O Dr. Web Antivirus Light é um aplicativo simples de proteção do dispositivo. Como o nome sugere, ele não inclui as funcionalidades mais avançadas que algumas soluções pagas possuem. No entanto, ele ganha pontos pela extrema simplicidade de uso, leveza e pelo visual que, além de muito bonito, é extremamente fácil até para quem não está familiarizado com apps de segurança.
A única barreira é o idioma: dos aplicativos de segurança testados, apenas o Dr. Web não tem tradução para o português. Além disso, não funciona como solução antifurto nem ajuda em casos de perda do aparelho. Ou seja, o Dr. Web Antivirus Light é um app para quem quer objetividade e poucos recursos adicionais, sem precisar pagar nada por isso.
Menus simples e intuitivos
Para começar a usar o Dr. Web Antivirus Light, primeiro é preciso aceitar os termos de uso. O aplicativo exibe as regras logo ao abri-lo pela primeira vez, mas o texto está todo em inglês. Depois disso, o app logo exibe sua tela principal, sem a necessidade de realizar nenhuma configuração prévia ou criar contas, o que torna o Dr. Web um aplicativo ideal para quem quer tudo à mão rapidamente.
Isso não significa, no entanto, que você não deve mexer em nada e confiar que seu smartphone está seguro. Logo na parte de cima, o Dr. Web exibe um alerta em amarelo avisando que é preciso ativar o monitoramento do aparelho. Isso pode ser feito facilmente ao tocar no primeiro botão.
O visual do Dr. Web é muito bonito, com uma escolha interessante de cores, que lembra o padrão adotado por empresas como a Kaspersky e a ESET. O fundo do app é todo em um tom de verde levemente azulado, muito semelhante à tonalidade do clássico desktop do Windows 95/98, uma cor agradável que também remete a médicos e hospitais. Sob medida para combinar com o nome da suíte de segurança.
A interface é simples, com apenas cinco botões principais e bem explicativos que, além de ícones sucintos e de fácil identificação para cada função, também trazem um título e uma linha em texto para explicar o que cada item faz. Extremamente intuitivo, com um único obstáculo: o app não tem tradução em português. Mesmo assim, não é nada difícil entender como usar cada botão. São eles: SpIDer Guard, scanner, update, statistics e quarantine. Todas elas dizem respeito à proteção antivírus, único objetivo do app
Antivírus com estatísticas e quarentena
Caso a função
SpIDer Guard esteja ativada, o Dr. Web vai monitorar constantemente o Android
em busca de ameaças. Essa proteção é indicada por um ícone de escudo verde
constante na barra de notificações. Ao deslizar a barra, o sistema exibe o nome
do aplicativo e o status da proteção. Ao tocar nessa parte, você é levado
diretamente à interface principal do Dr. Web.
Ativar o recurso
significa que o Dr. Web fará varreduras em segundo plano em busca de malware,
inclusive quando você baixa aplicativos. Assim que o download no Google Play é
concluído, o Dr. Web rastreia o app e avisa se ele é ou não seguro, algo que
você pode acompanhar também pela barra de status.
Você também pode solicitar que o aplicativo faça varreduras quando você quiser. É só selecionar a segunda opção no menu principal, “scanner”, com um ícone de lupa. Você tem três opções: “quick scan”, ou seja, uma busca rápida apenas pelos aplicativos instalados, “full scan”, uma varredura mais demorada que procura por ameaças em todos os arquivos, e “”custom scan”, que permite a você selecionar as áreas que deseja verificar.
Todas as opções funcionam em segundo plano, ou seja, você pode usar outros apps enquanto o Dr. Web se encarrega da busca. Ao deslizar a barra de notificações, inclusive, o app avisa o tipo de varredura que está em execução, mas, infelizmente, não mostra o progresso.
No final da varredura, o app mostra o tempo que o processo levou e quantas ameaças foram encontradas, se for o caso. Nos nossos testes, o escaneamento rápido levou menos de cinco minutos, mas isso depende do número de apps instalados no aparelho. O escaneamento completo leva pouco mais do dobro de tempo.
Caso o aplicativo encontre alguma ameaça, ele dá a você a opção de colocar o arquivo ou aplicativo perigoso na quarentena. Trata-se de um recurso muito útil e que deveria ser imprescindível em qualquer suíte de segurança. A quarentena armazena o arquivo problemático em um ambiente seguro para que você consiga usar o telefone e verificar se o arquivo ou app “encubado” prejudica o desempenho ou as funcionalidades vitais do sistema. Caso perceba que está tudo OK, você pode retornar à quarentena e excluir a ameaça de vez, sem medo de ficar com o aparelho prejudicado por conta disso.
A quarentena fica acessível a partir do menu principal do Dr. Web, e permite a você não só deletar ou restaurar os arquivos, como ler algumas informações mais detalhadas sobre a ameaça encontrada. É importante destacar a presença da quarentena porque qualquer antivírus está sujeito a falsos-positivos, portanto, quando um aplicativo de segurança é configurado para remover ameaças automaticamente, pode acabar excluindo um arquivo legítimo.
Atualizações, configurações e widgets
Para qualquer antivírus, é de extrema importância manter não só o próprio software como o seu banco de dados atualizados. Isso é fácil de fazer: é só tocar no terceiro item da interface principal enquanto estiver com o smartphone conectado à Internet. Se tudo estiver OK, o aplicativo vai exibir a mensagem “all files are up to date”, ou seja, “todos os arquivos estão atualizados”.
Nessa tela, se você tocar no botão de “opções” do próprio Android, você verá um menu com duas alternativas: ler o “sobre” do Dr. Web e acessar as configurações.
Configurar o Dr. Web é simples, já que essa área tem apenas caixas de seleção. Porém, devido à barreira do idioma e de algumas opções avançadas, o recomendado é que apenas usuários um pouco mais experientes alterem as configurações padrão.
A primeira opção é a de permitir ou não que o Dr. Web procure por arquivos “autorun” do Windows dentro do cartão SD. Esse tipo de arquivo é utilizado comumente para espalhar malware automaticamente ao plugar um dispositivo de armazenamento USB no PC, portanto, é interessante deixar que o Dr. Web procure por infecções nesse tipo de arquivo.
Depois, você pode decidir se quer que o Dr. Web emita sons e se quer deixar visível sempre o ícone de notificações com a atividade do monitoramento. Mais embaixo, você pode modificar o comportamento do SpIDer Guard: ele pode checar arquivos dentro de pastas e executar verificações completas cada vez que o smartphone “montar” o cartão SD. Depois, você escolhe se quer que o verificador sob demanda busque por ameaças também em arquivos dentro de pastas.
Por último, estão as configurações de atualização, as duas desmarcadas por padrão: impedir o uso da conexão móvel para realizar as atualizações e executar updates automáticos uma vez por dia. Caso a primeira opção seja ativada, você só conseguirá efetuar atualizações via Wi-Fi. O último item faz com que todas as configurações sejam resetadas para o padrão.
O Dr. Web ainda oferece duas opções de widgets: um pequeno (1x1) e outro médio (4x1). O primeiro exibe na tela do Android apenas um ícone com o escudo verde característico do app. Ao tocar nele, você desativa o sistema de monitoramento antivírus, o que muda a cor do widget para amarelo. O segundo faz a mesma coisa, mas adiciona duas funcionalidades: um botão para efetuar a atualização do banco de dados e um botão de lupa, que funciona como um atalho para a área de varredura sob demanda.
Considerações finais
Com Quarentena, widgets bonitos e úteis e uma grande profundidade na varredura por malware, evitando até mesmo que o Android seja vetor para vírus de PC, o Dr. Web é uma excelente ferramenta de segurança gratuita. Peca pela falta de tradução na interface e pela falta de recursos extras - ele é, simples e apenas, um antivírus.
Para quem quer apenas proteção contra apps maliciosos e contra arquivos que possam representar perigo aos PCs, o Dr. Web é uma boa escolha. No entanto, há outros aplicativos, também gratuitos, que acrescentam funcionalidades, como antifurto e bloqueio de chamadas.
Prós e contras
Muito leve e fácil de usar
Três opções de varredura sob demanda
Widgets úteis
Evita que o Android transmita malware para PCs
100% grátis
Sem tradução para o português
Nenhuma funcionalidade adicional
Comentários