o alarme, e apagar todos os dados remotamente.

O alarme é bem interessante, pois serve para duas coisas. Primeiro, para você tentar encontrar o smartphone caso o tenha deixado perdido em algum canto da casa. Segundo, para irritar um possível ladrão. Isso porque, ao ativar a função, o smartphone emite um som REALMENTE alto e irritante sem parar e bloqueia completamente a tela. A única ação possível é digitar uma senha visível apenas pela interface web do TrustGo e, inclusive, definida completamente por ele, sem intervenção do dono do aparelho. Trata-se de uma combinação com mais de dez caracteres que alterna letras e números, bem como espaços, portanto, é super segura.

1 - Tela que aparece durante o alarme

Claro, o telefone precisa estar conectado à Internet para que isso funcione. O interessante é que não adianta desligá-lo. Ao religar o aparelho, o alarme começa a tocar de novo. Não há como um ladrão usar o smartphone nessas condições. A única solução possível é plugar fones de ouvido para evitar o barulho, mas o sistema continuará inutilizável.

Pela web, você também pode efetuar um bloqueio remoto um pouco mais amigável, sem o alarme e com uma mensagem com seu nome e número de telefone alternativos, para que quem encontrou o aparelho possa devolvê-lo. Um problema, no entanto: a barra de status continua acessível, o que permite visualizar um pouco sobre últimos e-mails e mensagens recebidas, por exemplo, o que é um grande problema de privacidade. Seria muito mais adequado que a tela de bloqueio escondesse completamente as notificações.

1 - Tela de bloqueio com dados para contato com o dono do aparelho

Configurações e widgets

O menu “opções” do Android, pressionado na tela inicial do TrustGo, apresenta algumas possibilidades, entre elas, a de compartilhar o app, dar um feedback aos desenvolvedores, alterar sua senha da interface web, atualizar o aplicativo e ler a área “sobre”. Esse menu também inclui o botão de configurações.

1 - Tela inicial das configurações 2 - Mais opções, ao rolar a tela 3 - Opções de frequência da varredura e do backup agendados

São várias as possibilidades. Primeiro, você pode desativar ou desativar a verificação de apps maliciosos em tempo real, configurar o TrustGo para verificar também o cartão de memória e agendar varreduras. A frequência pode ser semanal ou mensal, ou você ainda pode escolher um dia da semana específico para fazer a busca automática. Por fim, você pode definir o horário da verificação, de forma extremamente precisa: o app não exibe opções de horas exatas, mas sim mostra um “relógio” que você pode modificar ao seu gosto, modificando tanto a hora quanto os minutos.

A área “gerenciador de sistema” permite mudar o limite mensal de dados e o dia do mês em que a configuração deve ser redefinida e voltar para o zero. Assim, você pode adaptar o comportamento do TrustGo de acordo com seu plano com a sua operadora. Você também pode ativar um alerta que o aplicativo irá exibir sempre que você consumir 80% da sua franquia.

Na “navegação segura”, você pode ativar o bloqueio a sites que apresentem riscos, como golpes de roubo de informações pessoais, e visualizar o histórico de páginas bloqueadas.

1 - Configurações de horário para backup e varredura 2 - Histórico de páginas bloqueadas, se existirem 3 - Todos os widgets posicionados em uma tela do Android

As configurações ainda permitem programar backups automáticos, com as mesmas configurações de frequência e horário presentes nas opções de verificação por apps maliciosos. Você também pode ativar o TrustGo como administrador do sistema para evitar que ele seja desinstalado acidentalmente ou por terceiros, e configurar a mensagem que irá aparecer caso você efetue o bloqueio remoto pela web.

Por fim, você pode limpar todo o histórico de pesquisas feitas com o aparelho, o que é um bom recurso de privacidade, e ativar ou desativar as notificações sobre varreduras e o estado atual do dispositivo.

O TrustGo ainda traz três widgets bem interessantes, cada um com uma função diferente. O primeiro é o “buscador de apps”, muito legal para quem quer se certificar de que um aplicativo desejado é realmente seguro antes de baixá-lo. Você digita o nome do app em questão na caixinha de pesquisa e o TrustGo retorna uma janela que avisa se ele é ou não certificado e seguro e inclui o link para download na loja do Google.

1 - Tela que avisa se o app é ou não seguro antes de baixar

O segundo widget, “task killer”, coloca ao seu alcance rápido a mesma função presente no gerenciador de sistema: a de fechar aplicativos que não estão em uso e liberar memória. O último, o “verificador de segurança”, é um tanto inútil e com um visual que, inclusive, destoa dos outros dois. Ele só mostra o estado da proteção do dispositivo, com ícones não muito intuitivos, e não serve como atalho para qualquer função.

Considerações finais

Com foco na segurança dos aplicativos, o TrustGo é a ferramenta ideal se você quiser ter o máximo controle sobre a reputação dos apps que você baixa e instala. Ele avisa se determinado app é ou não certificado e seguro para uso, e ainda lista possíveis problemas de privacidade.

Como extras, o TrustGo ainda oferece uma ferramenta de backup gratuita, embora um pouco limitada. Os widgets trazem atalhos úteis e realmente fazem a diferença na experiência de uso. Além disso, o TrustGo ainda conta com funcionalidades antifurto, que podem ser utilizadas em conjunto com uma interface no navegador web, que permite o envio de comandos remotamente ao aparelho.

Prós e contras

Totalmente grátisFácil de usarAnalisa detalhadamente o comportamento dos appsAjuda a encontrar apps seguros para baixarBons widgets
Antifurto fracoErros de digitação na interfaceFaltam mais opções de backup

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

TrustGo Antivirus & Mobile Security

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas