LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores aplicativos de trocas de mensagens

0Comentários

Voxer Walkie – Talkie PTT

Com mais de 100 mil downloads na Play store e uma ótima avaliação média de 4,4, o aplicativo tem apenas 5,8M de tamanho, está disponível também para IOS, foi recentemente atualizado e traz muitos diferenciais para o consumidor, além de ter uma interface simples, possibilita unificar todas as mídias em um mesmo local, ou seja, conversas de texto, voz e outras mídias englobadas em um único campo do APK, isso traz agilidade e fluidez na troca de mensagens, mas será que apenas isso é o suficiente para conquistar usuários?! Confira abaixo mais características.

Acesso

É possível acessar o aplicativo de duas formas, através do Facebook ou cadastrando uma conta no próprio Voxer, feito isso surge a interface do aplicativo (figura 3) simples, pequena, bem intuitiva e, talvez por ter unificado tudo no mesmo lugar, a aparência do APK ficou bem compacta, basicamente são três colunas com os seguintes conteúdos: chat, amigos, “eu”(perfil), uma pequena parte de configurações representadas pelos três potinhos localizados na parte superior direita do APK e um pequeno menu dentro de chat.

Logo de cara identificamos uma das reclamações mais corriqueiras dos usuários, os “contatos fantasmas”, todas essas pessoas relacionadas na figura 3 não estão em nossa lista telefônica e nem são amigas no Facebook, na verdade nós nunca vimos essas pessoas, o que acontece é que o aplicativo adiciona “amigos” à sua lista de contatos sem a sua permissão, é possível apagá-los, mas de qualquer forma é uma coisa constrangedora, um desses contatos tem o nome de “Walkie” e trata-se de um robô que é similar ao utilizado no Nimbuzz, ele serve para você testar o aplicativo e possibilita a troca de mensagens de textos, voz e foto, inclusive, no momento do print ele havia acabado de partilhar uma imagem, bem interessante!

1 – Criando cadastro 2 – Login pelo cadastro ou Facebook 3 – Contatos

Adicionando contatos

Geralmente não abordamos essa questão, pois na maioria das vezes a forma de inserir um contato é simples, basta selecioná-lo e enviar a solicitação, porém o Voxer deu uma trabalheira enorme para realizar esse procedimento. Ao selecionar um contato é enviado um SMS para a pessoa com os dizeres contidos na figura 1, pois bem, a pessoa clicava no referido link contido na mensagem e era direcionado até a página do aplicativo na Play store (figura 2), só aí já estranhamos, foi feito acesso ao aplicativo e nada do contato na lista de amigos e após muitas tentativas sem sucesso, tendo inclusive que reinstalar o APK, o contato, no dia seguinte, apareceu na lista de amigos, mas sem muita explicação, pois já havíamos desistido; uma falha muito incomum e que tira um pouco de pontos do APK.
1 – Convidando amigo 2 – Resultado do link 3 – Contato adicionado

Configurações

Nada de especial nesta parte, apenas alterar áudio e themes, ativar notificações, adicionar amigos, sair e etc.; dos messengers analisados este é o mais simples em todos os aspectos, pois geralmente as configurações de outros aplicativos são rceheadas de funções e mudanças, mas este não, o Vortex preza muito pela naturalidade.
1 – Configurações gerais 2 – Configurações de conta 3 – Menu do Chat

Chat

A área mais importante em qualquer messenger é o bate-papo, no caso do Voxer foi uma surpresa muito agradável, pois os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho ao unificar - sem bagunçar – todas as mídias de trocas de mensagens (foto, texto e voz), infelizmente não é possível enviar vídeos, mas com relação a funcionalidade e aparência ficou muito bom. O bate-papo funciona da seguinte maneira, no rodapé é possível notar três ícones, câmera, que serve para fazer o upload de fotos pela galeria; walkie-talkie para mensagem de voz, para fazer o envio basta manter pressionado o ícone e começar a falar, depois é só soltar para enviar, por fim o ícone da caneta que serve para mensagens de textos, a figura 3 representa o uso das três mídias, ou seja, voz, texto e imagem.

Durante o teste não houve atraso e nem travamento do APK, porém como deslizes notamos, além da falta da função “envio de vídeos”, o fato de você não ouvir a mensagem de voz antes de mandá-la, o que é algo ruim, por que não te dá uma segunda chance, ou seja, se falou algo que não queria ou o som ficou ruim, não tem volta.

1 – Instruções de envio 2 – Enviando voz 3 – Três mídias

Pontos fracos

Apesar de não ser uma coisa muito gritante ou prejudicial, os erros devem ser levados em consideração e destacados, são eles: a dificuldade em adicionar contatos, que foi uma coisa bem estranha e realmente um grande deslize, outra questão inusitada é a inserção de contatos que o usuário nunca viu na vida, essa função é extremante desnecessário e sem nenhuma funcionalidade; a fraca opção de personalização também contam contra o aplicativo, mesmo com sua proposta de ser um messenger simples e pequeno poderia haver mais configurações, contam como contra também a falta de emotions, da opção “envio de vídeos” e o envio automático da mensagem de voz.
1 – Dificuldade de adição de contato 2 – Amigos fantasmas 3 – Fraca personalização

Pontos favoráveis

A unificação das mídias em só local é o grande destaque do aplicativo, pois agilizou muito sua utilização e a troca de mensagens, além disso, contam a favor: sua leveza e simplicidade, o fato de ser gratuito, em português, livre de anúncios, com um login rápido e a boa qualidade do áudio nas mensagens por voz.

Conclusão

Em suma, o aplicativo cumpre muito bem o seu papel, pois com ele o usuário consegue facilmente comunicar-se com os amigos e o melhor, de forma gratuita. Com inovações muito interessantes e erros pouco prejudiciais o Voxer é uma ótima alternativa para quem busca um messenger sem muitos enigmas, já para os que desejarem algo com mais recursos e diferenciais, talvez o aplicativo decepcione.

Prós e contras

Ocupa pouca memória;Unificação dos serviços em um só local;Interface simples;Português;Gratuito; eLivre de anúncios.
Ausência de resposta rápida;Sem emoticon;Dificuldade para acessar contato;Sem mensagens de vídeos; eEnvio automático de mensagem de voz.

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Voxer Walkie – Talkie PTT

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo