LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: XA1 Plus, J7 Pro, ZenFone 4, G5S Plus | Comparativo de câmeras TudoCelular

22 de dezembro de 2017 11

Já faz uma semana que publicamos o nosso teste cego de fotos com o Sony Xperia XA1 Plus, Samsung Galaxy J7 Pro, Asus ZenFone 4 e Motorola Moto G5S Plus. Ou seja, está na hora de divulgarmos os resultados. Primeiro, vamos às explicações.

Para tentar obter o resultado mais imparcial possível, removemos os dados EXIF de cada arquivo, buscando evitar favorecimento por parte dos leitores ou da equipe do TudoCelular – participantes da votação cega. Todas as capturas foram realizadas com os apps de câmera no modo automático, com as configurações no padrão de fábrica.

O modo HDR só foi utilizado na primeira imagem, e depois desativado em todos os dispositivos. Fiz essa opção para tentar igualar o Xa1 Plus que não possui esse recurso, além do J7 Pro, que só tira fotos com essa função no modo próprio para isso.

Características das câmeras
Xperia XA1 Plus Galaxy J7 Pro ZenFone 4 Moto G5S Plus
Resolução máxima 23 MP 13 MP 12 MP 13 MP
Abertura f/2.0 f/1.7 f/1.8 f/2.0
Distância focal 4 mm 4 mm 4mm 4 mm
Câmera frontal 8 MP
f/2.0
13 MP
f/1.9
8 MP
f/2.0
8 MP
f/2.0

Dito isso e relembradas as características de cada câmera, vamos aos resultados:

76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.2 x 155.4 x 7.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75 x 155 x 8.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, e a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Agora que as explicações básicas foram dadas, confira os resultados!

Foto 1

Em nosso primeiro cenário, o grande vencedor é o ZenFone 4, com pontuação pouco acima do Moto G5S Plus, o segundo, e do terceiro, o J7 Pro. Nessa imagem, um cenário ideal para praticamente qualquer câmera do mercado, com muito sol. A riqueza de detalhes é o que faz a diferença aqui.

Essa é a única foto tirada com HDR em nosso comparativo, o que deixou o XA1 Plus em desvantagem, visto que ele não possui esse recurso. Mesmo assim, não ficou lá tão atrás dos concorrentes, hein?

Foto 2

Aqui começa a festa do balanço de branco totalmente distinto nos quatro sensores. Acho que o Xa1 Plus chegou mais perto das cores reais. Mas, como não é isso que estamos avaliando, a riqueza de detalhes e nitidez do ZenFone 4 agradaram mais, com 31% das escolhas, contra 29% do G5S Plus. XA1 Plus e J7 Pro ficaram na lanterna, com 21% e 19%, respectivamente.

Foto 3

Riqueza de detalhes e contraste luz/sombra. Porém, em uma imagem contra a luz. Trabalhar contra a luz é difícil para qualquer sensor fotográfico, por isso não vamos exigir demais dessas fotos.

O XA1 Plus agradou a maior parte dos votantes, abocanhando 28% dos votos. Mas foi uma votação bem equilibrada, inclusive com empate na segunda colocação. E o J7 Pro, que ficou em último, conseguiu 22% dos votos, ficando pouco atrás do vencedor.

Foto 4

Essa foto ficou bem legal pela composição. Há um objeto de interesse claro no centro da imagem, e detalhes nas outras áreas que merecem atenção. O ZenFone 4 conseguiu desfocar o que não era o objeto de interesse, enquanto o G5S Plus, por exemplo, tratou o arbusto à esquerda com ruídos.

Por isso o dispositivo da Asus conseguiu a maior parte dos votos. Enquanto isso, as cores frias do J7 Pro não conseguiram atrair muitos olhares, e o smartphone ficou com apenas 13% dos pontos.

Foto 5

Mais um exemplar de como cada dispositivo desse comparativo lê as cores de um cenário completamente de maneira totalmente diferente. Não sei qual chegou mais perto da cor real da flor (na hora, não adianta olhar para a tela do smartphone, com calibragem de cor própria e diferente, também, do monitor, que é mais próximo do real).

Enfim, o ZenFone 4 conseguiu agradar mais, com 30% dos votos, enquanto o Moto G5S Plus conseguiu ficar com o segundo lugar, abocanhando 28%. O que menos agradou foi o XA1 Plus, com apenas 19%, pouco menos que o J7 Pro (23%).

Foto 6

Mais um macro, e dessa vez o J7 Pro conseguiu o topo do pódio, com 32% dos pontos. G5S Plus, ZenFone 4 e XA1 Plus completam, nessa ordem, a preferência do nosso júri.

Foto 7

De novo uma foto contra a luz. A ideia era usar o HDR mais uma vez, mas me esqueci de ativar nas duas primeiras fotos e, com o sol na minha cara, achei melhor não recomeçar tudo (também tava bem quente).

Enfim, o ZenFone 4 conseguiu ficar com a maior parte dos votos de novo, seguido, dessa vez, pelo XA1 Plus. Resultado que possivelmente seria bem diferente se eu tivesse lembrado do HDR.

Foto 8

Nessa foto com zoom, o J7 Pro conseguiu repetir a vitória de alguns cenários atrás, conquistando 31% das preferências. O XA1 Plus se manteve na segunda colocação, com 27% dos votos. Dessa vez, o ZenFone 4 não agradou, ficando em último.

Foto 9

A foto noturna que ficou péssima nos quatro sensores. É difícil escolher o melhor aqui (ou o menos pior). Todos têm muitos ruídos. E quando um acerta em algum detalhe, erra grosseiramente em outros, dificultando ainda mais o processo de seleção.

Enfim, na opinião do nosso júri, tivemos o XA1 Plus em primeiro (33%), ZenFone 4 em segundo (29%) e G5S Plus em último, com o J7 Pro na terceira posição.

Foto 10

Uma imagem tirada em ambiente interno com ótima iluminação. Não é a toa que as quatro imagens ficaram interessantes, cada uma a sua maneira.

Mas é necessário escolher uma, e nossos eleitores selecionaram o XA1 Plus como vencedor, com 32% dos votos. O G5S Plus ficou em segundo, bem próximo, com 29%. O último foi o ZenFone 4, com apenas 13% de escolhas.

Foto 11

Praticamente o mesmo lugar, mas agora sem a luz do sol entrando pela janela. Diferença absurda de iluminação. Veja como ficaram marcadas as sombras abaixo de cada elemento da paisagem.

Esse quase macro teve o ZenFone 4 como escolhido melhor pela maioria, com 34% das escolhas. J7 Pro e Moto G5S Plus ficaram quase empatados na segunda colocação, com 26% e 25%, respectivamente.

Foto 12

Essa foto com flash acabou tendo a versão sem flash descartada nos últimos momentos. Não parece, mas são poucos cenários que temos que escolher, e não é raro eu me desfazer de fotos que gostei bastante.

Enfim, falando na imagem que chegou ao conhecimento de todos, a versão do Moto G5S Plus, que quase nem parece ter flash, agradou a maior parte dos votantes. O J7 Pro ficou em segundo, e teria se saído melhor se não estourasse algumas áreas da imagem. O ZenFone 4, a foto mais escura, ficou com a última posição.

Foto 13

Começamos as selfies, o que significa que estamos na reta final. Nesse autorretrato contra a luz, acho que podemos dizer que o Moto G5S Plus foi o menos pior, conseguindo 28% das escolhas. Ou terá sido o XA1 Plus, com 28%? Ah sim, claro. Foi um empate na primeira colocação.

Em segundo, temos o ZenFone 4 e, em último, a tremida imagem oferecida pelo J7 Pro.

Foto 14

Agora sim, uma selfie bem legal. O povo escolheu o Moto G5S Plus como vencedor, com incríveis 35% dos votos. O J7 Pro ficou em segundo. Na terceira colocação, a que eu pessoalmente gostei mais, pela riqueza de detalhes, nitidez e equilíbrio na exposição: o ZenFone 4. O XA1 Plus não conseguiu agradar, mesmo com uma foto um pouco menos tremida que o Galaxy.

Foto 15

E, para encerrar, uma selfie que não ficou legal em nenhum dos quatro casos. E olha que nem estava à noite, ainda. O céu estava bem claro na hora da foto.

Dessa vez o XA1 Plus conseguiu ficar com a primeira colocação, com incríveis 38% dos votos, acho que a maior margem desse comparativo. Os outros três ficaram quase empatados nas outras posições, com o J7 Pro tremido em segundo, o ZenFone 4 granulado em terceiro, e o Moto G5S Plus granulado e escuro, em quarto.

Potência do flash

Medimos, também, a potência do flash desses dispositivos, com a ajuda de um luxímetro. A potência do flash é um indicativo de quanto esse recurso pode ajudar em uma imagem com pouca luz. Veja os resultados:

  • Moto G5S Plus: 1462 (x100 lux)
  • Galaxy J7 Pro: 1092 (x100 lux)
  • ZenFone 4: 1155 (x100 lux)
  • Xperia XA1 Plus: 1016 (x100 lux)

Sendo assim, temos aqui o ZenFone 4 com o flash mais potente, seguido pelo J7 Pro, depois o Moto G5S Plus e, em último, o XA1 Plus.

Resultado final

Somando a pontuação em todos os cenários, já temos um vencedor. Mas o comparativo foi bastante equilibrado, e o primeiro colocado ficou com apenas 2 pontos a mais que o segundo. Por sua vez, o vice-líder distancia-se quase 30 pontos do terceiro colocado. Veja o ranking final:

  • Moto G5S Plus: 392 pontos
  • ZenFone 4: 390 pontos
  • Xperia XA1 Plus: 361 pontos
  • Galaxy J7 Pro: 357 pontos
Conclusão

Fotos

Em fotos, pela votação de nossos leitores e redatores, o Moto G5S Plus ficou à frente dos três outros smartphones desse comparativo. Se você correu até aqui só para saber o resultado da votação às cegas, recomendo agora retornar ao início da matéria e dar play no vídeo, que tem algumas amostras de vídeo em Full HD gravados por esses dispositivos e uma breve análise da qualidade dessas câmeras.

Já adianto aqui que a minha opinião não bate com o resultado da votação. Não achei a câmera do G5S Plus a melhor entre as quatro, inclusive achei ela a mais fraquinha, pois há muitos ruídos mesmo em cenários com bastante luz. Em riqueza de detalhes, os outros três smartphones ficam à frente. Enfim, assista o vídeo para ver o meu veredicto.

Vídeos

Uma câmera de smartphone não serve apenas para tirar fotos. Como já falei, temos alguns exemplos de vídeos na publicação que abre essa matéria. Para quem não assistiu, dê o play e volte aqui em seguida.

Todos os vídeos foram captados em Full HD, já que apenas a câmera principal do ZenFone 4 e as câmeras traseiras do Moto G5S Plus fazem gravação em 4K. Mas essa resolução está de ótimo tamanho para o uso em redes sociais.

Com relação às cores, os quatro são razoáveis. O J7 Pro puxa para as cores frias também em vídeo, mas apenas com a traseira - curiosamente, na câmera frontal, achei a temperatura de cores condizendo com o dia ensolarado de quando filmei.

A estabilização é melhor no ZenFone 4, mas não é ruim nos outros três. Achei o J7 Pro um pouco mais fraco, e é o mais fácil dos quatro de gravar um vídeo tremido. Com relação à captação de áudio, XA1 Plus e Moto G5S Plus gravam um pouco abafados, enquanto J7 Pro e ZenFone 4 captam som bastante limpo, melhor até do que alguns smartphones mais caros.

Ranking geral (fotos e vídeos)

  1. ZenFone 4
  2. Galaxy J7 Pro
  3. Moto G5S Plus
  4. Xperia XA1 Plus

O ZenFone 4 é o smartphone do grupo mais estável em qualidade de fotos e vídeos, enquanto o J7 Pro peca em estabilização, o que também prejudica as fotos (é fácil sair tremida). Em riqueza de detalhes e nitidez, no entanto, ele fica bem à frente do Moto G5S Plus, que ainda tem captação de áudio bem ruim. Por fim, o XA1 Plus é o mais fraquinho dos quatro no quesito câmera.

E se inscreva no canal do TudoCelular no YouTube caso ainda não tenha feito isso, para acompanhar nossos vídeos em primeira mão. E, para saber sempre que a gente publicar algo novo, ative o sino de notificações.

E aí, o que você achou do resultado de nosso comparativo? Deixe suas impressões aí nos comentários.

(atualizado em 20 de janeiro de 2019, às 02:44)

11

Comentários

Resultados: XA1 Plus, J7 Pro, ZenFone 4, G5S Plus | Comparativo de câmeras TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho