LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Moto X4 | Vídeo do TudoCelular

21 de outubro de 2017 40

O Moto X4 finalmente chegou ao Brasil, marcando o retorno de uma das linhas mais populares da Motorola nos últimos anos ao nosso país. Ainda que tenha passado por algumas mudanças, como o "rebaixamento" para o nicho intermediário premium ao invés de ser um topo de linha como seus antecessores, o novo dispositivo apresenta diferenciais bacanas frente aos concorrentes, como módulo duplo de câmeras, certificação IP68 e inteligência artificial avançada.

Após irmos ao evento de lançamento para fazer um rápido hands-on e um comparativo prévio de câmeras entre o Moto X4 e alguns de seus rivais, recebemos o aparelho da Motorola, então chegou a hora de abrir a caixa para descobrir o que vem dentro e poder manusear ele com mais calma, já que ambiente de evento nunca é o mais propício para um contato mais detalhado.

Embalagem e acessórios

Começando pela embalagem, temos uma nova tonalidade ganhando vez na paleta de cores da Motorola, sendo usado agora um tom mais claro de azul após um azul mais escuro na família Moto C, laranja na Moto E4, verde na linha Moto G5 e vermelho na linha Moto Z2. O padrão visual, porém, continua o mesmo, com o nome do Moto X4 na parte frontal junto ao logo da Motorola e o desenho de um peixe beta.

A caixa é construída em material resistente e possui divisórias internas para organizar os acessórios, ficando todos dispostos abaixo do dispositivo. Dentre os itens inclusos na caixa, além do próprio Moto X4 que no nosso caso veio na cor preta (mas pode ser encontrado também em topázio), temos: carregador de tomada Turbo Power com corrente de saída variável (5V-3A, 9V-1,6A, 12V-1,2A), cabo USB-C para transferir dados e carregador o dispositivo e fones de ouvido, junto de borrachinhas sobressalentes.

Temos ainda a chave para abrir a gaveta híbrida onde você pode colocar dois chips nano-SIM ou um chip e um cartão microSD de até 2 TB, e os tradicionais manuais e termos de garantia, ficando estes itens dentro de um pequeno envelope.

Design e tela

Passando para o Moto X4, temos um acabamento bem diferente do que vimos em todos os demais modelos lançados após a aquisição da Motorola por parte da Lenovo, sendo certamente o design um dos pontos que mais se destacam no dispositivo, ao menos em um primeiro contato.

Seu corpo é construído em peça única de metal, contando com acabamento 2,5D no vidro do painel frontal e 3D no vidro do painel traseiro, sendo suas laterais tingidas na mesma tonalidade do restante da estrutura, o que cria um conjunto extremamente homogêneo e requintado. Vale destaque ainda para o aro da câmera e para os efeitos de ondas ao colocar o Moto X4 contra a luz, que ajudam a dar o toque final em seu visual.

Na lateral direita do Moto X4 ficam seus botões de volume e energia, com este último sendo texturizado para ajudar no reconhecimento por tato, enquanto a lateral esquerda é completamente vazia. Na parte de baixo ficam a porta P2 para fones de ouvido e a entrada USB-C para transferência de dados e recarga do aparelho, ficando na lateral superior um microfone para cancelamento de ruído e a gaveta híbrida dos chips SIM.

Na parte de trás temos de maneira centralizada as duas câmeras e seus LEDs em tons distintos para flash, com o logo da Motorola logo abaixo e mais para baixo ainda um terceiro microfone para ajudar na gravação de vídeos. Já no painel frontal temos acima da tela a câmera de selfies, seu flash LED, o alto-falante para chamadas e multimídia e o nome MOTO, enquanto abaixo do display ficam o sensor multifunção de impressões digitais e o microfone principal para chamadas.

Em termos de dimensões, o Moto X4 conta com 148.35 mm de altura por 73.5 mm de largura e 7.99 mm de espessura, em um corpo com peso de 163 gramas. Ele não é o mais compacto e nem o mais leve da categoria, sendo maior, mais espesso e mais pesado que modelos como Galaxy A5 2017 e Zenfone 3, porém é preciso lembrar que ele possui módulo duplo de câmeras e certificação IP68 contra danos por água e poeira, ambas funcionalidades que demandam uma certa engenharia.

Por fim, falando um pouco sobre a tela, temos um painel IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), o que confere ao Moto X4 a densidade aproximada de 424 ppi. Ainda não há como sabermos como o dispositivo irá se sair em termos de reprodução de cores, saturação ou brilho, porém a tendência é que tenhamos uma tela ligeiramente mais "lavada" do que na linha Moto Z2, que possui painel Super AMOLED.

Hardware e software

O Moto X4 conta com especificações técnicas satisfatórias para um intermediário premium lançado no segundo semestre de 2017, ficando como único "porém" aqui a presença de 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para o armazenamento interno, algo que acarretou em muitas críticas para a companhia já que no mercado internacional temos uma variante bem mais completa. Ainda assim, resta aguardarmos pelos testes de desempenho para ver como ele irá se sair.

Em resumo, suas especificações incluem:

  • Tela IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels)
  • Chipset Snapdragon 630 com CPU octa-core de 2,2 GHz e GPU Adreno 508
  • 3 GB de RAM
  • 32 GB de espaço para o armazenamento, expansível via cartão microSD de até 2 TB
  • Câmera principal dupla de 12 MP (abertura de f/2.0) + 8 MP (abertura de f/2.2), sendo a segunda com lentes de 120°
  • Câmera frontal de 16 MP (abertura de f/2.0) com flash LED
  • Botão home com leitor de impressões digitais e suporte a gestos
  • Certificação IP68 contra danos por água e poeira
  • Dimensões de 148.35 x 73.5 x 7.99 mm e peso de 163 gramas
  • Bateria de 3.000 mAh, com suporte a carregamento rápido
  • Android 7.1 Nougat sob a interface da Motorola como sistema operacional

Na parte do software, temos como diferenciais as soluções incluídas no app Moto, sendo a principal novidade em relação a modelos anteriores da marca o novo Moto Key, onde você pode realizar login em sites ou até mesmo desbloquear seu computador usando o leitor de impressões digitais do Moto X4. Temos ainda um novo gesto no Moto Ações, onde basta posicionar três dedos sobre a tela para capturá-la.

Câmera

Por fim, nas câmeras, temos na parte traseira um sensor principal de 12 megapixels com abertura f/2.0 e outro de 8 megapixels com abertura f/2.2 e lentes grande-angulares de 120°, permitindo que você tire fotos com um campo de visão muito maior. O sensor frontal possui 16 megapixels, abertura f/2.0 e flash LED para iluminar suas selfies noturnas.

Na parte do software, a Motorola incluiu algumas novidades bacanas para o Moto X4, como máscaras similares ao que temos no Stories do Instagram e um novo modo de coloração seletiva, onde basta tocar na cor que deseja manter para que todo o resto fique em preto e branco, sendo possível ajustar o nível de "tolerância" para nuances da mesma cor. Os modos profissional, profundidade, panorama e câmera lenta também estão presentes.

Além dos novos modos, temos a presença de um sistema de inteligência artificial para reconhecimento de objetos, locais e códigos de barra ou códigos QR, bastando apontar para o assunto desejado e tocar no botão para que o escaneamento seja feito. Com isso é possível obter informações sobre locais históricos, preços de produtos e até informação nutricional de alimentos, tudo direto da câmera do Moto X4.

Por fim, para a câmera frontal temos um novo modo otimizado para ambientes noturnos, onde são tiradas fotos de 4 megapixels com pixels muito maiores para que mais informação seja registrada, o que pode te ajudar caso você não queira usar o flash LED.

Dúvidas e sugestões

E aí, ansioso pelos testes com o Moto X4? O que achou do novo intermediário da Motorola? Deixa seu comentário aí embaixo e aproveite para dizer se tem algum ponto específico do dispositivo que gostaria de ver em nosso review. Muito em breve os testes específicos de bateria, desempenho, câmera e tela com o aparelho começaram a aparecer, então fique ligado em nosso canal no YouTube para não perder nada!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Motorola Moto X4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

40

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Moto X4 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas